Tudo Sobre o Festival de Cinema de Paraty 2024

Festival Internacional de Cinema de Paraty

Tudo Sobre o Festival de Cinema de Paraty 2024

Município colonial histórico do Rio de Janeiro torna-se palco da sétima arte entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, com exibições de filmes, homenagens e mesas temáticas

Por Fabricio Duque

Paraty, município brasileiro localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, é por si só um cenário cinematográfico com suas paisagens, suas praias e suas ruas coloniais. Junto ao oceano Atlântico, com uma população de 39.965 habitantes, e que foi declarada como Patrimônio da Humanidade por “sua integração excepcional entre valores associados ao patrimônio cultural e ao natural”, Paraty é o palco perfeito para hospedar festivais de cinema. Idealizado, produzido e com curadoria dos irmãos Bruno Saglia e Jane Saglia, o Festival Internacional de Cinema de Paraty chega à histórica cidade, em sua primeira edição, com o objetivo de “contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, intensificar a cultura, promover fóruns, palestras, debates, encontros com profissionais do setor, entre outras muitas ações”, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto de 2024, com todas as sessões gratuitas. 

O Festival Internacional de Cinema de Paraty, certificado pelo Instituto de Pesquisa e Consultoria de Estudos Avançados Tecnológicos pela “sustentabilidade e serem mais ecoeficientes nesta edição”, quer ser o expoente do cinema mundial e, ao longo desses quatro dias, exibirá filmes brasileiros e internacionais, selecionados para a mostra competitiva, nas categorias: Longa–metragem ficção brasileiro; Longa-metragem documentário brasileiro; Curta-metragem ficção brasileiro; Curta-metragem documentário brasileiro; Curta-metragem animação brasileira; Longa-metragem ficção internacional; Curta-metragem ficção internacional. As produções vencedoras serão exibidas nas próximas edições do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). 

“A programação apresentará uma diversidade de temas representados pelas regiões brasileiras. Esse é o grande propósito do festival: respeitar e incentivar a legitimidade de cada obra, garantindo um espaço para que a livre expressão de um idealizador tenha a oportunidade de chegar ao público”, texto do site do festival. 

Leia também:

Festival Internacional de Cinema de Paraty acontece em agosto na histórica cidade litorânea fluminense

Além destas, haverá a mostra especial na categoria de Curta-metragem regional, com filmes que tenham sido rodados em Paraty, e que apresentem, em seu argumento, a cidade como destaque. E também, juntamente com o Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro, será exibida a Mostra José Wilker, às 14h de 01 a 03 de Agosto de 2024 no auditório da Casa da Cultura. Uma homenagem ao ator José Wilker, que teve seu acervo recém incorporado ao MIS RJ. Wilker morreu em 2014, suas filhas Mariana e Isabel doaram um acervo de mais de 18 mil itens para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. A cada edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty, o prêmio da critica será representado pelo Troféu José Wilker.

E muitas homenagens à personalidades do cinema que se dedicaram à sétima arte. Uma delas é para a atriz Bete Mendes, que após ser homenageada no Festival Guarnicê de Cinema 2024, recebe no Festival Internacional de Cinema de Paraty o Troféu Jorge Amado, que também será entregue à realizadora brasileira Laís Bodansky; e à preparadora de elenco (sempre polêmica com suas técnicas de “torturas” aos atores, incluindo Wagner Moura em “Tropa de Elite”) Fátima Toledo. Jorge Amado foi escritor e um dos principais romancistas da Geração de 1930 do modernismo brasileiro, suas obras possuem características realistas, elementos regionais e crítica social.

A Noite de Abertura acontece no dia 31/07 com a exibição do curta “Esta Noite Seremos Felizes”, de Diego dos Anjos, e com o longa-metragem Samuel e a Luz, de Vinícius Girnys. Ao longo do festival, há a exibição também de Mais um dia, Zona Norte, de Allan Ribeiro; e Fernanda Young- Foge-me ao Controle, de Susanna Lira.

Samuel e a luz

O Festival Internacional de Cinema de Paraty tem realização da SG! Company Filmes. Colaboração  to Telecine, Canal Brasil e Globo Filmes. E como apoiadores, além da Mistika, o Vertentes do Cinema também está presente como um dos parceiros. O site exibirá online, de forma gratuita, em plataforma única e exclusiva, dez curtas-metragens vencedores, de 21 a 30 de agosto de 2024, para fomentar o cinema brasileiro e expandir virtualmente o Festival Internacional de Cinema de Paraty para o mundo. 

Compor um Júri de um festival é uma responsabilidade muito grande. No Festival Internacional de Cinema de Paraty, o júri técnico do Prêmio da Crítica é composto por Bruno Camelo (do site Meio Amargo); Neusa Barbosa (do site Cineweb); e Francisco Carbone (do site Cenas de Cinema). No Júri de Longa-metragem, temos a atriz-diretora Djin Sganzerla; o crítico de cinema Waldemar Dalenogare; a produtora executiva Patrícia Maria Chamon; o realizador Allan Deberton; e a dubladora Mabel Cezar. Para compor o Júri de Curta-metragem, a atriz Georgina Castro; o produtor-diretor Renan Brandão; a produtora Renata Ishihama; o produtor Junior Baruuch; e Clarissa Kuschnir, jornalista e curadora do site Vertentes do Cinema. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta