Tudo Sobre o 10º Mês da Mostra Um Curta por Dia: A Repescagem 2025

Tudo Sobre o 10º Mês da Mostra Um Curta por Dia: A Repescagem 2025

Tudo Sobre o 10º Mês da Mostra Um Curta por Dia: A Repescagem 2025

A repescagem chega no outubro rosa com 31 curtas-metragens diferentes, no mês das crianças a cada 24 horas, em exibições gratuitas em plataforma única exclusiva

Por Clarissa Kuschnir

Outubro chegou trazendo mais um mês da Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025, que está sendo exibida, desde o dia 01 de janeiro, durante um ano inteiro. E nós, aqui, os curadores, eu Clarissa Kuschnir e nosso editor Fabrício Duque continuamos literalmente firmes e fortes no propósito de trazer curtas-metragens dos mais diversos universos para vocês poderem ver ou rever. E sim, estamos bem satisfeitos de saber que as pessoas estão gostando demais de terem acesso aos curtas que ficam em exibição durante 24 horas. Visto que cada obra fica sempre das 9 da manhã até às 9h da manhã seguinte. E tudo isso, gratuito e sem necessidade de cadastro. Inclusive, o Vertentes do Cinema, por ser o único site de cinema e críticas que tem uma plataforma única de exibição de filmes, abre espaço para todos os gêneros, anos e tudo o que o universo dos curtas pode nos oferecer. Antes de começar a falar dos filmes propriamente ditos, o Vertentes cobrirá três importantes festivais este mês que são: o Festival do Rio; o Goiânia Mostra Curtas; e, para encerrar, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ou seja, nós estaremos conectados com novas obras de curtas, muitos que, com certeza, estarão futuramente na programação da Mostra Um Curta Por Dia.

E para começar o mês em que se comemora o Dia das Crianças e da nossa padroeira Nossa Senhora Parecida, abrimos nossa Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025 com “Ilusões Perdidas”, um lindo e sensível curta de pandemia, do ator e cineasta Guilherme Telli. Seguindo nossa programação temos “O Homem que Não Cabia em Brasília” , de Gustavo Menezes, que em 2017 foi vencedor de melhor filme do júri popular na primeira edição do FestUniBrasíla  – Festival Universitário de Cinema de Brasília, dentro da 50ª edição do Festival de Brasília; o divertido e bem humorado “Vestido de Laerte”, de Claudia Priscilla e Pedro Marques, que traz como protagonista a cartunista Laerte, outro filme também premiado em Brasília (melhor ficção e direção de arte), em sua 46º edição.

De animação trazemos “Novela”, de Otto Guerra; “Joana” de Daniel Pinheiro Lima; e “Gadanthara”, de Filipy Dilly.

Dos títulos dirigidos por nossas cineastas mulheres temos as ficções: “O Último Bramido”, de Enoe Lopes Pontes; “Dramática”, de Ava Gaitan Rocha, inspirado livremente no poema Hierarquia, de Pier Paolo Paolini; o ótimo curta de gênero “Parabéns a Você”, de Andréa Kaláboa; e fechando os documentários, “Socorro”, de Susanna Lima; “Aponta Pra Fé”, da paraibana Kalyne Almeida (curta este que recentemente virou um longa); e “Lembra-Te”, de Carolina de Cássia. Todos esses documentários se entrelaçam de certa maneira no coletivo e nas questões sociológicas da nossa sociedade.

Confira também:

Baixe a Revista Programação do nono mês da Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025

Tudo Sobre os meses anteriores da Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025

Ainda dentro dos documentários destaque para o grande Walter Carvalho e seu “Caruatá – Vejo o Lugar Que Me Vê”, em que o diretor faz uma conexão entre a imagem, a fotografia e a memória (e Waltinho sabe falar muito bem sobre isso). Já o nosso colaborador João Lanari retorna  com “Denis e Syd”, neste o cineasta, professor e crítico traz um registro da passagem do escritor Sy Field, pelo Brasil, considerado o guru do roteiro; “Reexisto”, de Rodrigo Campos, que é mais um filme feito na pandemia, em que 23 fotógrafos de 10 estados brasileiros e dois países apresentam diversos registros de suas câmeras do universo de seus isolamentos; “No Interior da Minha Mãe”, de Lucas Sá; “Cemitérios Gerais ; Sobre Poemas de João Cabral de Melo Neto”, um doc experimental e mais uma vez feito na pandemia, dirigido por Bebeto Abrantes, Cavi Borges e Regina Miranda; “Juliana, na Cinemateca”, de Diego Quinderé e Estevão Meneguzzo; o impactante “Revés de um Parto”, de Ricardo Camargo; “Dias de Glória” de Cervantes Sobrinho, que conta a história  do Cine Glória, único cinema de rua de Campos do Jordão; eDias de Greve”, do premiado cineasta brasiliense Adirley Queirós.

E retornando as ficções, trazemos: “Quarto 411”, de Amarildo Martins; a fantasia “O Jardim Fantástico”, de Fábio Baldo e Tico Dias; o lindo e poético “Sophia”, de Kennel Rogis; “Fui!!!”, de Guilherme Fiuza Zenha (recém falecido em 2024); “Batiman e Robim”, de Ivo Branco; “Incúria”, de Tiago A. Neves; e “Últimos Dias”, de Yves Moura.

Ainda este mês, destaco uma escolha minha: o videoclipe “Morte e Vida Uterina”, interpretado pela autora e cantora Paula Cavalciuk, e dirigido com maestria pelo cineasta e animador sorocabano Daniel Bruson. Daniel inclusive acumula prêmios com diversos curtas e foi um dos animadores convidados em “Nine Five Sentes”, de Jerusha e Jared Hess, indicado ao Oscar 2024. Daniel também assina, como diretor de arte do longa Stop Motion “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de César Cabral.

E para encerrar não esqueçamos dos experimentais que são: “Gozo/Gozar”, do veterano Luiz Rosemberg Filho, e “Cinema Sozinho”, de Mauricio Targino.

Do total dos 31 curtas, 13 são filmes de ficção, 12 documentários, 3 animações 1 videoclipe e 2 experimentais. Na direção feminina, temos 7 curtas, e os estados contemplados este mês são: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Maranhão.

E como todos os meses, a Mostra Um Curta Por Dia apresenta uma cor da arte de divulgação para remeter as campanhas sociais de Prevenção às doenças de saúde. O mês de outubro vem com a cores oficiais Rosa (alertar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero), Verde (conscientizar sobre a sífilis e a sífilis congênita) e Cinza (alertar sobre a doença autoimune artrite reumatoide). Então bora embarcar nas histórias dos curtas de outubro?

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DÉCIMO MÊS (OUTUBRO) DA MOSTRA UM CURTA POR DIA: A REPESCAGEM 2025

Ilusoes Perdidas

DIA 01/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ILUSÕES PERDIDAS

(2020, Brasil, 7 minutos, de Guilherme Telli). Com Guilherme Telli e participação de Isaac Delbem. Um cenário sem plateia, nem espetáculo. Um palhaço recorda os tempos de casa cheia, do encontro com seu público, e lamenta a dificuldade do artista nos novos tempos. Porém sabe que precisa se renovar.


DIA 02/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

O HOMEM QUE NÃO CABIA EM BRASÍLIA

(2016, Brasil, 16 minutos, de Gustavo Menezes). A peleja de um morador de rua contra a utopia de Brasília. Com Wellington Abreu, Lucio Campello, Juliana Tavares, Uriel Martinez.


DIA 03/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

VESTIDO DE LAERTE

(2012, Brasil, 13 minutos, de Claudia Priscilla e Pedro Marques). Laerte percorre um longo caminho pela cidade de São Paulo em busca de um certificado.


DIA 04/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

NOVELA

(1993, Brasil, 7 minutos, Animação, de Otto Guerra). O que acontece entre os intervalos comerciais no horário nobre de nossas emissoras de televisão? Quantas histórias são contadas e repetidas ano após ano? “Novela” e um segmento deste horário sagrado em que o país inteiro espera as cenas dos próximos capítulos.


DIA 05/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

O ÚLTIMO BRAMIDO

(2021, Brasil, 16 minutos, Ficção, de Enoe Lopes Pontes). Com Letícia Moreira e Ana Luiza da Rocha. Júlia e Fabiana estão entediadas, trabalhando dentro do apartamento delas, até que as duas encontram um misterioso jogo de tabuleiro.


DIA 06/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

QUARTO 411

(2014, Brasil, 10 minutos, Ficção, de Amarildo Martins). Com Dieison Rafael Lang, Guto Calzzani e Renet Lyon. Fabricio, jovem universitário, acorda e não lembra porque está ali.


DIA 07/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CARUATÁ – VEJO O LUGAR QUE ME VÊ

(2021, Brasil, 12 minutos, Documentário, de Walter Carvalho). Um relato visual de quando uma imagem encontra a fotografia. Através da frase de Goethe citada no início do filme, ”Na natureza nunca vemos nada isolado, mas tudo é em conexão com alguma coisa que está diante, ao lado, sob e sobre ela”, toda a conexão fica estabelecida nesta sugestão imagética de ressuscitar a aridez do lugar em si.


