Festival Curta Campos do Jordao

Tudo Sobre a Mostra Premiados do Curta Campos do Jordão

Tudo Sobre a Mostra Premiados do Festival Curta Campos do Jordão

No mês de outubro, o site Vertentes do Cinema exibe 16 curtas-metragens que contam a História dos nove anos do festival que acontece na Serra da Mantiqueira

Por Clarissa Kuschnir

E chegamos ao mês de outubro de 2024. E com ele o Festival Curta Campos do Jordão, que foi idealizado por Cervantes Sobrinho e Paulo Gomes. O evento, que está prestes a completar 10 anos de existência, faz com que eu suba todo o ano para a cidade mais alta do Brasil, localizada na Serra da Mantiqueira. Mas por algumas questões técnicas, a 10ª edição precisou ser prorrogada para o começo de 2025. Só que para nós, aqui do Vertentes do Cinema, o festival acontecerá online (e com ares de retrospectiva) com o título 16 Curtas que Contam a História do Festival Curta Campos do Jordão, dentro da nossa Mostra Curtas Premiados de Festival. Sim, uma oportunidade para que vocês possam assistir a dezesseis obras selecionadas que passaram durante todos esses anos do festival.

A mostra 16 Curtas que Contam a História do Festival Curta Campos do Jordão continua a apresentar um curta-metragem diferente todo dia, por 24 horas, das 9 horas da manhã até 8:59 do dia seguinte, em plataforma de exibição exclusiva e protegida no nosso próprio site. As sessões são totalmente gratuitas e sem a necessidade de cadastro. As obras exibidas são transmitidas para todo o Brasil e quase todos os países do mundo, visto que o Vertentes do Cinema não possui restrições. Isso faz parte do objetivo de fomentar amplamente a exibição do curta-metragem, possibilitando sua expansão territorial. Tanto que aqui nós exibiremos dois filmes com legendas em Inglês, os curtas “O Jogo da Navalha” e “Ela Mora Logo Ali”. É só clicar e assistir. Nós teremos também dois filmes com acessibilidade em libras, os curtas “Marta – A Consertadora de Guarda-Chuva” e “O Malabarista”.  

“São dezesseis produções realizadas por cineastas de diversas regiões do Brasil, inclusive algum deles saídos do programa de capacitação oferecido pelo Festival Curta Campos do Jordão. Então é fácil, de graça, só acessar e curtir o nosso cinema”, disse Cervantes Sobrinho sobre a mostra.

Eu, que frequento o festival desde a 4ª edição em 2018, perdi as contas de quantos curtas já assisti como jurada e curadora. Nos últimos anos foram mais de 100 curtas em cada edição e um desafio enorme para escolher, entre as diversas obras das categorias regional, experimental, animação, documentário e ficção. Dentro destes anos foram muitos aprendizados, trocas e amizades, além da oportunidade de estar em um festival no interior Paulista, realizado no antigo Cine Glória, (que agora passa por uma reforma), também conhecido na cidade como Espaço Dr. Além. Inclusive, nós já exibimos o curta “Cine Glória” em mostras anteriores aqui no Vertentes. Dos aproximadamente 500 curtas que eu assisti nas edições do festival, procurei trazer um pouquinho, mas um pouquinho mesmo, do que passou pelas telas do evento.

Além de filmes premiados, eu escolhi algumas obras feitas pelos idealizadores do Festival Curta Campos do Jordão, que também são realizadores e que contam histórias da cidade, através do cinema. Muitos outros curtas que poderiam estar na mostra já foram exibidos durante toda a Mostra Um Curta Por Dia (esta que será repetida na íntegra durante todo o ano de 2025). Diversos filmes não puderam ser incluídos na mostra 16 Curtas que Contam a História do Festival Curta Campos do Jordão por conta disto. Mas estamos felizes que as obras chegaram até vocês.

Nesta nossa mostra com dezesseis títulos, começo com três curtas que estiveram na última edição do festival que são: o maranhense “O Jogo da Navalha”, de Roberto Pereira, em que o diretor apresenta a navalha como o primeiro objeto símbolo da capoeira, ainda na época da escravidão no país. O filme levou o prêmio de Melhor Curta de Ficção pelo Júri Oficial (composto por mim, Katia Mesel e Di Moretti).

O segundo filme é o regional e ótimo documentário “Marta – A Consertadora de Guarda- Chuva”, de Dannyel Leite. Alguém imagina uma pessoa que conserta guarda-chuvas? Para mim sempre foi um objeto que quando quebrava, não tinha mais jeito. Mas para Marta tem jeito sim. É só assistir ao filme que vocês saberão. O filme, que venceu Melhor Curta Regional pelo Júri Oficial, foi realizado na cidade de Jacareí.

Dentro da programação da 9ª edição teve uma Mostra Especial, em que um dos filmes me chamou muita atenção: “Teatro BR – Um filme Musical”. É difícil encontrar curtas musicais (além dos de videoclipes), mas esse é dirigido com maestria pelo coreógrafo e diretor teatral Alonso Barros. A obra, que tem 40 minutos (por isso entrou em uma sessão fora da competitiva oficial), e que traz no elenco Totia Meireles, Jarbas Homem de Mello e Rubem Gabira, além de outros atores, é uma homenagem aos artistas teatrais de musicais, filmado durante a pandemia. 

Da 8ª edição trazemos “Sideral”, de Carlos Segundo, no qual eu considero um dos melhores curtas deste últimos anos. O filme que faz parte de uma trilogia do diretor (“Big Bang”, o segundo filme, esteve na 9ª edição do Curta Campos do Jordão) teve sua estreia mundial no Festival de Cannes 2021, rodou por diversos e importantes festivais nacionais e internacionais e esteve na short lista da 95ª edição do Oscar. Depois de “Central do Brasil”, eu acreditava que jurava que o curta levaria a primeira estatueta do maior prêmio do cinema mundial para casa. Mas o que importa é que ele é conquistou o mundo e é brasileiro. E no festival em Campos ele levou o prêmio de Melhor Roteiro pelo Júri Oficial.

E temos o Melhor Curta de Ficção da 8ª edição. “Ela Mora Logo Ali”, de Rafael Rogante e Fabiano Barros, é um lindo, sensível e tocante filme que vem de Rondônia e conta a história de uma mãe, que ao conhecer a história de Dom Quixote através de uma passageira que encontra no ônibus, leva o que aprendeu para seu filho acamado. O curta recebeu vários Kikitos no Festival de Gramado, entre outros prêmios em diversos festivais pelo Brasil.

Pulando para a sexta edição exibiremos Lora”, da cineasta Mari Moraga, que levou o prêmio Araucária (o nome do troféu do festival) de Melhor Documentário pelo Júri Oficial. Neste curta, Mari conta um pouco da rotina de Lora, que sai há 20 anos pelas ruas de São Paulo com sua carroça para buscar seu sustento, através da reciclagem. O filme esteve em festivais como Curta Kinoforum, É tudo Verdade (onde ganhou o prêmio de júri popular).

E não podemos esquecer das animações. Foram muitas durante esses anos e eu escolhi “O Malabarista”, do goiano Iuri Moreno, que de forma muito sensível, apresenta um artista de rua durante seu dia de trabalho. O filme foi escolhido como Melhor Curta de Animação da 4ª edição. Dentro da Mostra Competitiva desta mesma edição trazemos “O Consertador de Coisas Miúdas”, do animador pernambucano Marcos Buccini, que esteve com outra animação em outras edições do festival. São duas animações lindas e para todas as idades. A 4ª edição teve também o curta regional Socos”, que apresenta o relato de Júlia Marino sobre sua luta com a esclerose múltipla.

Em 2021 em meio a pandemia, teve uma edição com o título “Festival Digital Curta Campos do Jordão”. Entre os diversos filmes, exibiremos o vencedor de Melhor Direção de Curta: Construção”, de Leonardo Santos Rosa. O curta gaúcho aborda uma mãe que com a ajuda de seus três filhos consegue construir sua própria casa, depois de ser despejada.

Além dos dez títulos já apresentados aqui, eu reservei seis curtas que fazem parte da história da cidade e que, como já foi dito no texto, foram realizados pelos idealizadores do festival. Os curtas “Grão”, “A Cura”, “Pedro e o Livro” e “Crônicas e Fábulas Jordanenses” contam histórias locais como uma faculdade para a terceira idade; a importância da cidade para a cura da Tuberculose; fábulas da região; e como um livro pode mudar o rumo de uma vida. 

O Festival Curta Campos do Jordão sempre procurou promover para o público local oficinas de curtas e “160 Toneladas” foi o produto final de uma delas, realizada pela diretora e produtora Naná Prudêncio e pela produtora e artista visual, Nina Viera. O tema retoma a importância da reciclagem e o acumulo de sujeira na cidade. 

Para encerrar a mostra 16 Curtas que Contam a História do Festival Curta Campos do Jordão exibiremos “Reminiscências de Uma Viagem a Campos do Jordão”. Realizado na 9ª edição em Super 8, pelo talentoso Mateus Brito de Araújo, que além de compor a curadoria desta última edição, nos presenteou com este lindo trabalho de seus dias em Campos do Jordão. O curta já esteve na nossa mostra passada “Sessões Especiais do Vertentes”, mas a muitos pedidos, resolvemos repetí-lo para quem não conseguiu assistir. E também: não poderíamos deixá-lo de fora, porque é um filme sobre a experiência de se estar no Festival Curta Campos do Jordão.

