Tudo Sobre a Mostra Curtas Premiados de Paraty 2024

Tudo Sobre a Mostra Curtas Premiados do Festival de Cinema de Paraty 2024

Tudo Sobre a Mostra Curtas Premiados de Paraty 2024

A terceira parte traz de 21 a 31 de agosto os curtas-metragens premiados (e que geraram burburinho) na primeira edição do festival de cinema que aconteceu no município colonial histórico do Rio de Janeiro

Por Clarissa Kuschnir e Fabricio Duque

Após treze meses da Mostra Online Um Curta Por Dia, chamada carinhosamente de “o Mubi dos curtas”, os curadores Clarissa Kuschnir e Fabricio Duque apresentam agora outro projeto intitulado Mostra Online Curtas Premiados em Festivais de Cinema, que continua a apresentar um curta-metragem diferente, por 24 horas, das 9 horas da manhã até 8:59 do dia seguinte, em plataforma de exibição exclusiva e protegida no próprio site Vertentes do Cinema. As sessões são totalmente gratuitas e sem a necessidade de cadastro. Entre as obras exibidas, temos filmes documentário, ficção e videoclipe, que serão transmitidas para todo o Brasil e quase todos os países do mundo, visto que o Vertentes do Cinema não possui restrições. Isso faz parte do objetivo de fomentar amplamente a exibição do curta-metragem, possibilitando sua expansão territorial. 

A terceira parte da Mostra Online Curtas Premiados em Festivais de Cinema acontece virtualmente de 21 a 31 de agosto de 2024 com os curtas-metragens que geraram burburinho e que venceram o Festival Internacional de Cinema de Paraty, em que estiveram presentes Clarissa e Fabricio entre os dias 31 de julho e 04 de agosto (leia a matéria completa aqui). O Vertentes do Cinema foi um dos apoiadores da primeira edição realizada em Paraty, no Rio de Janeiro, e consolidou a parceria com os diretores do festival, os irmãos Jane Saglia e Bruno Saglia (estes que realizam também o Festival de Cinema de Vassouras). 

“São filmes que encantam a todos, com temas que emocionam e que nos fazem refletir desde animações, documentários e ficções. Então vamos viver juntos esta experiência, com a Mostra Vertentes do Cinema”, disse Jane Saglia, uma das curadoras e realizadoras do festival ao lado de seu irmão Bruno Saglia. 

Mais uma vez, o Vertentes do Cinema traz preciosidades destes festivais tão especiais que estão aí em diversas partes do Brasil. E especialmente para formar público. As sessões dos curtas exibidos no Festival Internacional de Cinema de Paraty tiveram salas lotadas. E agora, aqui no site, na Mostra Online Curtas Primados do Festival de Paraty 2024, o público tem a oportunidade para assistir aos curtas-metragens que foram muito comentados nesta primeira edição que já prometeu vir com tudo. Destes onze curtas, oitos são premiados pelo Júri Técnico, dois que marcaram Clarissa e Fabricio e um que abriu o festival. 

Na abertura, assistir ao lindo e poético Esta Noite Seremos Felizes”, de Diego dos Anjos. Protagonizado pelos veteranos Bete Mendes (uma das homenageadas do Festival Internacional de Cinema de Paraty) e Othon Bastos. E assim como no festival,  curta será o primeiro título da mostra. Dos filmes premiados, há as ficções: Deixa”, de Mariana Jaspe, protagonizada por Zezé Motta no papel de uma mulher que está prestes a ter seu marido, que estava preso, de volta; Como Chorar sem Derreter”, da estreante Giulia Butler, com Betty Faria e a atriz mirim Nina Dahmer no elenco; O Tesouro da Rua 34”, de Diogo de Nazaré, que traz a história de um menino cego que acompanha sua mãe, que tem que resolver questões de herança com a irmã no antigo casarão em que ela viveu na infância. Lá, o menino chamado Davi, acaba explorando os cantos da casa em busca de um tesouro, além de relembrar memórias de seu avó; Joia”, de R. Jonathan Samukange, que retrata a história verídica de uma jovem angolana tentando sobreviver durante o conflito na província de Benguela.

Dos vencedores da Mostra Competitiva de Documentários, a programação da Mostra Online Curtas Primados do Festival de Paraty 2024 traz As Marias”, primeiro curta doc de Dannon Lacerda, que apresenta as trigêmeas nascidas em 1947 em uma pequena cidade do Mato Grosso. E cada uma, com uma história comovente e diferente para contar. O filme inclusive está na lista competitiva de curtas documentários do Prêmio Grande Otelo 2024, que ocorrerá, no próximo dia 28 de agosto. Há também “Das águas” dos cineastas pernambucanos Adalberto Oliveira e Tiago Martin Rêgo. Em meio ao cotidiano dos pescadores do Rio Capibaribe, o filme traz a difícil vida deste trabalhadores que são ameaçados pelo progresso na cidade. É um ótimo recorte criativo com belas imagens, que nos fazer refletir (este curta lembra muito Recife de Dentro Pra Fora”, de Katia Mesel, outro importante e premiado filme de meados dos anos 90 sobre as mazelas do Rio Capibaribe. E complementando a seleção desta mostra há Paraty Tem Barra Grande”, de Joana Schneider, curta regional que retrata o bairro rural e periférico de Barra Grande, em Paraty, que chamou a atenção do público e do Júri no Festival Internacional de Cinema de Paraty. 

A Mostra Online Curtas Primados do Festival de Paraty 2024 traz também duas animações: a primeira, A Bicicleta Vermelha”, vinda do interior paulista e dirigida por Rodolpho Pinotti, recebeu o prêmio de melhor curta na categoria; e a segunda, De Dentro do Quarto”, escolhido como um dos melhores curtas do festival por Fabricio Duque. Duas animações que falam sobre a vida, melhor idade e lembranças familiares. Ainda sobre as escolhas do Vertentes, destacamos Quem Me Quer?”, outro curta documentário pernambucano que Clarissa Kuschnir teve o privilégio de assistir no Cine PE 2023 e este ano em Paraty.

O Festival Internacional de Cinema de Paraty conseguiu reunir diferentes gêneros de várias partes do Brasil, trazendo diversidade e muitas histórias interessantes para as telas. E algumas delas, o público pode assistir aqui no site Vertentes do Cinema. Abaixo, confira a programação completa com mais informações sobre cada curta e premiações.  

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA ONLINE CURTAS PREMIADOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE PARATY 2024

Esta noite seremos felizes

DIA 21/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ESTA NOITE SEREMOS FELIZES

(Esta Noite Seremos Felizes, 2023, 35 minutos, ficção, de Diego dos Anjos). Com: Bete Mendes, Othon Bastos. Seu Carlos e Dona Deise encontram-se toda semana no baile “Esta Noite Seremos Felizes” para viverem uma lúdica e nostálgica história de amor. 

Curta de abertura do Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 22/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DEIXA

(Deixa, 2023, Brasil,15 minutos, ficção, de Mariana Jaspe). Com: Zezé Motta, Dan Ferreira, Wilson Rabelo, Jéssica Ellen, Daniel de Souza. Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia
da prisão.

Curta Vencedor de Melhor Filme de Ficção do Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 23/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

COMO CHORAR SEM DERRETER

(Como Chorar Sem Derreter, 2024, Brasil, 15 minutos, ficção, de Giulia Butler) Com: Betty Faria, Nina Dahmer. Depois de ter segurado o choro por tempo demais, os olhos de Elizabeth estão secos. Em casa, ela conta o que está acontecendo para a estranha menina que vive com ela. A criança então inventa uma máquina para salvá-la.

Curta Vencedor de Melhor Direção de Ficção para Giulia Butler no Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 24/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DE DENTRO DO QUARTO 

(De Dentro do Quarto, 2023, Brasil, 18 minutos, animação , de Paula M. Rubinarti). Um garotinho acorda em seu quarto sem se lembrar de nada, nem mesmo de seu nome. Ele não sabe o que aconteceu e nem como foi parar ali, mas não se incomoda por isso. Ele ama seu quarto e, inclusive, tem medo de sair dali. No entanto, conforme passa o tempo, ele começa a se irritar com o fato de estar lá trancado e vai criando coragem para ver o que há do lado de fora.

Curta-metragem que fez parte da Mostra Competitiva de Curtas do Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024 e que foi um dos favoritos de Fabrício Duque.


DIA 25/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

O TESOURO DA RUA 34

(O Tesouro da Rua 34, 2023, Brasil, 15 minutos, ficção, de Diogo de Nazaré). Com: Com Davi Capinan, Manuela Afonso, Sofia Boito, Plínio Soares, Lilith Cristina, Beneval Barbosa. No antigo casarão de infância, Karina e sua irmã Mônica se reencontram e discutem a venda do imóvel familiar. Enquanto isso, o menino Davi, filho de Mônica e cego de nascença, explora os cantos da casa lembrando as histórias de seu avô enquanto busca um misterioso tesouro. Um filme sobre memórias, afetos e o poder da imaginação.

Curta vencedor de Melhor Filme na categoria de Curta-Metragem Ficção Acessibilidade, Inclusão Social e Diversidade no Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 26/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DAS ÁGUAS

(Das Águas, 2023, Brasil, 16 minutos, documentário, de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo). O filme é um recorte do espaço-tempo na história da cidade e mostra o cotidiano de mulheres e homens que vivem da pesca no rio Capibaribe, em Recife, Pernambuco. Também são abordados temas como direito à cidade, planejamento urbano, meio ambiente, e a luta das pessoas para manter a tradição da pesca, bem como seus sonhos, e a relação delas com o rio, que é parte fundamental de sua identidade cultural.

Curta vencedor de Melhor Filme na categoria de Curta-Metragem Ambiental no Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 27/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

PARATY TEM BARRA GRANDE

(Paraty Tem Barra Grande, 2023, Brasil, 13 minutos, documentário, de Joana Schneider). O documentário explora a Barra Grande, bairro rural e periférico em Paraty no Rio de Janeiro. Através de uma investigação dos gostos musicais locais, o filme revela o cotidiano vibrante da comunidade, destacando o emblemático Forró do Maurinho, um bar com 28 anos de história. Por meio de entrevistas e paisagens sonoras, descubra como a música molda e reflete a identidade cultural dos moradores, celebrando a diversidade e a riqueza cultural de Paraty.

Curta Vencedor de Melhor Filme Regional do Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024. 


DIA 28/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

JOIA

(Joia, 2023, Angola, 36 minutos, ficção de R Jonathan Samukange). Com: Victória Esquivél. Um drama inspirado numa emocionante história verídica de uma jovem angolana que vivenciou um período de grande conflito na província de Benguela, Angola. Perante diversos perigos, a sua coragem, determinação, esperança e amor, são fundamentais para enfrentar e superar o que parece impossível de ultrapassar.

Curta Vencedor de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 29/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

A BICICLETA VERMELHA

(A Bicicleta Vermelha, 2024, 15 minutos, animação, de Rodolpho Pinotti). Um velho, solitário, todos os dias lê seu jornal na varanda de sua casa e lá passa por uma experiência inusitada: reconhece nos transeuntes pessoas de sua juventude, inclusive sua mulher já falecida. Assustado a princípio, aos poucos ele se deixa levar pelas imagens de sua memória e o tempo regride à sua juventude. O filme explora questões relacionadas aos ritos de passagem e apresenta reflexões sobre os desafios da urbanização e da senilidade.

Curta Vencedor de Melhor Animação no Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 30/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

AS MARIAS

(As Marias, 2023, 15 minutos, Brasil, documentário, de Dannon Lacerda). Com: Maria Etelvina, Maria Leonor e Maria Salvadora. Nascidas em 1947 na pequena cidade de Guia Lopes da Laguna (MS), em região próxima da fronteira com o Paraguai, as trigêmeas narram passagens emocionantes de suas vidas, costumes e resistência feminina frente aos valores de uma sociedade conservadora onde a maioria das mulheres eram criadas para obedecerem aos pais, à igreja e aos maridos. O curta-metragem tem colecionado elogios por sua narrativa sincera e emocionante, revelando um Brasil profundo e ainda pouco conhecido. Trata-se do primeiro documentário do diretor sul-mato-grossense Dannon Lacerda.

Curta Vencedor de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Paraty 2024.


DIA 31/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

QUEM ME QUER

(Quem Me Quer, 2023, Brasil, 15 minutos, documentário, de Tiago Pinheiro). Entrevistados: Luiz Severiano Ribeiro Neto, José Rodrigues, Kleber Mendonça Filho, Cynthia Falcão, Lula Cardoso Ayres Filho, Geraldo Pinho, Janete Marques, Miguel Tavares, Alexandre Figueirôa, Gustavo Coimbra, Janaina Guedes, Julya Vasconcelos, Severino Alves, Luiz Joaquim, Joel Datz (Irmão Evento). Memórias de quem tem o Cinema São Luiz em um lugar de afeto na sua vida.

Curta-metragem que fez parte da Mostra Competitiva de Curtas do Festival Internacional de Cinema de Paraty e foi uma das escolhas em destaque do Vertentes do Cinema.

OS CARDS DA MOSTRA UM CURTA POR DIA – MÊS 13

SOBRE A MOSTRA UM CURTA POR DIA

O site Vertentes do Cinema foi criado como um impulso para ser uma nova opinião crítica sobre a sétima arte, mas também, principalmente, para ser um espaço total de liberdade de ideias e questionamentos. Durante muito tempo, os veículos midiáticos “precisavam seguir padrões sociais de conduta” e assim vários “podavam” os textos de seus escritores. Alguns muitos, inclusive esta foi a razão primordial de seu fundador Fabricio Duque, tinham suas críticas e matérias totalmente alteradas e suspensas da publicação. 

De lá para cá, desde 2009, após quatorze anos, o Vertentes do Cinema adentrou em três dilemas: conservar totalmente a liberdade crítica; manter a linha editorial que sempre focou no cinema independente em detrimento do comercial; e “lutar” pelo Cinema Brasileiro, com foco, destaque, pensamento crítico, sempre pontuando elementos necessários e primordiais, para que assim pudesse servir como um estudo em processo e não de palavras definitivas. 

E assim, foi nessa época, logo no início, que o Vertentes do Cinema buscou direcionar o foco ao curta-metragem brasileiro, considerado o “primo pobre” do cinema nacional. Se o longa-metragem tem uma vida útil de dez anos; o curta-metragem possui apenas dois. Pensando nisso, o site reorganizou todo o espaço online para exibir esses filmes. O Vertentes do Cinema sempre gostou muito de curtas-metragens. Nunca viu um cinema menor, com menor importância. O que seria do cinema sem os Irmãos Lumière, George Méliès? 

Isso tudo estimulou a criação do projeto Mostra Um Curta Por Dia, com duração inicial de doze meses (mas que pela quantidade de filmes precisamos expandir o projeto para treze meses), e com a exibição de um curta-metragem por dia. Nos primeiros meses, os filmes eram exibidos por links do Youtube e Vimeo. Mas isso impedia a liberdade. A Mostra só podia passar os filmes aprovados pelo Youtube e pelo Vimeo. Aquele curta clássico brasileiro, que “infringia a moral e os bons costumes da época”, não podia ser exibido, o que desencadeou na necessidade de construir uma plataforma única, livre e exclusiva, logicamente seguindo toda a legislação de proteger o filme e o público, com as opções de classificação indicativa e de impedimento de que alguma obra possa ser copiada (contra a pirataria). 

Desde que começamos com a Mostra Um Curta Por Dia, foram 399 filmes dos mais diversos gêneros, regiões e gostos. Foram tantas histórias diversas com temas tão atuais e engajados como questões etárias, lgbtqiapn+, de negritude, sociais, políticas, de família (em construção e desconstrução), decolonialistas, temáticas, enfim, principalmente filmes que nunca tiveram espaço em outras telas. Ou seja, nossa curadoria abre um leque enorme para que os realizadores possam mostrar seus trabalhos, além dos circuitos dos festivais.

A Mostra Um Curta Por Dia nasceu de uma necessidade. De um impulso de nunca fazer um curta-metragem desaparecer, especialmente o do Cinema Brasileiro. Ao resgatar um filme e exibi-lo, o Vertentes do Cinema o acorda e acende sua diversidade, memória, invenção e modernidade, expandindo janelas de exibição e por um momento resolvendo a “cota de tela”. Teve curta que atingiu sozinho 40 mil visualizações em 24 horas. A equipe é reduzidíssima: apenas três pessoas. Clarissa Kuschnir que organiza a curadoria com Fabricio Duque, este que cumpre todas as função de receber os filmes, buscar as autorizações, colocá-los no formato da plataforma, para depois passar ao estagiário que os cadastra no site e faz as artes de divulgação. Sim, isso tudo sem edital, sem financiamento, sem apoio nenhum.

CARDS DA MOSTRA ONLINE CURTAS PREMIADOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE PARATY 2024

Deixe uma resposta