Coletiva de Imprensa de Cidade Pássaro no Festival de Berlim 2020

Tudo sobre a Sessão de Gala de Cidade Pássaro no Festival de Berlim

Por Redação

 

A produção brasileira “Cidade Pássaro“, selecionada para a Mostra Panorama do Festival de Berlim 2020 foi apresentada pelo diretor e co-roteirista Mathias Mariani. O Vertentes do Cinema compareceu à Sessão de Gala do filme, seguido por uma rápida conversa de seus realizadores com o público e a imprensa presente na exibição especial. Você pode acompanhar o vídeo na íntegra nessa reportagem.

Após se apresentar e falar um pouco sobre o filme, o cineasta pediu que parte do elenco e dos produtores presentes o acompanhassem no palco, com direito a um agradecimento especial à Preta Ferreira, representante do movimento MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro), que permaneceu mais de cem dias presa sob a acusação de praticar extorsões nas ocupações, além de terrorismo – precisando de autorização judicial para viajar para o evento. Eles falaram das dificuldades de se sentirem acolhidos por uma megalópole como São Paulo e as implicações diretas na construção da obra. A ativista pode, nos últimos minutos da conversa, entregar um relato emocionante sobre a importância e pertinência de um filme como “Cidade Pássaro” ganhar espaço em um palco tão importante como o da Berlinale.

Os produtores também puderam responder sob as dificuldades de interação entre os membros da equipe, eis que alguns falam somente português e outros inglês. Eles afirmaram que esse problema foi superado a partir do momento em que perceberam que poderiam se corresponder pela linguagem do cinema, algo que vai além das palavras.

Os importantes esclarecimentos se seguiram, com informações técnicas sobre escolhas de enquadramento e decupagem e suas influências na narrativa, que possuem como protagonistas Amadi (O.C.Ukeje) e Ikenna (Chukwudi Iwuji), mas tem na relação com o território um agente importante para seu desenvolvimento. Além disso, aspectos que dialogam que a ficção científica foram levantados. Após a fala de Preta Ferreira, Matheus Mariani fez suas considerações finais.

Assista a íntegra da conversa com a equipe de “Cidade Pássaro”:

Acompanhe nossa cobertura completa e diária do Festival de Berlim clicando AQUI! 

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *