Em 2010, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) levará mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em 9 cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e
internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema
de animação e debates.
A estreia acontece no Rio de Janeiro e Niterói (de 27 de agosto e 05 de setembro), segue para Brasília (03 e 12 de setembro), São Paulo (10 a 19 de setembro), Belo Horizonte (17 a 26 de setembro), Recife (08 a 17 de outubro), Aracaju e Salvador (22 a 31 de outubro).
O Programa Internacional traz títulos inéditos de diversos países em versão dublada e faz um pequeno panorama do cinema direcionado as crianças. Os destaques ficam para o longa holandês “Iep!” , vencedor de prêmios internacionais, como o recente “Melhor Filme” no Festival de Cinema Infantil de Montreal e para animação francesa “O Segredo de Eleonor”, dirigida por Dominique Monféry que recebeu menção honrosa no Annecy International Animated Film Festival. Um longa-metragem sem diálogos mostra para pequenos espectadores a força da narrativa do cinema húngaro, “Perdidos na Galáxia”.
Na “Pré-estreia Brasil”, apresentamos “Eu e Meu Guarda-Chuva”, filme dirigido por Toni Vanzolini baseado no livro infantil homônimo de Branco Mello, dos Titãs e de Hugo Possolo. O roteiro foi adaptado por Adriana Falcão, Marcelo Gonçalves e Bernardo Guilherme e foi selecionado no Segundo Laboratório Sesc Rio de Roteiro de Cinema Infantil.
que arrematou seis prêmios no Festival de Paulínia e o prêmio Itamaraty de Melhor Longa de Ficção da 33ª Mostra de Cinema de São Paulo.
Grande sucesso do FICI, a sessão “Dublagem ao vivo” recebe nesta edição oito filmes inéditos, proporcionando a chance de conhecer o trabalho dos dubladores. Na programação estão filmes de diversos países, como a espanhola “O Lince Perdido”, dirigida por Raul Garcia, diretor indicado ao Oscar pelo curta-metragem “The Tell Tale Heart” e conhecido por seu trabalho como animador em “Aladdin”, “O Rei Leão” e “Tarzan”; a argentina “Plumíferos”, com supervisão artística de Juan José Campanella; a japonesa “Yona Pinguim”-exibida nos festivais de Veneza e Tóquio; Orps – O Filme, indicado ao Amanda Awards na Noruega; a alemã “Amigos Para Sempre”, o filme dinamarquês “Meu Amigo Storm”;o holandês “O Índio”, exibido no Sprockets Toronto International Film Festival for Children e a divertida comédia co-produzida entre França e LuxemburgoVamos, Contem! que fez parte da seleção oficial do no Annecy International Animated Film Festival.
Dentro do festival acontece o Prêmio Brasil de Cinema Infantil que exibe curtas-metragens direcionados ao público infantil em mostras competitivas e não-competitivas.
A pluralidade cultural continua através de Viva a Língua Portuguesa! – uma série de curtas-metragens produzidos em Portugal, no programa Contos Poloneses, que conta os principais contos de fadas poloneses e Histórias Preciosas, série de contos animados que exploram informações e descrições sobre diversas regiões da Rússia. Estas histórias foram produzidas pelo primeiro estúdio de animação privado da Rússia e estão na sessão “Se você ainda não viu” que também conta com “Barry e a Banda das Minhocas” e “A Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo”.
E para aqueles que acharam que não poderiam mais assistir a ótimos filmes em versão 3D, o FICI traz uma seleção especial com o vencedor do Oscar de melhor animação deste ano “Up! – Altas Aventuras”, “Viagem ao Centro da Terra – O Filme”, indicado ao Teen Choice Awards por melhor filme de aventura e “Toy Story 3”, que encerra a consagrada franquia da Pixar. A Sessão “Pré-estreia 3D” traz junto ao curta-metragem “Bugigangue, Controle Remoto” o longa “Batalha por T.E.R.A.”
Outra pré-estréia especial será do filme “O Segredo de Kells”, dirigido por Tomm Moore e exibido na programação do FICI no ano passado, depois de levar oito prêmios internacionais, foi indicado ao Oscar na categoria “Melhor longa-metragem de animação” deste ano e ganhou distribuição no Brasil pela Imagem Filmes, assim, volta ao evento que o divulgou com exclusividade.
O programa “Novos Jovens” desconstrói em filmes os conflitos naturais da pré-adolescência. Estes filmes mostram que independente do local onde vivem as criançastem novas motivações e muitas delas em comum. Filmes como “Karla e Jonas” (sequência de “Karla e Katrine”, exibido na última edição do FICI), “Antes que o Mundo Acabe” e “As Pequenas Selvagens” (prêmio de melhor comédia juvenil do Undine Awards, na Áustria) retratam esta fase.
O projeto “A tela na sala de aula” traz esse ano a parceria com a Centre National du Cinéma Et De L’Image Animée, centro que implementou, desde 1989, na França, três dispositivos para proporcionar aos alunos, desde o maternal até o vestibular, uma verdadeira educação artística na área do cinema e do audiovisual. O FICI exibe cinco filmes deste projeto para alunos de escolas públicas e particulares e disponibiliza extenso material pedagógico para os professores para futuras atividades.
Por fim, os pequenos poderão se divertir e aprender em nossas oficinas de cinema de animação onde conhecerão e usufruirão, antes ou após as sessões, das técnicas utilizadas em filmes de animação. As atividades poderão ser vistas posteriormente em nossa página no Youtube.