Curso: Dos 10 aos 60 – O Feminino no Século XXI. (201712008)
Professor:
Susana Schild. Jornalista, crítica de cinema, roteirista.
Trabalhou no Jornal do Brasil, foi colaboradora de O Estado de São Paulo e dirigiu a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Escreveu os roteiros de Depois daquele baile e Mão na Luva, dirigidos por Roberto Bomtempo (e co-direção de José Joffily no segundo). Para teatro, adaptou Um Sopro de Vida”, de Clarice Lispector, e em parceria com Isabel Muniz, De Verdade, de Sandor Marai. Autora do livro infantil ‘As Aventuras de Jajá’ (Editora Rocco).
Desde outubro de 2010, integra o quadro de críticos de cinema de O Globo.
Membro da Accrj, Abraccine e Fipresci.
4 Aulas. Quintas: 17h às 20h. 09/03, 16/03, 23/03, 30/03.
CONTEÚDO
Em quatro aulas a crítica de cinema, roteirista e escritora Susana Schild analisa quatro filmes – exemplos da representação do feminino no século XXI. Dos 10 aos 60 anos, elas podem não ter nada em comum, apenas a necessidade de superar obstáculos.
Elas têm entre 10 e 60 anos e vivem em países tão diferentes como Arábia Saudita, Chile, Israel e Índia. Elas podem ser mães ou filhas, solteiras, casadas ou divorciadas, oprimidas ou liberadas. Apesar de tão distantes, elas têm uma coisa em comum: dar conta de desafios, sonhos e ambições pessoais e/ou familiares/religiosos em contextos sociais nem sempre favoráveis.
aula 1
Na Índia, uma pacata dona-de-casa, mãe de uma menina, vislumbra um mundo novo quando a marmita que prepara diariamente para o marido é entregue ao homem, a princípio, errado.
The lunchbox (Dabba) / Índia 2013 / Direção e roteiro de Ritesh Batra. Com Irrfan Khan e Nimrat Kaur. 104 minutos. O extraordinário sistema de entrega de marmitas na megalópole de Dubai cruza os destinos de um homem solitário e de uma mulher ignorada pelo marido. Premiado nos Festivais Internacionais de Dubai e Asia Pacific, somando ao todo 25 prêmios internacionais.
aula 2
Na Arábia Saudita, uma garota de dez anos tem um sonho proibido no país: andar de bicicleta. Para isso, precisa da ajuda da mãe.
O sonho de Wadjda (Wadjda) / Arábia Saudita 2013. Direção e roteiro de Haifaa Al Mansour. Com Waad Mohammed e Reem Abdullah. 98 minutos Para ganhar o direito de andar de bicicleta em um subúrbio de Riad, capital da Arábia Saudita, uma menina de dez anos se emprenha em um concurso sobre o Alcorão. Primeiro longa-metragem oficial realizado na Arábia Saudita, premiado em vários festivais internacionais, entre eles Dubai, Durban, Fribourg e Goteborg.
aula 3
No Chile, uma mulher perto dos 60 anos, livre de amarras, não abre mão de viver plenamente as suas possibilidades afetivas e sexuais
Gloria / Chile 2033 / Direção e roteiro de Sabastián Lélio. Com Paulina Garcia, Sergio Hernandez, Diego Fontecilla. 110 minutos Aos 58 anos, Gloria é uma mulher solitária. Seus filhos já saíram de casa e ela tem o hábito de freqüentar bailes voltados para a ‘terceira idade’ onde conhece vários homens. A situação muda quando se apaixona por um ex-oficial da Marinha. Prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim 2013.
Aula 4
Em Israel, uma jovem de 18 anos de uma família ultra-ortodoxa, após a morte da irmã, é pressionada a casar com o ex-cunhado. Ela terá direito de escolha?
Preenchendo o vazio (Israel / 2012 / 90 minutos) Lemale et ha´halal
Direção e roteiro: Rama Burshtein. Com Hadas Yaron, Yiftach Klein, Ido Samuel. Em comunidade ultra-ortodoxa de Tel Aviv, uma jovem de 18 anos, após a morte da irmã, é pressionada a casar com o cunhado. Cria-se um embate entre desejo individual e obediência à tradição. Pela sua atuação, Hadas Yaron recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza em 2012.
Preço: R$ 360,00 o curso inteiro.
Inscrição: http://www.grupoestacao.com.br/cursos/form_curso201712008_02.php