Mostra Um Curta Por Dia 2025

Tudo Sobre a Mostra Premiados do Festival Oscarito 2024

Tudo Sobre a Mostra Premiados do Festival Oscarito 2024

Com 15 curtas em exibições online e totalmente gratuitas, a mostra acontece de 17 a 31 de outubro, sempre por 24 horas, em plataforma única e exclusiva no próprio site

Por Redação

Em 1990, o Festival de Gramado iniciou uma sequência anual de laureados com homenagens aos grandes artistas, mas não exibia os filmes. Em 2024, a UniFacha – Faculdades Integradas Hélio Alonso resolveu criar seu primeiro festival de cinema. E assim, no mês de agosto, foi lançado o Festival Oscarito de Cinema da Facha, com curadoria de Breno Ramoa e Hugo Mello, orientado pelos professores Rico Cavalcanti e Guto Neto, que exibiu curtas-metragens, divididos em seis mostras competitivas: Ficção, Documentário, Ficção “Estrangeiro”, Documentário “Estrangeiro”, Ensino Médio e Filme Publicitário. E a premiação aconteceu no dia 31 de agosto de 2024, no Estação Net Rio. O evento teve o objetivo de exibir produções feitas pelos próprios alunos de Centros Universitários que foram selecionadas por um júri composto por profissionais renomados no mercado de Cinema e Audiovisual e professores da Instituição.

O nome do festival é uma homenagem a Oscar Lorenzos, um dos maiores astros do cinema nacional entre os anos 1930 e 1960. Nascido na Espanha em uma família circense, ele migrou para o Brasil quando tinha apenas 1 ano de idade. Além de atuar no circo e, mais tarde, também no teatro, Oscarito fez sua estreia no cinema em 1935 com “Noites Cariocas”, onde contracenou com Grande Otelo e, juntos, tiraram várias gargalhadas de milhares de brasileiros. A manhã de premiação foi uma experiência única, porque contou com a presença da filha de Oscarito, Miriam Teresa. 

Hugo Mello cursa do sétimo período de Cinema na UniFacha e é um dos organizadores do evento. Ele acredita que a experiência pode ser enriquecedora para os alunos, visto que o festival será promovido pela própria faculdade. “Acho importantíssimo uma instituição do tamanho da UniFacha ter um festival próprio e desse tamanho. A UniFacha é referência em comunicação, além disso, vai ser muito bom para os alunos já terem essa experiência de festival ‘dentro de casa’”, disse. O estudante também possui altas expectativas com o novo festival, “acredito que essa primeira edição será maravilhosa e com certeza é o primeiro grande passo de um festival que chega pra ficar no cenário universitário carioca e brasileiro”.

Junto de Hugo, Breno Ramoa também trabalha na produção do evento. Ele também está no sétimo período do curso de Cinema e fala sobre a oportunidade que os alunos têm de mostrar seus projetos em um ambiente fora da faculdade, “a gente não está fazendo filme para matéria tal, a gente está fazendo filme para a gente, para o nosso trabalho, para o nosso portfólio.  Normalmente a gente pega esses filmes incríveis que o pessoal faz aqui e que às vezes eles exibem no auditório, apresentam lá na AV2 e acabou. Jogar para um festival de cinema, inscrever em festivais, faz a gente saber que esses filmes têm muito potencial”.

“O Oscarito começou como um mini festival envolvendo duas turmas do professor Rico, docente de cinema da faculdade, entre uma turma de Cinema e outra de Design. Um pequeno projeto que a gente abraçou, tirou do papel e transformou num lindo Festival que aconteceu dia 31 de Agosto no Estação Net Rio. Na primeira edição contamos com mais de 60 curta-metragens inscritos, de vários estados do país, onde foram exibidos curtas e documentários de alunos da UniFacha e de instituições convidadas. Hoje, podemos afirmar que a UniFacha tem o festival de cinema que sempre mereceu, e para mim é um prazer fazer parte disso”, complementa Breno Ramoa. 

Além dos dois alunos, o coordenador do curso de Cinema da UniFacha, Guto Neto, e o professor Rico Cavalcanti, idealizador do projeto, também estão participando da organização. Hugo destaca o apoio que recebeu dos dois mentores, “eles foram o grande norte por trás de tudo, até pelo fato de sermos estudantes e não podermos participar de algumas etapas essenciais do festival. O tempo todo eles foram bem atenciosos e cuidadosos”.

Já Breno, fala sobre a experiência que os profissionais possuem e como isso agregou no planejamento para a realização do festival, “o grande diferencial deles é a experiência, porque a gente entrou perguntando: ‘como é que a gente faz um festival de cinema?’, a gente tinha uma noção, mas na prática a gente não tinha feito. E a gente sempre chega num momento que a gente fica tipo, ‘tá, e agora?’ A gente recorre a eles. Tem também um momento que a gente está seguindo, mas a gente se pergunta: ‘pô, será que a gente tá fazendo certo?’ então nós os consultamos. Ter esse suporte deles foi primordial, para realização do festival”.

Os organizadores esperam realizar futuras edições do Festival Oscarito, para isso, Hugo dá algumas dicas para quem pretende se inscrever nos próximos editais. “Acho que o mais importante e que sempre é relembrado pelos professores é olhar para os trabalhos de cada período de uma forma profissional. Cada trabalho feito para alguma matéria já é um portfólio e acho que o nascimento do Oscarito vai servir para que olhem com mais carinho para essa questão. Outra dica importantíssima é que fiquem de olho no Instagram do festival que em breve já estará divulgando as informações e dicas para a próxima edição”, diz.

As inscrições para a edição deste ano começaram no dia 08 de julho de 2024, e os alunos tiveram a chance de inscrever suas produções que foram feitas durante o ano de 2023. O tempo limite de cada obra foi estipulado em 20 minutos. E depois votaram os jurados, composto pelo Júri da Casa: o Coordenador do curso de Cinema da UniFacha Guto Neto; a professora e figurinista Nívea Faso; e o músico vencedor do Grammy, David Tygel, além de Antonio Morim; Sady Bianchin; e Cristiana Miranda. Já o Júri Convidado contou com as presenças de Luisa Melo Guerrero; Bruna Zordan; Leo de Souza Santos; Ricardo Favilla; Roberta Sauerbronn; Gabriela Liuzzi Dalmasso; Tiago Scorza; Lourinelson Vladmir; Lucas Carvalho; Cavi Borges; Gabriela Rosa Posada e Fabrício Duque. 

E agora, o Festival Oscarito de Cinema da Facha está no Vertentes do Cinema, com 15 curtas em exibições online e totalmente gratuitas, de 17 a 31 de outubro, sempre por 24 horas, em plataforma única e exclusiva no próprio site. Confira a seguir nossa seleção oficial, programe-se e assista ao melhor do curta universitário! 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA 15 CURTAS PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO 2024

QuebraCabeça

MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 17/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MATEUS ELIAS, O FILME

(Mateus Elias, o Filme, 2023, Brasil, 17’08’’, Documentário, de Breno Ramoa e Pedro Vitor). Mateus Elias é uma criança muito alegre, portadora de uma síndrome rara. O filme acompanha um pouco de sua rotina, e mostra relatos de sua mãe e irmã, sobre a convivência com Mateus.

O curta ganhou o Prêmio Cinediverso na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 18/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

PERIÓDICO

(Periódico, 2024, Brasil, 09’00’’, Documentário, de Pedro Lacerda). Usando o café, bebida muito comum e relacionável no dia a dia de brasileiros, Periódico busca mostrar como a crise climática atual afeta, de diferentes formas, as classes menos favorecidas em São Paulo.

O curta ganhou o Prêmio de Melhor Filme Ensino Médio na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 19/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

A FLORESTA ECOA

(A Floresta Ecoa, 2024, Brasil, 16’36’’, Documentário, de João Costa). A Floresta Ecoa é um documentário produzido por João Costa, que mostra de forma artística a primeira jornada de jovens Brasileiros em Julho de 2023 rumo ao pulmão do Planeta Terra, na Amazônia Paraense. Sua combinação de fotografia e trilha sonora, feita exclusivamente por João Costa, utilizando instrumentos musicais de povos originários de todo o mundo proporciona uma imersão ao espectador. 

O curta ganhou o Prêmio de Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 20/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CATARINA

(Catarina, 2024, Brasil, 14’32’’, Ficção, de Hugo Mello). Catarina, uma jovem cineasta idealista, vive reclusa em seu apartamento no Rio de Janeiro de 2024, sob o regime autoritário instaurado após a invasão ao congresso. Assombrada pelas  constantes violações de direitos humanos, ela encontra na arte um refúgio e uma arma de resistência. Ela decide filmar um documentário clandestino sobre a repressão da liberdade de expressão e os abusos de poder da igreja, que se tornou um braço alienador do regime. 

O curta ganhou o Prêmio de Melhor Direção; de Melhor Atriz Coadjuvante para Isabela Faleiro; e de Melhor Atriz para Ana Boeckel na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024

DIA 21/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MARINA SKATEPARK

(Marina Skatepark, 2024, Brasil, 09’06’’, Documentário, de Pedro Lopes). Documentário sobre a pista de skate Marina em Niteroi.

O filme fez parte da seleção competitiva de curtas de documentário da primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.

 

 


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 22/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

FALANDO DAS FLORES

(Falando das Flores, 2024, Brasil, 20’17’’, Ficção, de Gabriel Lima). Em meio a uma noite de celebração e incerteza, Francisco enfrenta o caos e a perda quando a ausência de seu noivo, envolvido em protestos políticos, transforma um casamento em um turbilhão de emoções e decisões dolorosas.

O curta ganhou o Prêmio de Melhor Direção de Arte; e de Melhor Ator Coadjuvante para Tomás Santa Rosa (por seu papel como Sebastião) na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 23/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

AMOR E MORTE

(Amor e Morte, 2024, Brasil, 20’33’’, Ficção, de João Costa e Hussene Yamba). Sebastian luta para salvar sua esposa, Carmilla, de uma condição rara que só pode ser aliviada com sangue humano. 

O filme fez parte da seleção competitiva de curtas de ficção da primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.

 

 


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 24/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

RECAPTCHA

(reCaptcha, 2023, Brasil, 20’58’’, Ficção, de Pedro Lopes). Marina trabalha em uma empresa de design e começa a desconfiar de atitudes estranhas de Andrea, sua colega de trabalho recém-contratada. Marina decide investigar a vida de Andrea, suad descobertas revelam a relação entre o futuro humano e a tecnologia.

O curta ganhou o Prêmio de Melhor Roteiro na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 25/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

SAMURAI COWBOY

(Samurai Cowboy, 2024, Brasil, 14’44’’, Ficção, de Igor Marinho). Um menino foge da realidade com uma obsessão por samurais. Um dia, entra em seu caminho um garoto cowboy misterioso. Isso dá início a uma rivalidade entre os dois, que aos poucos descobrem ter muito em comum.

O filme ganhou o Prêmio de Melhor Curta “Estrangeiro”de Ficção e Melhor Ator em Curta para Pedro Lucas (por seu papel como Samurai) na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.

 


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 26/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MEU ÚLTIMO FILME

(Meu Último Filme, 2024, Brasil, 10’56’’, Documentário, de Lucas Miranda Gonçalves). Ao se deparar com a possibilidade de nunca mais fazer cinema, um cineasta em crise revisita sua própria relação com o audiovisual para construir o melhor filme possível enquanto ainda lhe resta tempo. 

O filme ganhou o Prêmio de Melhor Curta de Documentário e de Melhor Pacote Gráfico na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 27/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MOTOBOYS RJ

(Motoboys RJ, 2023, Brasil, 13’34’’, Documentário, de Juan Facuri e Marcus Nunes). Dia a dia dos motoboys da comunidade do Quitungo em Brás de Pina.

O filme fez parte da seleção competitiva de curtas de documentário da primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.

 


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 28/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

LADRÕES POR CONVENIÊNCIA

(Ladrões Por Conveniência, 2023, Brasil, 08’21’’, Ficção, de Fabrício Laghetto). Um grupo de ladrões excêntricos comete pequenos furtos em uma loja de conveniência, até que uma nova ameaça surge: o novo guarda impiedoso.

O filme fez parte da seleção competitiva de curtas de ficção da Mostra “Estrangeiro” da primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 29/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

QUEBRACABEÇA

(Quebracabeça, 2024, Brasil, 6’19’’, Ficção, de Gustavo Stella). A circulação de uma nota de 100 reais conecta a vida de cinco estranhos em um dia frenético no Rio de Janeiro. 

O filme ganhou o Prêmio de Melhor Curta de Ficção; Melhor Montagem e Melhor Desenho de Som na primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.

 

 


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 30/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

OS DEFENSORES DO MANTO

(Os Defensores do Manto, 2024, Brasil, 13’17’’, Documentário, de Julia dos Santos e Yasmin Freire). O documentário revela a trajetória, mostrando a rotina e costumes, da torcida organizada Urubuzada do Rio de Janeiro. 

O filme fez parte da seleção competitiva de curtas de documentário da primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.


MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024DIA 31/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

TEREZA 

(Tereza, 2023, Brasil, 08’50’’, Documentário, de Bea Souza). “Tereza” faz um recorte da trajetória, das histórias pessoais e do cinema de Tereza Trautman, diretora do primeiro longa de ficção do cinema moderno brasileiro, censurado durante a ditadura militar no Brasil. A obra discute a importância da representatividade feminina e aborda o atravessamento da ditadura militar no cinema e na vida de Tereza.

O filme fez parte da seleção competitiva de curtas de documentário da primeira edição do Festival Oscarito de Cinema da Facha, que aconteceu em agosto de 2024.

 

MOSTRA PREMIADOS DO FESTIVAL OSCARITO DE CINEMA DA FACHA 2024

Deixe uma resposta