E nós aqui desejamos vida longa ao Festival Curta Campos do Jordão. Antes de finalizar esta matéria, nós não podemos esquecer também que outubro é o mês do Rosa (cor preferida desta curadora aqui), em que se conscientiza a população feminina sobre a prevenção do Câncer de mama e mais recente sobre o colo do útero. E eu como mulher já estou com meus exames em dia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA 16 CURTAS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE CAMPOS DO JORDÃO

Reminiscências de Uma Viagem a Campos do Jordão

Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 01/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

O JOGO DA NAVALHA

(O Jogo da Navalha, 2023, Brasil, 13 minutos, ficção, de Roberto Pereira). Com: Mestre Kaká Serafim, Mestrando Jorcelso Sousa. Antes do berimbau, a navalha era o maior símbolo da capoeiragem. Navalhistas e capoeiras eram o terror da sociedade escravista. Séculos depois, São Luís do Maranhão permanece um dos maiores redutos de navalhistas do Brasil. Você já viu o jogo da navalha?

Vencedor de Melhor Curta de Ficção pelo Júri Oficial na 9ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 02/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

TEATRO BR – UM FILME MUSICAL

(Teatro BR, 2022, Brasil, 40 minutos, ficção, de Alonso Barros). Com: Ruben Gabira, Titia Meirelles e Jarbas Homem De Mello. “São Paulo de cima, São Paulo de baixo. De baixo do Minhocão, saímos do túnel e entramos no Teatro Br abandonado. Um teatro com ecos e vozes do passado que vão interpretar o passado de três personagens que um dia fora amigo, amantes”.

O filme fez parte da Mostra Curta Convidados na 9ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 03/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

LORA

(Lora, 2020, Brasil, 17 minutos, documentário, de Mari Moraga). Com: Edmar Matoso. Lora é uma mulher negra, periférica, que sofreu abuso sexual, presa em cativeiro, e encontrou na reciclagem seu sustento. Teve seu refúgio no crack e nas ruas. Conheça a vivência de Lora ao longo dos 20 anos nas ruas paulistanas com sua carroça.

Vencedor de Melhor Curta Documentário Nacional pelo Júri Oficial na 6ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.

 


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 04/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

O CONSERTADOR DE COISAS MIÚDAS

(O Consertador de Coisas Miúdas, 2017, Brasil, 11 minutos, animação, de Marcos Buccini). Sem saber o ano ou lugar onde vive, um homem passa os dias e as noites tentando consertar pequenos mecanismos depositados em centenas de prateleiras que formam as paredes do quarto minúsculo onde mora. Acredita ser impossível não ter conserto para algo que um dia já funcionou. Baseado na história em quadrinhos ’O Consertador de Coisas miúdas’ de João Lin, publicada na revista Ragu número 3.

O filme fez parte da Mostra Competitiva de Animação da 4ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 05/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CONSTRUÇÃO

(Construção, 2020, Brasil, 15 minutos, documentário, de Leonardo Santos Rosa). Após ser despejada de sua casa, Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria. 

Vencedor de Melhor Direção de Curta pelo Júri Oficial no Festival digital Curta Campos do Jordão 2021.

 


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 06/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ELA MORA LOGO ALI

Ela Mora Logo Ali, 2022, Brasil, 16 minutos, ficção de Rafael Rogante e Fabiano Barros). Com: Agrael de Jesus, Marcela Bonfim, Rafaela Oliveira, João Victor Alves de Oliveira. Uma humilde ambulante, vendedora de bananas fritas, de uma cidade da região da floresta amazônica, tem sua rotina alterada ao conhecer uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma nova jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho.

Vencedor de Melhor Curta de Ficção pelo Júri Oficial na 8ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 07/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MARTA – A CONSERTADORA DE GUARDA-CHUVA

(Marta – A Consertadora de Guarda-Chuva, 2023, Brasil, 11 minutos, documentário, de Dannyel Leite). Guarda-chuva quebrado não é mais problema, é só chegar na feira de sábado em Santa Branca – SP e procurar a Dona Marta, consertadora de guarda-chuvas. O filme visa preservar a memória de trabalhos que, aos poucos, estão desaparecendo.  A memória de um lugar é extremamente importante para o desenvolvimento da cultura e, principalmente, no registro de experiências significativas de tradições que não podem ser perdidas.

Vencedor de Melhor Curta Regional pelo Júri Oficial na 9ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 08/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

O MALABARISTA

(O Malabarista, 2018, Brasil, 11 minutos, animação, de Iuri Moreno). O filme reúne fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades, buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos. De forma lúdica – o traço, a direção de arte e os efeitos sonoros – fazem um contraste entre o monocromático das paisagens e a presença do pluralismo das cores neste híbrido entre animação e documentário.

Vencedor de Melhor Curta de Animação pelo Júri Oficial na 4ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 09/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

SOCOS

(Socos, 2018, Brasil, 11 minutos, documentário, de Cervantes Sobrinho e Sérgio Sachs). Superar as consequências da esclerose múltipla, será possível? A resposta de Júlia Marino é “sim”. Como? É o que ela relata em 11 minutos, neste filme.

Vencedor de Melhor Curta Regional tanto pelo Júri Oficial quanto pelo Júri Popular na 4ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.

 

 


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 10/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

SIDERAL

(Sideral, 2021, Brasil ,15 minutos, França, direção, de Carlos Segundo). Com: Enio Cavalcante, Priscilla Vilela, Robson Medeiros, George Holanda. Em Natal, Rio Grande do Norte, o primeiro lançamento de um foguete brasileiro está prestes a acontecer. Um casal mora com os dois filhos perto do centro espacial. Ele é mecânico, enquanto ela é faxineira. Porém, a mulher sonha com outros horizontes.

Vencedor de Melhor Roteiro de Curta pelo Júri Oficial na 8ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 11/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

GRÃO

(Grão, 2019, Brasil, 20 minutos, documentário, direção, de Cervantes Sobrinho). Documentário sobre a história e as atividades do grupo remanescente da Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão (SP). Filme premiado como Melhor Curta Jordanense por decisão do Júri Oficial da quinta edição de Festival Curta Campos do Jordão, realizado pelo Cineclube Araucária em outubro de 2019.

Vencedor de Melhor Curta Jordanense pelo Júri Popular na 5ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 12/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

A CURA

(A Cura, 2019, Brasil. 17 minutos, documentário, de Paulo Gomes). Documentário sobre o período em que Campos do Jordão (SP) recebia milhares de pessoas que buscavam no alto da Mantiqueira o ambiente ideal para o tratamento da tuberculose.

Vencedor de Melhor Jordanense pelo Júri Oficial na 5ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.

 

 


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 13/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

PEDRO E O LIVRO

(Pedro e o Livro, 2017, 11 minutos, ficção, de Cervantes Sobrinho). Com:  João Vitor Souto, Felipe Pasquale Souto, Lucíola Nejar, Juliana Pasquale Souto, Brenda de Barros. Em uma casa de roça, na qual a rotina familiar dispensa a comunicação verbal entre as pessoas, as consequências podem ser desastrosas para os menos avisados e um livro pode fazer a diferença na vida dessas pessoas, para a melhor ou não.

O filme é dirigido por um dos idealizadores do Festival Curta Campos do Jordão.


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 14/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CRÔNICAS E FÁBULAS JORDANENSES

(Crônicas e Fábulas Jordanenses, 2020, Brasil, 21 minutos, documentário, de Paulo Gomes). Histórias transmitidas de geração em geração e que fazem parte do patrimônio imaterial da Região da Mantiqueira, vistas pelo olhar do cineasta Paulo Gomes.

O filme é dirigido por um dos idealizadores do Festival Curta Campos do Jordão.

 

 


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 15/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

160 TONELADAS

(160 Toneladas, 2019, Brasil, 5 minutos, documentário, direção coletiva). Curta metragem realizado pelos participantes da Oficina Cinema de Bolso sob a orientação de Naná Prudêncio e Nina Vieira da Zalika Produções, dentro da programação do 5º Festival Curta Campos do Jordão, realizado pelo Cineclube Araucária em outubro de 2019. 

Curta feito pelos alunos da oficina de Naná Prudêncio e Nina Vieira na 5ª edição do Festival Curta Campos do Jordão.

 


Mostra Festival Curta Campos do Jordao

DIA 16/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

REMINICÊNCIAS DE UMA VIAGEM A CAMPOS DO JORDÃO

(Reminiscências de Uma Viagem a Campos do Jordão, 2023, Brasil, 3 minutos, documentário, de Mateus Brito). Após o convite para colaborar na curadoria e acompanhar o 9º Festival Curtas Campos do Jordão, surge o desejo de capturar lembranças de uma viagem memorável usando apenas um cartucho de Super 8.

O filme de Mateus Brito, um dos curadores da 9ª edição do do Festival Curta Campos do Jordão, foi realizado em Super 8 para “capturar lembranças desta viagem-convite”.

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta