Mostra Um Curta Por Dia - Mes 10 - abril 2024

Trindade

Um retrato de Brasil?

Por Vitor Velloso

Mostra de Cinema de Gostoso 2021

Trindade

Existe o registro e o “acaso”. Alguns dizem que no cinema não existe o acaso: Se está no corte final, é porque deixaram, não é mais acaso. Pode até ser, mas o aviso no início do filme diz muito. “Trindade” de Rodrigo Meireles é um retrato do Brasil do subdesenvolvimento, dos ecos da escravidão, do racismo, da precariedade, da miséria, da cantoria, do sorriso, da comida caseira, da fé e de relações dúbias. Trindade canta, mas não tá só. O “acaso” estourou o microfone. 

A vida tem alguns “acasos” e a protagonista conheceu todos que não deveria. Agora conta sua história, nos dá o tom das faces de um país que possui alguns muitos… “acasos” e “casos isolados”. 

O projeto enquadra o rosto de Trindade muito próximo à objetiva, tentamos observar seus olhos, muitas vezes escondidos e esse incômodo evoca sentimentos confusos no espectador. Desde o primeiro momento, ela possui uma força monstruosa, o impacto de cada frase, de cada novo trecho de sua vida. Uma sabedoria que só as piores versões do Brasil podem render, com a cabeça certa. A falta de julgamento na fala de Trindade é uma das virtudes que o filme aproveita, ocupando o rosto da protagonista na tela grande (que falta faz um cinema). A montagem encontra espaços para inserir breves imagens de apoio, mas o nome do filme não é por acaso. Ela é o filme. 

Com sorte, o espectador pode ouvir “Trindade” falar, cantar e contar. Mas não só ela. O “acaso” reservou um pequeno momento, um breve encontro, onde a história ecoa junto com a oralidade, tradição e ancestralidade no rosto de uma mulher negra brasileira que viu um Brasil bem de perto. E o trópico novamente mostrou que ele é quente, mas com um pouco de Oxum… 

Contudo… alguns “acasos” podem ser incômodos. A prioridade em falar do sofrimento e de uma superação sem relacionar a clara base na fé, canção, de Jurema à Oxum, se torna incômoda. Soa uma exposição pouco ocasional, um bocado fetichista (o que se traduz na linguagem) que não consegue relacionar os elementos que Trindade apresenta. Alguns acasos mereciam um debate.

3 Nota do Crítico 5 1

Conteúdo Adicional

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta