Tudo Sobre a Reprise da Mostra Campos do Jordão em Paris
Mostra paulista ganha reprise, atravessa o Atlântico e chega a terras francesas
Por Clarissa Kuschnir
Estava eu, pronta para embarcar para Paris de férias, quando meu amigo e um dos idealizadores do Curta Campos do Jordão Cervantes Sobrinho me envia uma mensagem dizendo que a Mostra Premiados Curta Campos do Jordão, aqui do Vertentes, teria um desdobramento na “Cidade Luz”. E dentro de nossa curadoria, ele escolheria alguns filmes para passar no espaço La Terreirada, uma associação dedicada a destacar e promover artistas e produtores na França. E eu aqui e Fabricio Duque nosso editor ficamos bem felizes em saber que nossa mostra reverberou em outro país. Pena que eu voltaria dois dias antes da sessão que ocorreu no dia 13 de outubro na Paris 13 ème (região). A associação é dirigida por Saulo Faria Vasconcelos, um brasileiro que mora lá, e que junto com mais sete pessoas, promove uma série de eventos culturais com artistas brasileiros.
“No meio de tantos obstáculos no caminho para chegarmos à décima edição do Festival Curta Campos do Jordão (escassez de recursos, atraso na conclusão das obras no prédio do Cinema, baixas na equipe de produção, etc e etc), parece que o Universo ainda conspira a nosso favor: além da boa receptividade e apoio do Conselho Municipal de Turismo, do Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região e o empenho da atual gestão da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura, tivemos uma super ajuda do site Vertentes do Cinema, que incluiu na sua programação de outubro deste ano a Mostra Filmes Premiados no Festival Curta Campos do Jordão. Em tempos de aceleração da propagação das notícias via internet, a divulgação da Mostra do Vertentes chegou rapidinho à capital francesa. Foi quando o Espaço La Terreirada que, entre outras atividades, mantém um Cineclube bem próximo da Place de la Republique em Paris, resolveu incorporar à sua programação, uma sessão especial exibindo alguns curtas que fizeram parte da Mostra do Vertentes. Entre eles estavam: O Jogo da Navalha, Marta: Consertadora de Guarda-Chuvas, O Malabarista, e Pedro e o Livro. E como o mundo gira a uma certa velocidade, já existe uma outra conversa iniciada com a direção do Festival Latino-Americano de Cinema de Toulouse, também na França, com vistas à inclusão, naquele festival, de uma Mostra com curtas que obtiveram destaque no Festival Curta Campos do Jordão. É, como já disse em outras oportunidades, o FCCJ segue pulando a cerca do quintal de casa para ganhar o Mundo. Mais uma vez, o nosso aplauso ao trabalho do Vertentes do Cinema com os agradecimentos do Festival Curta Campos do Jordão à Clarissa Kuschnir e ao Fabrício. Muito Obrigado!”, enfatizou Cervantes Sobrinho, que montou a curadoria da mostra em Paris.
Dos filmes escolhidos como já citado acima, a sessão contou com os títulos: o maranhense, “O Jogo da Navalha”, de Roberto Pereira (vencedor de melhor ficção de melhor ficção da 9ª edição do festival), a animação “O Malabarista”, de Iuri Moreno (vencedor de melhor animação da 4ª edição do festival), o ótimo e premiado documentário “Marta – Consertadora de Guarda-Chuvas”, de Dannyel Leite( também vencedora da 9ª edição na categoria regional) e o “Pedro e o Livro”, produção de Campos do Jordão, de Cervantes Sobrinho.
“É um bar associativo com diferentes atividades, e eles estão começando a organizar esses eventos. O público está vindo aos poucos”, disse Irina Sabatier, brasileira que mora há anos em Paris e que foi conferir a sessão.
Assim como este desdobramento em Paris e a pedidos de vários conhecidos que não conseguiram acompanhar toda a Mostra Premiados do Festival Curta Campos do Jordão, nós exibiremos de novo, de 01 a 15 de novembro, 15 títulos do festival. E os quatro que passaram em Paris estarão em destaque nessa reprise tão especial. E tudo isso online e gratuitamente durante 24 horas, sempre das 9h da manhã até às 9h da manhã do dia seguinte. E em nossa plataforma própria, sem a necessidade de cadastro.
Leia também:
Tudo sobre a Mostra Premiados Curta Campos do Jordão
Sobre La Terreirada
A associação organiza eventos culturais, workshops e atividades dirigidas a um público variado, incluindo pessoas discriminadas ou em dificuldade. Também organiza cineclubes, exposições, concertos e oficinas de idiomas para incentivar a conscientização sobre as culturas de outras pessoas. Os eventos da associação são festivos e simpáticos, com forte ênfase na partilha de especialidades culinárias.
La Terreirada se esforça para mapear e divulgar artistas e produtores brasileiros na França, bem como franceses no Brasil, ou mais amplamente na América Latina e na Europa, a fim de fortalecer o intercâmbio cultural entre os países. Suas atividades não têm fins lucrativos e são financiadas por parcerias e subvenções públicas e privadas.
O espaço fica na 21 Rue Albert Bayet, 75013 Paris, France.
Para saber mais sobre a associação basta acessar: https://www.laterreirada.com/
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA REPRISE DA MOSTRA 15 FILMES PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA CAMPOS DO JORDÃO
DIA 01/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
O JOGO DA NAVALHA
(O Jogo da Navalha, 2023, Brasil, 13 minutos, ficção, de Roberto Pereira). Com: Mestre Kaká Serafim, Mestrando Jorcelso Sousa. Antes do berimbau, a navalha era o maior símbolo da capoeiragem. Navalhistas e capoeiras eram o terror da sociedade escravista. Séculos depois, São Luís do Maranhão permanece um dos maiores redutos de navalhistas do Brasil. Você já viu o jogo da navalha?
Vencedor de Melhor Curta de Ficção pelo Júri Oficial na 9ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 02/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
TEATRO BR – UM FILME MUSICAL
(Teatro BR, 2022, Brasil, 40 minutos, ficção, de Alonso Barros). Com: Ruben Gabira, Titia Meirelles e Jarbas Homem De Mello. “São Paulo de cima, São Paulo de baixo. De baixo do Minhocão, saímos do túnel e entramos no Teatro Br abandonado. Um teatro com ecos e vozes do passado que vão interpretar o passado de três personagens que um dia fora amigo, amantes”.
O filme fez parte da Mostra Curta Convidados na 9ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 03/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
LORA
(Lora, 2020, Brasil, 17 minutos, documentário, de Mari Moraga). Com: Edmar Matoso. Lora é uma mulher negra, periférica, que sofreu abuso sexual, presa em cativeiro, e encontrou na reciclagem seu sustento. Teve seu refúgio no crack e nas ruas. Conheça a vivência de Lora ao longo dos 20 anos nas ruas paulistanas com sua carroça.
Vencedor de Melhor Curta Documentário Nacional pelo Júri Oficial na 6ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 04/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
O CONSERTADOR DE COISAS MIÚDAS
(O Consertador de Coisas Miúdas, 2017, Brasil, 11 minutos, animação, de Marcos Buccini). Sem saber o ano ou lugar onde vive, um homem passa os dias e as noites tentando consertar pequenos mecanismos depositados em centenas de prateleiras que formam as paredes do quarto minúsculo onde mora. Acredita ser impossível não ter conserto para algo que um dia já funcionou. Baseado na história em quadrinhos ’O Consertador de Coisas miúdas’ de João Lin, publicada na revista Ragu número 3.
O filme fez parte da Mostra Competitiva de Animação da 4ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 05/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
CONSTRUÇÃO
(Construção, 2020, Brasil, 15 minutos, documentário, de Leonardo Santos Rosa). Após ser despejada de sua casa, Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria.
Vencedor de Melhor Direção de Curta pelo Júri Oficial no Festival digital Curta Campos do Jordão 2021.
DIA 06/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
ELA MORA LOGO ALI
Ela Mora Logo Ali, 2022, Brasil, 16 minutos, ficção de Rafael Rogante e Fabiano Barros). Com: Agrael de Jesus, Marcela Bonfim, Rafaela Oliveira, João Victor Alves de Oliveira. Uma humilde ambulante, vendedora de bananas fritas, de uma cidade da região da floresta amazônica, tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho.
Vencedor de Melhor Curta de Ficção pelo Júri Oficial na 8ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 07/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
160 TONELADAS
(160 Toneladas, 2019, Brasil, 5 minutos, documentário, direção coletiva). Curta metragem realizado pelos participantes da Oficina Cinema de Bolso sob a orientação de Naná Prudêncio e Nina Vieira da Zalika Produções, dentro da programação do 5º Festival Curta Campos do Jordão, realizado pelo Cineclube Araucária em outubro de 2019.
Curta feito pelos alunos da oficina de Naná Prudêncio e Nina Vieira na 5ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 08/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
O MALABARISTA
(O Malabarista, 2018, Brasil, 11 minutos, animação, de Iuri Moreno). O filme reúne fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades, buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos. De forma lúdica – o traço, a direção de arte e os efeitos sonoros – fazem um contraste entre o monocromático das paisagens e a presença do pluralismo das cores neste híbrido entre animação e documentário.
Vencedor de Melhor Curta de Animação pelo Júri Oficial na 4ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 09/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
SOCOS
(Socos, 2018, Brasil, 11 minutos, documentário, de Cervantes Sobrinho e Sérgio Sachs). Superar as consequências da esclerose múltipla, será possível? A resposta de Júlia Marino é “sim”. Como? É o que ela relata em 11 minutos, neste filme.
Vencedor de Melhor Curta Regional tanto pelo Júri Oficial quanto pelo Júri Popular na 4ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 10/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
SIDERAL
(Sideral, 2021, Brasil ,15 minutos, França, direção, de Carlos Segundo). Com: Enio Cavalcante, Priscilla Vilela, Robson Medeiros, George Holanda. Em Natal, Rio Grande do Norte, o primeiro lançamento de um foguete brasileiro está prestes a acontecer. Um casal mora com os dois filhos perto do centro espacial. Ele é mecânico, enquanto ela é faxineira. Porém, a mulher sonha com outros horizontes.
Vencedor de Melhor Roteiro de Curta pelo Júri Oficial na 8ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 11/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
GRÃO
(Grão, 2019, Brasil, 20 minutos, documentário, direção, de Cervantes Sobrinho). Documentário sobre a história e as atividades do grupo remanescente da Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão (SP). Filme premiado como Melhor Curta Jordanense por decisão do Júri Oficial da quinta edição de Festival Curta Campos do Jordão, realizado pelo Cineclube Araucária em outubro de 2019.
Vencedor de Melhor Curta Jordanense pelo Júri Popular na 5ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 12/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
A CURA
(A Cura, 2019, Brasil. 17 minutos, documentário, de Paulo Gomes). Documentário sobre o período em que Campos do Jordão (SP) recebia milhares de pessoas que buscavam no alto da Mantiqueira o ambiente ideal para o tratamento da tuberculose.
Vencedor de Melhor Jordanense pelo Júri Oficial na 5ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 13/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
PEDRO E O LIVRO
(Pedro e o Livro, 2017, 11 minutos, ficção, de Cervantes Sobrinho). Com: João Vitor Souto, Felipe Pasquale Souto, Lucíola Nejar, Juliana Pasquale Souto, Brenda de Barros. Em uma casa de roça, na qual a rotina familiar dispensa a comunicação verbal entre as pessoas, as consequências podem ser desastrosas para os menos avisados e um livro pode fazer a diferença na vida dessas pessoas, para a melhor ou não.
O filme é dirigido por um dos idealizadores do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 14/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI
CRÔNICAS E FÁBULAS JORDANENSES
(Crônicas e Fábulas Jordanenses, 2020, Brasil, 21 minutos, documentário, de Paulo Gomes). Histórias transmitidas de geração em geração e que fazem parte do patrimônio imaterial da Região da Mantiqueira, vistas pelo olhar do cineasta Paulo Gomes.
O filme é dirigido por um dos idealizadores do Festival Curta Campos do Jordão.
DIA 15/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI
MARTA – A CONSERTADORA DE GUARDA-CHUVA
(Marta – A Consertadora de Guarda-Chuva, 2023, Brasil, 11 minutos, documentário, de Dannyel Leite). Guarda-chuva quebrado não é mais problema, é só chegar na feira de sábado em Santa Branca – SP e procurar a Dona Marta, consertadora de guarda-chuvas. O filme visa preservar a memória de trabalhos que, aos poucos, estão desaparecendo. A memória de um lugar é extremamente importante para o desenvolvimento da cultura e, principalmente, no registro de experiências significativas de tradições que não podem ser perdidas.
Vencedor de Melhor Curta Regional pelo Júri Oficial na 9ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.