Editorial da Semana | 25 de junho de 2020
Estreias e Dicas desta quinta-feira
Por Redação
Nós estamos contando e contando os dias. E torcendo que todos nossos próximos fiquem em casa para que acelere nossa possibilidade de sair às ruas. O Vertentes do Cinema a toda semana busca condensar dicas e novidades em uma curadoria diversa e ampla. Tudo com o intuito de amenizar o tédio e a ansiedade.
EM CASA
INDIANARA (2019, Brasil, 84 minutos, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, CRÍTICA AQUI). Disponível no iTunes, Google Play, NOW, Looke, Vivo Play e Amazon. A estreia internacional em 195 países acontece no dia 05 de julho pelo MUBI.
Revolucionária por natureza, Indianara Siqueira lidera um grupo de mulheres transgênero que lutam pela própria sobrevivência em um lugar tomado por preconceito, intolerância e polarização. Desde disputas partidárias até o puro combate contra o governo opressor, a ativista de origens humildes passou por uma longa trajetória até se tornar ícone do movimento. Uma das principais funções das obras de arte é registrar os momentos históricos, políticos e sócio-econômicos em que estão inseridas; ao se produzir algo, é possível observar questões que vão muito além dos objetivos do artista naquele momento, que revelam ideais e opiniões recorrentes na sociedade próprias daquele contexto.
AÇUCAR (2017, Brasil, 88 minutos, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, CRÍTICA AQUI). Em exibição no Canal Curta.25/06 – 16h20; 26/06 – 10h20; 27/06 – 14h45; 28/06 – 21h15.
CURTA-METRAGEM DA SEMANA
WC MASCULINO (2018, Brasil, 17 minutos, de Mauro Carvalho e Thiago Cazado). Assista na página principal do site. AQUI!
Sessão Suspense. Leo (William Alves) é o marido perfeito. Bem sucedido e bem casado, ele é surpreendido com a visita de André (Thiago Cazado), o mais novo amigo de sua esposa (Mel Carneiro). Em um jantar informal, ele tem de lidar com as insinuações do rapaz.
PRÓXIMO CURTA
ANGÚSTIA (2016, Brasil, 19 minutos, de Frederico Machado). ESTREIA 02/07, 00:01.
Um mercado humano faz um homem mergulhar em um abismo sem retorno. Sem ninguém para confiar sua tristeza., o homem desaba em sua dor.
Editorial da Semana | 25 de junho de 2020
SELEÇÃO ESPECIAL CINEMATECA FRANCESA
PARIS A DORMIR (Paris qui dort, 1925, França, 59 minutos, René Clair, ASSISTA AQUI)
O guardião da Torre Eiffel descobre uma bela manhã que nada está se movendo em Paris. Além dele, apenas um pequeno grupo de amigos que chegou de avião na capital escapou do raio paralisante de um cientista louco. Paris agora é deles!
Restauração de 4K realizada pela Fundação Jérôme Seydoux-Pathé em 2018 no laboratório L’Immagine ritrovata (Bolonha), com o apoio do CNC. Agradecimentos ao British Film Institute e Claudine Clair.
O ATORDOANTE (L’Assommoir, 1909, França, 36 minutos, de Albert Capellani, ASSISTA AQUI)
Editorial da Semana | 25 de junho de 2020
CRÍTICAS EM DESTAQUE
BAIXE AQUI A REVISTA
MOSTRA MULHERES DO AUDIOVISUAL
(clique AQUI ou na foto e saiba toda a programação)
TODOS PELO CINELUME
O momento atual necessita da solidariedade de todos nós. Assim como a Cinemateca Brasileira e o Cinema Estação precisam de ajuda, o CINELUME do grande Frederico Da Cruz Machado entra na lista trilogia da Vakinha. Organizando direitinho, todo mundo se salva! A hora de mostrar nossa paixão cinematográfica é AGORA. São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão juntos pela sobrevivência da cultura. AJUDE AQUI!
Editorial da Semana | 25 de junho de 2020