Mostra “Buster Keaton – O mundo é um circo” traz 70 filmes do emblemático ator e diretor do cinema mudo para o CCBB Rio de Janeiro
Acompanhamento musical durante sessões, masterclass, debate e livro-catálogo estão na programação da maior mostra dedicada ao artista no Brasil
Por Release Oficial
A comédia visual trouxe para o cinema uma gama de interpretações e gags que são referência para muitos atores e diretores até os dias de hoje. E o nome de Buster Keaton (1895 -1966) se configura no alto posto como um dos mais inventivos criadores desta arte. Para cineasta Orson Welles ele é o maior ator-diretor da história do cinema. Com patrocínio do Banco do Brasil e incentivo da Lei Rouanet, a mostra “Buster Keaton – O mundo é um circo” aterrissa no CCBB Rio de Janeiro, de 26 de setembro a 14 de outubro, para ratificar a importância deste artista que revolucionou a esfera da sétima arte. A mostra traz também sessões musicais acompanhando a exibição de filmes, livro-catálogo, curso de cinema sobre a obra de Buster Keaton, masterclass, debate e sessão com audiodescrição. A mostra ainda passará pelo CCBB Brasília (09/10 a 28/10) e CCBB São Paulo (11/10 a 05/11).
Com produção da Lúdica Produções, curadoria do professor, crítico e pesquisador Ruy Gardnier e do produtor e realizador Diogo Cavour, a mostra é a maior retrospectiva feita sobre o Buster Keaton em solo brasileiro. Serão exibidos 70 filmes divididos em 22 longas, 48 curtas e médias metragem, em formatos película (17 obras) e digital, em que os espectadores farão uma grande imersão na obra de Keaton, e identificarão, por exemplo, a característica que ficou para sempre associada ao ator: uma de suas grandes inovações é o fato de sua comédia se basear num personagem impassível, que mantém as mesmas feições diante dos fatos ocorridos – isso explica os apelidos dados a ele pelos críticos: “O grande cara de pedra” e “O homem que nunca ri”. O artista percebeu que ao não modificar sua expressão facial o espectador projetaria nele suas aspirações sentimentais, sensoriais e morais. Buster Keaton faleceu aos 70 anos de idade, e durante sua vida não foram poucas as vezes em que ele se arriscou em cena quando jovem: o acrobático ator e diretor fazia piadas usando diversos obstáculos em suas cenas – e influenciou nomes como Jacques Tati (“As Férias do Sr. Hulot”, de 1953 ) e Jackie Chan (“Police Story”, de 1985).
Com o fim da era silenciosa, Keaton perdeu a autoria de seus filmes e participou de projetos menores. Desse período, curtas inéditos no Brasil e longas raros como “O Rei da Champs Elyseés” e “O Moderno Barba Azul” (produções Francesa-mexicana protagonizado por Keaton nos anos 1940) serão exibidos em sessões especiais durante o evento. No fim dos anos 50, o cineasta foi redescoberto pela crítica e aclamado em festivais europeus, podendo assim retomar o prestígio e realizar projetos maiores. Desse momento, estão dois clássicos filmes do cinema (“Luzes da Ribalta”, de Charles Chaplin; e “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder) que lhe rendem homenagem e que também serão exibidos na mostra. Uma preciosidade em particular é “Film” (1965), filme com roteiro do escritor irlandês Samuel Beckett e que foi protagonizado por Keaton quando tinha 70 anos, com direção de Alan Schneider.
Segundo Diogo Cavour, a ideia é apresentar um amplo conjunto de obras das mais diferentes fases de Buster Keaton. “A mostra contará com a filmografia completa do início da carreira, de 1917 a 1930 – quando se tornou o maior astro do cinema mudo, junto com Charles Chaplin, entre eles “Sherlock Jr.” (1924), “A General” (1926) e “O Homem das Novidades” (1928), descreve o curador.
Um outro presente da mostra para o público será o livro-catálogo de 200 páginas (primeira publicação sobre o autor em língua portuguesa), com textos de grandes estudiosos da obra de Keaton, como David Robinson (crítico de cinema e autor inglês), Jean-Pierre Coursodon (crítico francês e historiador de cinema) e André Martin (crítico de cinema e diretor de filmes de animação franceses e colaborador da revista Cahiers du Cinema), além de artigos inéditos sobre os filmes do diretor-ator. O livro-catálogo também contará com uma série de fotografias de Buster Keaton rememorando os melhores momentos do cinema silencioso. Ao longo da mostra serão distribuídos gratuitamente 300 catálogos ao público.
Com um trabalho minucioso, a curadoria reuniu os filmes mais importantes protagonizados e dirigidos por Buster Keaton. Serão exibidos todos os filmes do período áureo de seu cinema – em que ele não só atuava, como tinha controle artístico de cada projeto. Para deleite dos fãs, serão exibidos também os curtas em que ele começou sua carreira cinematográfica, servindo como escada para comediante Roscoe “Fatty” Arbuckle, e alguns dos filmes pós anos 30 em que Keaton teve presença marcante.
“Seu nível de invenção humorística com objetos e peripécias atléticas é sem igual em toda a história da arte cinematográfica. Famoso como “o homem que nunca ri”, ele desenvolveu uma persona cinematográfica só talvez comparável à de Chaplin com Carlitos”, diz Ruy Gardnier.
Atividades extras
Acompanhamento musical – O público será contemplado com uma performance ao vivo durante 12 sessões da mostra “Buster Keaton – O mundo é um circo”, com acompanhamento musical ao vivo do pianista Cadu Pereira (pianista da Cinemateca do MAM , especializado na execução de filmes silenciosos), uma rara oportunidade de se conhecer a experiência do cinema no início do século. (ver programação)
Curso “O mundo segundo Keaton” – Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, das 14 às 16h, cinéfilos e amantes da obra de Buster Keaton poderão se inscrever para o curso “O mundo segundo Keaton”, que será ministrado por Hernani Heffner, professor de cinema da AIC e diretor de conservação da cinemateca do MAM. O curso abordará a incorporação do cinema pela indústria do entretenimento baseado no artista performativo e sua transformação tensionada em novo meio de expressão. Como Keaton se insere neste contexto, o comenta ironicamente e esculpe o protótipo do herói estoico e bem-intencionado, porém deserdado dos deuses. A entrada será gratuita, com inscrições poderão ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.mostrabusterkeaton.com.br . A produção separou 20% das vagas para estudantes de escolas populares de audiovisual. Ao final do curso os presentes receberão um certificado.
Master Class – No dia de aniversário de Buster Keaton, dia 4 de outubro, está marcada a Buster Class às 19h, uma aula magna como crítico e curador Ruy Gardnier. A aula abordará o estilo particular de comédia criado por Buster Keaton em seu período autoral, com ênfase na criação de refinadas gags de humor físico e no uso de linguagem cinematográfica – enquadramento, organização espacial, ritmo, aproveitamento dos elementos cenográficos – para fazer rir.
Sessão Especial com a orquestra Soundpainting Rio – No aniversário do CCBB, dia 12 de outubro, (também dia das crianças) haverá uma sessão especial com a execução musical do filme “A General”. Coordenada pelo soundpainter Taiyo Omura desde 2013, utiliza o Soundpainting (linguagem de sinais para composição multidisciplinar ao vivo, criada pelo compositor norte-americano Walter Thompson em meados dos anos 1970) com outras linguagens gestuais de improvisação dirigida/composição ao vivo, numa mescla totalmente inusitada de artistas, instrumentistas, dançarinas e performers – nos quais trilha sonora, efeitos, diálogos e interação lúdica com o público são criados na hora, com a chamada Cineorquestra.
Debate – No dia 14 de outubro será discutida em debate a obra de Buster Keaton e seus desdobramentos para o campo do cinema e artes em geral. A mesa será composta pelo crítico e pesquisador Luiz Carlos Oliveira Jr. (UFF) e pelo crítico e professor Pedro Henrique Ferreira (PUC-Rio) sobre a obra de Buster Keaton. Mediação do curador Diogo Cavour.
Audiodescrição – A sessão audiodescrição será no dia 3 de outubro com o filme “Sherlock Jr.”.
Sobre os curadores
Ruy Gardnier é crítico, pesquisador e professor. Atua como crítico de cinema para o jornal O Globo e trabalha como pesquisador no acervo audiovisual do Circo Voador. Foi curador de diversas mostras cinematográficas, entre as quais “Cinema Brasileiro – Anos 90, 9 Questões”, “Rogério Sganzerla – Cinema do Caos” e “Júlio Bressane – Cinema Inocente” (CCBB/RJ-SP). Trabalhou como pesquisador para o Tempo Glauber e para a Cinemateca do MAM.
Diogo Cavour é curador, produtor e realizador. Realizou a curadoria de mostras como “Cinema Romeno Contemporâneo” (2014) e “Paulo José – Meio Século de Cinema” (2015). Como produtor esteve à frente de mostras como “O Faroeste Vermelho” (2016) e “Corpos da terra – imagens dos povos indígenas no cinema brasileiro” (2017/2018). Atuou como realizador em diversos projetos da Lúdica Produções, como longas-metragens, institucionais e projetos de artes visuais.
Sobre a Lúdica Produções
Presente no mercado audiovisual carioca há 10 anos, a Lúdica Produções Audiovisuais tem como principal objetivo a realização de projetos que reflitam os interesses e ideais de seus realizadores: suas leituras de realidade aliadas às suas vontades de expressão e criação. Com vasta experiência na produção de mostras de cinema, exposições de arte e eventos culturais em espaços como CAIXA Cultural, CCBB e Oi Futuro, a produtora já realizou vídeos para clientes como Rede Globo, Petrobras, Coca-Cola e Sony Music.
Programação Completa
26/09 QUARTA
16h – The Saphead (O Pesado) [Digital + Livre]
17h30 – One Week (Uma Semana) + Convict 13 (O Condenado nº 13) + The Scarecrow (O Espantalho) + Neighbors (Vizinhos Vigilantes) [Digital + Livre]
19h30 – The Cameraman (O Homem das Novidades) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
27/09 QUINTA
16h – The Invader (Fanfarronadas) [Digital + Livre]
17h30 – The Haunted House (A Casa dos Fantasmas) + Hard Luck (Com Pouca Sorte) + The High Sign (Melhor que a Encomenda) + The Goat (Bode Expiatório) [Digital + Livre]
19h30 – Three Ages (À Antiga e à Moderna) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
28/09 SEXTA
*14h – CURSO O mundo segundo Keaton com o pesquisador Hernani Heffner [12 anos] 16h15 – Oh, Doctor! (Dr. Jalapa) + Coney Island + Out West (Velho Oeste) [Digital + Livre] 18h – The Butcher Boy (Com Culpa no Cartório) + A Reckless Romeo (Chico Boia, Romeu de Esquina) + The Rough House (A Casa do Sr. Pancho) + His Wedding Night (Na Noite de Casamento) [Digital + Livre]
20h – Our Hospitality (Nossa Hospitalidade) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
29/09 – SÁBADO
14h – CURSO O mundo segundo Keaton com o pesquisador Hernani Heffner [12 anos] 16h45 – Steamboat Bill Jr. (Marinheiro de Encomenda) [Digital + Livre] 18h30 – The Play House (O Faz-Tudo) + The Boat (Um Grande Navegante) + The Paleface (À Prova de Fogo) [Digital + Livre] 20h – Sherlock Jr. (Bancando o Águia) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
30/09 – DOMINGO
14h – CURSO O mundo segundo Keaton com o pesquisador Hernani Heffner [12 anos]
16h45 – “Pardon My Berth Marks (Viagem de Recreio) [Digital] + The Taming of the Snood (Noturno do Reno)” + La Fiesta de Santa Barbara [Digital] + Film [16mm + 12 anos] 19h – The Navigator (Marinheiro Por Descuido) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
01/10 – SEGUNDA
14h – The Saphead (O Pesado) [Digital + Livre] 16h – Oh, Doctor! (Dr. Jalapa) + Coney Island + Out West (Velho Oeste) + The Bell Boy (Um Rapaz de Expediente) [Digital + Livre] 18h – El Moderno Barba Azul (O Moderno Barba Azul) [Digital + Livre] 20h – Seven Chances (Os 7 Amores) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
03/10 – QUARTA
14h30 – Sherlock Jr. (Bancando o Águia) | Sessão com Áudio Descrição. Entrada franca. [Digital + Livre] 16h – Le Roi des Champs-Elysées [Digital + Livre] 17h45 – Moonshine (Fiscal Finório) + Good Night Nurse (Ótima Operação) + The Cook (Parodiando Salomé) [Digital + Livre] 19h30 – Go West (O Vaqueiro Estilizado) – 70min | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
04/10 – QUINTA
14h – Back Stage (Fazendo Carreira Torta) + The Hayseed (Lucro Sem Proveito) + The Garage (aka Fire Chief) (Vendedor de Automóvel) [Digital + Livre] 15h45 – The Gold Ghost (A Cidade Deserta) + Allez Oop (Relojoeiro Amoroso) + Palooka From Paducah (O Campeão de Paducah) + One run Elmer (O Esportista) + Hayseed Romance (Romance Rústico) [Digital + Livre] 17h30 – Battling Butler (Boxe por Amor) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre] 19h – BUSTER CLASS: Aula Magna com o crítico e curador da mostra Ruy Gardnier [12 anos]
05/10 – SEXTA
14h – Free and Easy (O Jeca de Hollywood) [Digital + Livre] 16h – The Butcher Boy (Com Culpa no Cartório) + A Reckless Romeo (Chico Boia, Romeu de Esquina) + The Rough House (A Casa do Sr. Pancho) + His Wedding Night (Na Noite de Casamento) [Digital + Livre] 18h – Spite Marriage (Noivo Caradura) [Digital + Livre] 19h45 – The Bell Boy (Um Rapaz de Expediente) + Neighbors (Vizinhos Vigilantes) + Cops (O Enrascado) + The Blacksmith (Ferraduras Modernas) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
06/10 – SÁBADO
14h – One Week (Uma Semana) + Convict 13 (O Condenado nº 13) + The Scarecrow (O Espantalho) [Digital + Livre] 15h45 – Sunset Blvd. (Crepúsculo dos Deuses) [Digital + 14 anos] 18h – The Railrodder + Buster Keaton Rides Again (Buster Keaton Ataca Novamente) [16mm + Livre] 19h45 – The General (A General) | Sessão com acompanhamento musical de piano
[16mm + Livre]
07/10 – DOMINGO
14h45 – My Wife’s Relations (A Parentela da Esposa) + The Frozen North (Na Terra dos Gelados) + The Electric House (A Casa Elétrica) [Digital + Livre] 16h30 – Daydreams (Sonho e Realidade) + The Balloonatic (O Aeronauta) + The Love Nest (No Alto Mar) [Digital + Livre] 18h – College (Amores de Estudantes) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre] 19h30 – Steamboat Bill Jr. (Marinheiro de Encomenda) | Sessão com acompanhamento musical de piano [16mm + Livre]
08/10 – SEGUNDA
14h30 – Spite Marriage (Noivo Caradura) [Digital + Livre]
16h15 – Back Stage (Fazendo Carreira Torta) + The Hayseed (Lucro Sem Proveito) + The Garage (aka Fire Chief) (Vendedor de Automóvel) [Digital + Livre] 18h – Go West (O Vaqueiro Estilizado) [Digital + Livre] 19h45 – Battling Butler (Boxe por Amor) [Digital + Livre]
10/10 – QUARTA
15h15 – Parlor, Bedroom and Bath (Romeu de Pijama) [Digital + Livre] 17h – Buster Keaton: A Hard Act to Follow [Digital + Livre] 20h – College (Amores de Estudantes) [Digital + Livre]
11/10 – QUINTA
14h00 – Moonshine (Fiscal Finório) + Good Night Nurse (Ótima Operação) + The Cook (Parodiando Salomé) [Digital + Livre]
16h15 – Paradise for Buster + The Triumph of Lester Snapwell + The Scribe [Digital + Livre] 18h – Our Hospitality (Nossa Hospitalidade) [Digital + Livre] 19h45 – The Navigator (Marinheiro Por Descuido) [Digital + Livre]
12/10 – SEXTA
14h45 – The Haunted House (A Casa dos Fantasmas) + Hard Luck (Com Pouca Sorte) + The High Sign (Melhor que a Encomenda) + The Goat (Bode Expiatório) [Digital + Livre] 16h30 – Daydreams (Sonho e Realidade) + The Balloonatic (O Aeronauta) + The Love Nest (No Alto Mar) [Digital + Livre] 18h – The General (A General) | Sessão com acompanhamento musical da orquestra Soundpainting Rio [16mm + Livre] 20h15 – Sherlock Jr. (Bancando o Águia) [Digital + Livre]
13/10 – SÁBADO
13h15 – The Play House (O Faz-Tudo) + The Boat (Um Grande Navegante) + The Paleface (À Prova de Fogo) + Cops [Digital + Livre] 15h – Limelight (Luzes da Ribalta) [Digital + Livre] 17h30 – Seven Chances (Os 7 Amores) [Digital + Livre]
19h – Film + Notfilm [Digital + 12 anos]
14/10 – DOMINGO
13h30 – My Wife’s Relations (A Parentela da Esposa) + The Frozen North (Na Terra dos Gelados) + The Electric House (A Casa Elétrica) + Blacksmith [Digital + Livre] 15h30 – Three Ages (À Antiga e à Moderna) [Digital + Livre] 17h15 – The Cameraman (O Homem das Novidades) [Digital + Livre] 19h – DEBATE com o crítico e pesquisador Luiz Carlos Oliveira Jr. e o crítico e pesquisador Pedro Henrique Ferreira sobre a obra de Buster Keaton. Mediação do curador Diogo Cavour [12 anos]
Serviço
Mostra Buster Keaton – O mundo é um circo
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2020 | [email protected]
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Datas: de 26 de setembro a 14 de outubro
Horários: consultar programação
Lotações: 98 lugares (Cinema I)
Horários da Bilheteria: Das 9h às 21h.
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação: consultar programação por sessão
Acesso para pessoas com deficiência: Sim
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: CCBB
Programação completa: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro
INFORMAÇÕES AO PÚBLICO
SITE: www.bb.com.br
Twitter: twitter.com/CCBB_RJ
Facebook: www.facebook.com/CCBB.RJ
Email: [email protected]