DIA 08/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MORTE E VIDA UTERINA

(2016, Brasil, 4 minutos, Videoclipe, de Daniel Bruson). Letra e música de Paula Cavalciuk. Videoclipe oficial da música “Morte E Vida Uterina”, do álbum Morte & Vida (2016).


DIA 09/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DENIS E SYD

(1999, Brasil, 10 minutos, Documentário, de João Lanari). Registro da passagem de Syd Field e m B ra s í l i a , p a ra u m w o r ks h o p, c o m acompanhamento de Denis de Oliveira e Ligia Verdi.


DIA 10/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

O JARDIM FANTÁSTICO

(2020, Brasil, 21 minutos, de Fábio Baldo e Tico Dias). Uma professora usa Ayahuasca durante as aulas para conectar seus alunos a uma outra realidade. Em um dos rituais, uma criança encontra uma estranha engrenagem na floresta.


DIA 11/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

REEXISTO

(2020, Brasil, 18 minutos, Documentário, de Rodrigo Campos). Uma pandemia, quarentena, 23 fotógrafos, 10 estados brasileiros, 02 países. Mais de 200 fotos produzidas entre março e junho de 2020. Dedicado a todas as vítimas do Covid-19 no mundo.


DIA 12/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

SOPHIA

(2013, Brasil,15 minutos, de Kennel Rogis). Com Joana Marques e Isabelly Domingos. Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.


DIA 13/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

NO INTERIOR DE MINHA MÃE

(2013, Brasil, 17 minutos, Documentário, de Lucas Sá). Uma viagem para a cidade do interior da minha mãe.


DIA 14/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CEMITÉRIOS GERAIS: SOBRE POEMAS DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

(2021, Brasil, 05 minutos, Documentário, Experimental, de Bebeto Abrantes, Cavi Borges e Regina Miranda). Em protesto pelas 500 mil mortes por COVID-19, 5 atrizes recitam poemas de João Cabral de Melo Neto.


DIA 15/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DRAMÁTICA

(2005, Brasil, 18 minutos, de Ava Gaítan Rocha, Drama, Experimental). Com Cristiano Lima, Godofredo Quincas, Simone Spoladore. Inspirado livremente no poema Hierarquia (1970), de Pier Paolo Pasolini, que lança sua visão sobre o Brasil daquela época, o filme retoma e confronta a realidade híbrida de um país convulsionado, suas tensões dramáticas, a partir das experiências radicais.


DIA 16/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

FUI!!!

(2004, Rio de Janeiro, Brasil, 15 minutos, Ficção, de Guilherme Fiúza Zenha). Com Thelmo Fernandes, Alexandre Akerman, Henrique Neves, Zé Alex, Andréa Bordad’água e Isaac Bernat. Uma transação de drogas envolvendo uma organização estrangeira falha. Dois gringos arrogantes são enviados ao Brasil para resolver a situação, mas, acabam sendo guiados por um motorista de táxi abobalhado e sem-vergonha pelas ruas do Rio de Janeiro. Essa estranha mistura de personalidades e culturas termina por ter um desfecho hilário.


DIA 17/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

JOANA

(2013, Brasil, 6 minutos, Animação, de Daniel Pinheiro Lima). Joana é uma criança solitária, não sabemos se vive nas ruas por abandono ou por vontade própria, talvez ela tenha fugido de casa. Ela acredita ter o poder de controlar a chuva, mesmo quando pega de surpresa. Joana passa os dias entre pequenos furtos e jogando água fria para os lados. Quando encontra pessoas mais afortunadas, ou “acomodadas”, como ela gosta de imaginá-los, Joana prepara uma grande tempestade para estragar o dia deles. O que esta menina não percebe é que talvez, e apenas talvez, esteja estragando os seus próprios dias.


DIA 18/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

SOCORRO

(2022, Brasil, 16 minutos, Documentário, de Susanna Lira). Um grito de socorro da líder comunitária Socorro do Burajuba, do município de Barcarena, no Pará, considerado como uma “zona de sacrifício” ambiental e social.


DIA 19/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

JULIANA NA CINEMATECA

(2017, Brasil, 17 minutos, de Diego Quinderé e Estevão Meneguzzo). O documentário mostra a cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, que conta com um acervo de 80 mil rolos de filmes. Ocupada com a restauração das obras, Juliana lida com a deterioração e os constantes dilemas presentes na preservação de filmes.


DIA 20/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

REVÉS DE UM PARTO

(2018, Sorocaba, 20 minutos, Documentário, de Ricardo Camargo). O filme trata sobre um suicídio visto pelos olhos de quem mais ama. As Lembranças de uma mãe que escorrem em um curto tempo antes do momento tão derradeiro. Ultrapassar uma porta nunca foi tão difícil. Quando a voz se cala pela dor de uma perda tão grande, ficam os acordes que tanto  expressavam o silêncio daquela alma. Num final inusitado, encontra-se uma forma de preencher o vazio.


DIA 21/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

BATIMAM E ROBIM

(1993, Brasil, 24 minutos, Ficção, de Ivo Branco). Batimam e Robim são dois amigos. Na verdade Leo e Mário, dois quase marginais da periferia da cidade. O apelido pegou depois que eles saíram fantasiados de super-heróis, no carnaval, pelas ruas do bairro. Para conseguir um dinheiro fácil, resolvem fazer um assalto. Uma aventura sem maiores consequências se o dono do armazém não reagisse: ele atira ferindo Mário e é morto por um tiro de Leo.


DIA 22/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

INCÚRIA

(2021, Brasil, 15 minutos, Ficção, de Tiago Neves). Com Veronica Cavalcanti, Tarciana Gomes, Olavo Farias e Marcos Alcantara. A inquietude de uma filha pela ausência do pai inicia uma incúria familiar.


DIA 23/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

GOZO/GOZAR

(2016, Brasil, 17 minutos, Experimental, de Luiz Rosemberg Filho). Num mundo conturbado entre o capital e a fome, um pensamento livre sobre a importância do gozo e do gozar como ato de resistência. Não mais a representação como metáfora das relações vendidas pelo cinema americano, mas a vida vivida como metáfora da resistência à má política vivida no mundo.


DIA 24/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DIAS DE GLÓRIA

(2022, Brasil, 22 minutos, Documentário, de Cervantes Sobrinho). Conta a história do Cine Glória de Campos do Jordão – SP, tendo como fio condutor o relato e as lembranças do historiador Edmundo Ferreira da Rocha.


DIA 25/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

PARABÉNS A VOCÊ

(2019, Brasil, 19 minutos, Ficção, de Andréia Kaláboa). Com Rodrigo Ferrarini, Juliana Tosin e Zeca Cenovicz. Yulia vive em uma colônia de imigrantes eslavos e vai fazer sete anos. Ela quer ganhar a primeira festa de aniversário, mas a morte inesperada de um familiar traz frustrações e lições de vida.


DIA 26/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DIAS DE GREVE

(2009, Brasil, 24 minutos, Documentário, de Adirley Queirós). Uma greve de metalúrgicos tem início em uma cidade nos arredores de Brasília. Muito mais do que o despertar para uma consciência de classe, os grevistas redescobrem uma cidade que já não lhes pertence.


DIA 27/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ÚLTIMOS DIAS

(2010, Brasil, 15 minutos, Ficção, de Yves Moura). No último dia de funcionamento de um antigo restaurante, flagramos as relações estabelecidas entre seus funcionários e sua última cliente.


DIA 28/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CINEMA SOZINHO

(2005, Brasil, 8 minutos, de Maurício Targino, Experimental). Um épico sobre uma coisa absolutamente banal. Uma ida ao cinema. Com Ênio Gorba, Amanda Gabriel, Hermila Guedes. Storyboard de Juliano Dornelles.


DIA 29/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

APONTA PRA FÉ

(2017, Brasil, 13 minutos, Documentário, de Kalyne Almeida). 1585. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Em épocas coloniais, o rio Sanhauá serviu de rota para as navegações e de espaço de lutas entre os povos originários e os portugueses. 2019. É exatamente nessa localidade, hoje conhecida como Porto do Capim, que as mulheres se tornaram lideranças e criaram uma nova rota de resistência pelo direito habitacional.


DIA 30/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

LEMBRA-TE

(2022, Brasil, 17 minutos, Documentário, de Carolina de Cássia). O filme revela parte da história de uma professora recém-formada, que é selecionada para dar aulas em uma escola na área rural, no final da década de 60. A narrativa do filme ganha vida na busca de sua primeira aluna. Acorda memória-afeto de ex-alunos, e revela o retrato de um Brasil rural, que reivindica uma política pública de Educação do Campo. Lembra-te de sua primeira professora?


DIA 31/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

GADANTHARA

(2013, Brasil, 6 minutos, Animação, de Filipy Dilly). Gadanthara é um simpático funcionário da Biblioteca de Pormenores. Sua função é divulgar os editais desta instituição secular. Porém, a Biblioteca de Pormenores está encerrando suas atividades e o manda para pregar um último edital, uma última chance para a humanidade inscrever seus pormenores. A cidade de San Corisco, para onde ele é enviado, está completamente tomada por outros cartazes e a poluição publicitária deixou a região inteira um pouco agressiva.

Mostra Um Curta Por Dia - Repescagem 2025 - Outubro

Apoie o Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta