Tudo Sobre a Mostra Cavi Borges 2024
Uma seleção-retrospectiva comemorativa de aniversário do diretor e produtor carioca com 16 filmes, de 12 a 17 de novembro no Estação Net Botafogo, além de um curso totalmente gratuito no Cine Santa
Por Fabricio Duque
12 de novembro de 1975 nascia Carlos Vinicius, o nosso Cavi Borges, ou Sr. Cavideo, o maior incentivador do cinema brasileiro. Seu signo Escorpião o representa bem nas características associadas. É intenso, apaixonado, determinado, magnetizado, estável e persistente. É, se não fosse assim, talvez já tivesse desistido. Nem o Covid o derrubou. E nada melhor para comemorar aniversário que uma mostra de filmes dirigidos pelo próprio.
A Mostra Cavi Borges 2024 traz uma seleção comemorativa de aniversário deste carioca ex-judoca, de 12 à 17 de novembro. Cavi Borges é diretor, produtor e distribuidor da Cavideo. Como diretor, já realizou 22 longas e 63 curtas, ganhando 178 prêmios em festivais de cinema, nacionais e internacionais. Como produtor realizou 360 obras audiovisuais entre curtas, médias, longas, séries, videoclipes e video-artes. Atualmente, tem realizado eventos e ajudado na programação dos cinemas Estação Net. Cavi abriu o Espaço cultural Cavideo em Laranjeiras com locadora, uma biblioteca de cinema gratuita e também tem um projeto na Maré. Cavi Borges é uma grande referência do movimento independente de cinema do Rio de janeiro produzindo filmes, mostras, eventos e encontros. Seu trabalho como diretor, produtor, distribuidor e agitador cultural se tornou uma referência do cinema independente carioca e brasileiro.
A Mostra Cavi Borges 2024 não é só uma retrospectiva de 16 filmes (11 longas, 5 curtas e sessão surpresa de video-artes inéditos)realizados, produzidos e dirigidos pelo cineasta nos últimos 10 anos, e além da exibição de cinco curtas-metragens e de video-artes inéditos, mas acima de tudo uma celebração de excelência de seus trabalhos e principalmente por sua vestimenta típica: camiseta (regata) e bermuda. Mais carioca do que isso, impossível! As sessões da Mostra Cavi Borges 2024 serão exibidas na sala 4 do Estação Net Botafogo, totalmente gratuitas.
Outro evento derivativo para comemorar aniversário de Cavi Borges é o curso gratuito “Criando Filmes”, que acontecerá de 11 a 15 de novembro, das 10h as 13h, dentro do Cine Santa, em Santa Teresa, à convite de Adil Tiscatti e Fernanda. “Em 5 encontros vamos fazer um filme todo passado dentro do cinema”, diz Cavi, que terá a seu lado a atriz e parceira constante Patrícia Niedermeier. As inscrições ainda estão abertas e ainda dá tempo: pelo email [email protected]
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA CAVI BORGES 2024
ESTAÇÃO NET BOTAFOGO – SALA 4
DIA 12/11 – TERÇA
19H – Cinco Curtas inéditos (Pré-Estreia)
DIA 13/11 – QUARTA
19H – Um Filme Francês
(Um Filme Francês, 2014, Brasil, 85 minutos, longa de ficção, comemoração de 10 Anos, de Cavi Borges). Com Patricia Niedermeier, Erom Cordeiro, Juliana Terra. Cléo tem anseios de fazer seu primeiro filme e decide realizá-lo. Como inspiração para a produção ela abraça o cinema francês e a cidade do Rio de Janeiro.
21H – Salto no Vazio
(Salto no vazio, 2017, Brasil, 70 min, longa de ficção/experimental, de Patricia Niedermeier e Cavi Borges). As memórias da viagem feita pelo casal de artistas Cavi Borges e Patrícia Niedermeier são transformados em um filme ensaio. O cenário é composto por paisagens localizadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Síria, França e Hungria.
DIA 14/11 – QUINTA
19H – Reviver
(Reviver, 2019, Brasil, 65 minutos, longa de ficção, de Patricia Niedermeier e Cavi Borges). Com Patricia Niedermeier, Jorge Caetano, Alexandre DaCosta. O escritor Greg é contratado para escrever um roteiro sobre a artista desaparecida Maria Guaranis. Identificando-se com a artista, perde-se no labirinto da criação.
21H – Fado Tropical
(Fado Tropical, 2020, Brasil, Portugal, 90 minutos, longa de ficção, de Cavi Borges). Com Patricia Niedermeier, Jorge Caetano, Felipe Bond, Úrsula Corona. Dois irmãos se reencontram em Lisboa para jogar as cinzas do seu pai em três lugares de Portugal. Essa viagem abre questões afetivas entre os irmãos, onde o passado e o presente se encontram.
DIA 15/11 – SEXTA
19H – O Cinema é Minha Vida
(O Cinema é Minha Vida, 2021, Brasil, 60 minutos, longa experimental, de Patricia Niedermeier, Cavi Borges e Rodrigo Fonseca). Com Patricia Niedermeier e Rodrigo Fonseca. O filme constrói um pseudônimo de François Truffaut para comemorar os 60 anos de realização do seu primeiro filme e trazer três tempos – camarim, entrevista e epifania – memórias, insights e seu profundo amor pela sétima arte e as mulheres que preenchem o palco, com suas pernas e formas femininas.
20H30 – Não Sei Quantas Almas Tenho
(Não Sei Quantas Almas Tenho, 2022, Brasil, Portugal, 98 minutos, longa de ficção, de Patricia Niedermeier e Cavi Borges). Com Com Patricia Niedermeier, Jorge Caetano, Felipe Bond, Brunno Rodrigues. Vampiro Nicolau procura Nina através dos séculos. “A gente vive até o dia em que morre a ultima pessoa que se lembra de nós?”
DIA 16/11 – SÁBADO
17H – Octávio III – O Imperador
(Octávio III – O Imperador, 2023, Brasil, 60 minutos, longa documentário, de Cavi Borges). Com Octávio Terceiro. Mais bem posicionado que Romário na pequena área, Otávio Terceiro conviveu com grandes nomes da música e do cinema brasileiros. Tomava whisky com Pixinguinha, chopp com Dorival Caymmi e também foi o responsável por levar um iniciante cantor para se apresentar pela primeira vez na televisão. Além disso, foi empresário por muitos anos de outro grande nome da música, João Gilberto. No filme, Otávio passeia pelas ruas do Rio, narrando sua história, até que um problema de saúde muda tudo.
18h30 – Na Terra de Marlboro
(Na Terra de Marlboro, 2024, Brasil, 50 minutos, longa documentário, de Cavi Borges). Com DJ Marlboro. DJ Marlboro é, para muitos, o criador do funk carioca e até hoje é um dos principais divulgadores do gênero. Habitué do In-Edit Brasil, o diretor Cavi Borges conta sua trajetória com depoimentos dados pelo próprio Marlboro e muitas imagens de arquivo.
20H – Baile Soul
(Baile Soul, 2023, Brasil, 80 minutos, longa documentário, de Cavi Borges). Com Dom Filô, Rômulo Costa, Tony Tornado. Do fim dos anos 60 até o fim dos anos 70, as equipes de som realizavam bailes blacks em centenas de clubes espalhados pelo subúrbio do Rio de Janeiro, dando origem ao movimento “Black Rio”. A musica soul reinava nessas festas e atraiam milhares de pessoas todos os fins de semana para esses eventos. Esse “fenômeno” popular colaborou para a consolidação do movimento negro.
DIA 17/11 – DOMINGO
17H – Bambuá
(Bambuá, 2024, Brasil, 80 minutos, longa documentário, de Cavi Borges e Beth Martins). O documentário mostra o processo criativo da Cia. Intrépida Trupe apresentando seu ultimo trabalho “Bambuá” usando bambus.
18H30 – Video-artes inéditos
20H – Impermanência
(Impermanência, 2023, Brasil, 65 minutos, longa documentário, de Guto Neto). Em seu novo filme, Guto Neto lança olhares, com sua câmera, sobre a trajetória criativa desafiadora do bailarino, coreografo e performer Marcio Cunha. “Impermanência” tem o argumento, cinematografia, produção, montagem e finalização de Guto Neto.
1 Comentário para "Tudo Sobre a Mostra Cavi Borges 2024"
So love…👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿🫶