Tudo Sobre a Mostra O Cinema de Hirokazu Kore-eda
Chega ao CCBB Rio de Janeiro, de 16 de julho a 11 de agosto de 2025, a primeira grande retrospectiva do cineasta japonês, um dos mais aclamados e premiados diretores contemporâneos, com uma seleção de 29 obras
Por Fabricio Duque
Talvez a maestria das obras de um cineasta esteja mesmo na forma como esse se comporta perante e no cotidiano, como uma contemplação sem ansiedade, afobamento e imediatismo o que vê, com material bruto mais humano, mais empático e menos julgador (num tempo suspenso da realidade). Talvez seja essa bagagem coletada a essência dos filmes do realizador japonês Hirokazu Kore-eda, que pude o observar quando venceu a Palma de Ouro por “Assunto de Família” no Festival de Cannes 2018. Diferente dos outros diretores, Kore-eda saiu da coletiva dos vencedores, foi para a sala de imprensa e ficou lá atendendo todos (e por horas). No final, precisando encerrar, entre ser conduzido pela equipe do festival, ele olhava tudo com olhos frescos e dotados de uma inocência esperançosa. Naquele momento entendi melhor seu cinema e todas as emoções cotidianas abordadas em suas obras.
A mostra inédita O Cinema de Hirokazu Kore-eda, de 16 de julho a 11 de agosto de 2025, traz para o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro um panorama da trajetória do prestigiado diretor japonês, premiado em diversos festivais internacionais. Será apresentada uma seleção de 29 obras, com curadoria de Raquel Gandra, que inclui desde seus primeiros trabalhos para a TV, nos anos 90, até seus últimos longas e um curta-metragem, realizado em 2025. O público terá a chance de assistir filmes inéditos, documentários, obras emblemáticas e as raras produções realizadas fora do Japão. Uma oportunidade imperdível de acompanhar o processo de amadurecimento do diretor e questões sociais que atravessam três décadas de mudanças culturais.
A mostra tem entrada franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou no site do CCBB, no dia de cada sessão, a partir das 9h. O projeto, com patrocínio do Banco do Brasil, estreou no CCBB Brasília e segue para o CCBB São Paulo nos próximos meses. O cinema de Kore-eda é, ao mesmo tempo, delicado e comprometido com o exame dos mais dolorosos e genuínos afetos humanos, com um estilo de direção discreto e minucioso em sua simplicidade. Além da direção, Kore-eda assina o roteiro e a montagem da maioria dos seus filmes, o que destaca a sua inteligência e os mecanismos de sua linguagem cinematográfica. Ele gravou um vídeo, que estará nas redes sociais do CCBB e da Firula Filmes, produtora da mostra, convidando o público da mostra a assistir mais de um filme – “com sorte, espero que encontrem ao menos um filme que realmente gostem. Ficarei muito feliz se isso acontecer. E que possamos um dia nos encontrar aí no Brasil”.
Para Raquel Gandra, a ideia dessa retrospectiva surgiu pelo encantamento pela obra de Kore-eda, por entendê-la como um ponto de luz em meio aos tempos atuais sombrios de tanto ódio, discórdia e polarização. “Estamos muito habituados, seja pelos discursos políticos e religiosos, seja pelas narrativas típicas do cinema mainstream a querer encontrar vilões, vítimas e heróis. É sempre mais fácil se posicionar numa história quando temos por quem torcer. Kore-eda é um diretor que está constantemente questionando esses nossos posicionamentos éticos e morais, nos colocando em contato com personagens cheios de falhas e traumas, mas por quem é quase impossível não criar algum tipo de vínculo ou empatia”, comenta a curadora.
Nascido em Tóquio em 1962, Hirokazu Kore-eda foi criado em uma sociedade tradicional, patriarcal e conservadora. O diretor acompanha a recente turbulência política e estagnação econômica do Japão, a emergência do documentário contemporâneo, as mudanças na família e a perda dos vínculos sociais. Em seus filmes, assume o desafio de colocar em relevo as contradições e ambiguidades da cultura e de nos fazer perceber que mesmo uma sociedade rica e avançada tecnologicamente depende de valores e afetos que têm origem na vida comunitária. A retrospectiva apresenta todos os filmes dirigidos por Kore-eda para o cinema. Serão exibidos títulos como a sua estreia na tela grande – Maborosi – A Luz da Ilusão (1995), baseado no romance original escrito por Miyamoto Teru, que ganhou o Osella de Ouro do Festival de Veneza; Depois da Vida (1998), seu primeiro grande sucesso internacional; Ninguém Pode Saber (2004), pelo qual Yagira Yuya se tornou a pessoa mais jovem a receber o prêmio de Melhor Ator do Festival de Cannes; Pais e Filhos (2013), um sucesso de bilheteria que venceu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes e o Prêmio do Público da Mostra de São Paulo; um dos seus filmes mais conhecidos no Brasil, Assunto de Família (2018), que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Veneza, entre muitos outros, além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e, seu mais recente longa-metragem, Monstro (2023), que conta com a última trilha sonora criada por Ryuichi Sakamoto, a quem o filme é dedicado.
A mostra também apresenta os filmes que Kore-eda dirigiu fora do Japão, como A Verdade (2019), produzido na França, com as estrelas Catherine Deneuve e Juliette Binoche, que abriu o Festival de Veneza. E, ainda, um curta-metragem publicitário (A Raia Central, 2021) e outro feito com um aparelho de celular (Última Cena, 2025); além de O Mundo de Acordo com Hirokazu Kore-eda (2013), um ensaio dirigido por Kogonada sobre os filmes de Kore-eda, entre outras obras “O cinema dele nos aproxima do outro, em especial, aqueles que são alvo de preconceitos. Ele faz isso com delicadeza e riqueza de detalhes, focando em situações cotidianas e banais”, conclui Raquel Gandra curadora.
A mostra O Cinema de Hirokazu Kore-eda promoverá um debate, no dia 8 de agosto (sexta), às 18h30, com a curadora Raquel Gandra e os professores João Luiz Vieira e Andréa França. O debate terá tradução para Libras. O pesquisador Hernani Heffner ministrará o curso “O Cinema de Hirokazu Kore-eda”, nos dias 30 de julho a 1º de agosto (quarta a sexta), das 14h às 17h. Nas três aulas, Hernani percorrerá a obra de Kore-eda, dos documentários para TV aos longas que o colocaram como um nome de destaque do cenário contemporâneo, discorrendo também sobre suas influências dentro e fora do cinema japonês. Para participar do curso basta retirar o ingresso na bilheteria ou no site do CCBB RJ, no dia de cada aula, a partir das 9h. Será realizada ainda uma sessão inclusiva, com audiodescrição e Libras, de Assunto de família, no dia 2 de agosto (sábado), às 15h.
CONFIRA A SEGUIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA NO CCBB RJ
16/07 – QUARTA
16h – Seguindo em Frente (Aruitemo aruitemo / Still Walking).
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2008.114 min. 14 anos
Elenco: Hiroshi Abe, Yui Natsukawa, You, Kazuya Takahashi e Kirin Kiki.
Sinopse: O filme se passa num período de aproximadamente 24 horas, enquanto uma família se reúne para celebrar a data do falecimento do filho mais velho.
18h30 – Maborosi – A Luz da Ilusão (Maboroshi no Hikari / Maborosi)
Direção: Hirokazu Kore-eda.1995. 110 min. 12 anos.
Elenco: Makiko Esumi, Tadanobu Asano, Takashi Naitō e Akira Emoto.
Sinopse: Yumiko é uma jovem mulher que sofre com a morte repentina de seu marido, que aparentemente cometeu suicídio de forma repentina e sem avisos. Sozinha com seu filho, ela se muda para uma vila de pescadores e tenta reconstruir sua vida, enquanto lida com o luto e busca compreender o que levou seu marido àquela decisão.
17/07 – QUINTA
16h – Eu queria ser um japonês (Nihon-jin ni narita katta / I Wish I Could Be Japanese)
Direção, Roteiro, Montagem e Produção: Hirokazu Kore-eda. 1992. 47 min. 14 anos.
Elenco: Leo Morimoto
Sinopse: O filme aborda os direitos dos nipo-coreanos nascidos no Japão, que, apesar de viverem no país, não possuem passaporte ou nacionalidade japonesa, fato que os leva a enfrentarem fortes rejeições sociais caso não abandonem sua identidade coreana. A narrativa central é a história de um coreano enviado ao Japão durante a ocupação japonesa da península coreana, que, após a guerra, cria uma identidade japonesa para si, mantendo suas origens em segredo por 50 anos até ser preso em 1985.
+ Agosto sem ele (Kare no inai hachigatsu ga / August Without Him)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 1994. 47 min. 14 anos.
Elenco: Yutaka Hirata, Hirokazu Kore-eda, Nick Olcott, Shiho Satô etc.
Sinopse: Este documentário acompanha Yutaka Hirata, o primeiro homem no Japão a admitir publicamente que contraiu HIV por meio de relações homossexuais. Filmado ao longo de vários meses, o filme contrasta sua vida pública como ativista e palestrante com sua luta pessoal contra a doença e o estigma social associado.
18h – Tão Distante (Boku no Kyori / Distance)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2001. 132 min. 16 anos.
Elenco: Arata Iura, Yūsuke Iseya, Susumu Terajima e Yui Natsukawa.
Sinopse: Três anos após um ataque químico realizado por uma seita religiosa, seguido de suicídio coletivo, quatro parentes das vítimas reúnem-se no local do incidente para homenagear seus entes queridos. Lá, encontram um ex-membro da seita que escapou do suicídio. A interação com ele leva os visitantes a confrontarem suas próprias emoções e questionamentos sobre fé, culpa e redenção.
18/07 – SEXTA
16h – Lições de um bezerro (Mou hitotsu no kyouiku – Ina shogakkou haru gumi no kiroku /
Lessons from a Calf)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1991.47 min. Livre.
Elenco: Alunos da Escola Primária de Ina
Sinopse: Uma escola primária no Japão inicia um programa experimental que gira em torno de um único projeto para seus alunos: a criação de um bezerro da adolescência à idade adulta. Através do cuidado com o animal, os estudantes aprendem sobre matemática, biologia, nutrição e outras disciplinas, desenvolvendo empatia e responsabilidade.
+ Entretanto (However…)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1991.47 min. Livre.
Elenco: Yamanouchi Toyonori, Nobuko Harashima
Sinopse: Retrato sobre a vida e obra de Yamanouchi Toyonori, chefe do serviço social japonês, que se dedicou às vítimas da doença de Minamata, causada pelo envenenamento por metilmercúrio. O filme também conta a história de Nobuko Harashima, uma mulher que sobreviveu ao bombardeio de Tóquio, mas enfrentou dificuldades após adoecer gravemente.
18h – Ninguém pode saber (Dare mo shiranai / Nobody Knows)
Direção, Roteiro, Montagem e Produção: Hirokazu Kore-eda. 2004. 141 min. 12 anos.
Elenco: Yūya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimura e Momoko Shimizu.
Sinopse: Quatro irmãos, cada um de um pai diferente, vivem com a mãe em um pequeno apartamento em Tóquio. As crianças nunca foram à escola e precisam permanecer escondidas para evitar a expulsão. Um dia, a mãe desaparece, deixando apenas um bilhete e uma pequena quantia de dinheiro. O filho mais velho, Akira, de 12 anos, assume a responsabilidade de cuidar dos irmãos, enfrentando os desafios da sobrevivência e do amadurecimento precoce.
19/07 – SÁBADO
14h – Quando o cinema reflete nossos tempos – o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang
(Eiga ga Jidai o Utsusu Toki – Hou Hsiao-Hsien to Edward Yang / When Cinema Reflects the
Times: Hou Hsiao-Hsien and Edward Yang)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1993. 47 min. 12 anos.
Elenco: Hou Hsiao-Hsien, Edward Yang, Akira Emoto etc.
Sinopse: O documentário compara os estilos e abordagens dos cineastas taiwaneses Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang, figuras centrais do Novo Cinema de Taiwan. Através de entrevistas e análises, o filme examina como seus trabalhos refletem as mudanças sociais e culturais em Taiwan durante as décadas de 1980 e 1990.
+ Última Cena (Rasuto shīn / Last Scene)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2025. 27 min. 12 anos.
Elenco: Taiga Nakano, Momoko Fukuchi, Daisuke Kuroda e Lily Franky
Sinopse: O roteirista Kurata encontra sua neta Yui, que viajou 50 anos ao passado para alertá-lo de que, se ele não reescrever o roteiro de seu drama para a televisão, todo o gênero do drama televisivo desaparecerá no futuro. Enquanto lutam para preservar o futuro do meio, ambos são
forçados a encarar as consequências de suas ações — ao custo da própria existência de Yui. O filme foi gravado em um IPhone 16 Pro.
+ O Mundo de Acordo com Hirokazu Kore-eda (The World According to Kore-eda Hirokazu)
Direção, Roteiro e Montagem: Kogonada. 2013. 9 min. 12 anos.
Sinopse: O cinema de Hirokazu Kore-eda é definido por momentos da vida cotidiana. Qualquer potencial para um drama intensificado — o suicídio de um marido, um massacre causado por uma seita, crianças abandonadas — é suavizado pelos ritmos familiares do dia a dia. Essa atenção ao
cotidiano deve ser compreendida dentro do contexto da morte, que desempenha um papel significativo em todos os filmes de Kore-eda. É a morte que aprofunda nossa percepção da vida e faz com que até o momento mais banal pareça profundo.
16h – Hana (Hana yori mo Naho)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2006. 127 min. Livre
Elenco: Junichi Okada, Rie Miyazawa, Arata Furuta e Jun Kunimura.
Sinopse: No início do século XVIII, Aoki Sozaemon, um jovem samurai, chega a Edo em busca do homem que matou seu pai, com o objetivo de restaurar a honra de sua família. No entanto, vivendo em um bairro pobre e convivendo com pessoas comuns, ele começa a questionar se a vingança é realmente o caminho certo, ponderando sobre o valor de uma vida pacífica ao lado de quem se ama.
18h30 – Ishibumi (Requiem for the Atomic Bomb)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2015. 85 min. 12 anos.
Elenco: Haruka Ayase (narradora), leitores anônimos (vozes dos testemunhos)
Sinopse: Kore-eda recria para a televisão japonesa uma transmissão original de 1969, baseada no livro Ishibumi — uma coletânea de cartas e testemunhos de estudantes e professores da Segunda Escola de Hiroshima, mortos no bombardeio atômico de 6 de agosto de 1945. Com uma abordagem sóbria e comovente, o filme apresenta leituras desses relatos, intercaladas com imagens de arquivos e planos da paisagem contemporânea da cidade, homenageando os jovens cujas vidas foram ceifadas e refletindo sobre memória, perda e responsabilidade histórica.
20/07 – DOMINGO
15h – O que eu mais desejo (I Wish)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2011. 128 min. Livre
Elenco: Kōki Maeda, Ōshirō Maeda, Hiroshi Abe, Nene Ohtsuka, Joe Odagiri e Kirin Kiki.
Sinopse: Dois irmãos são separados após o divórcio dos pais. Koichi (Koki Maeda), o mais velho, mora com a mãe (Nene Ohtsuka) e com os avós em Kagoshima. Ryu (Ohshiro Maeda), por seu lado, vive com o pai (Joe Odagiri) em Fukuoka. Koichi sonha em reunir a família e acredita que um milagre pode acontecer quando se realiza um pedido no local exato onde dois trens bela se cruzam.
18h – Raia Central (The Center Lane)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 2021. 11 min. 12 anos. Elenco: Rikako Ikee
Sinopse: Diagnosticada com leucemia em fevereiro de 2019, a nadadora competitiva japonesa Rikako Ikee retorna ao seu destino: a raia central, neste curta-metragem dirigido por Hirokazu Kore-eda para a marca de cuidados com a pele SK-II.
+ Pais e Filhos (Soshite Chichi ni Naru / Like Father, Like Son)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2013. 120 min. 12 anos.
Elenco: Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Yōko Maki, Lily Franky e Jun Fubuki.
Sinopse: Um grande homem de negócios, obcecado pelo dinheiro e pelo sucesso, sofre uma grande transformação em sua vida quando descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, pois seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade.
21/07 – SEGUNDA
16h – Nossa irmã mais nova (Umimachi Diary / Our Little Sister)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2015. 128 min. Livre.
Elenco: Haruka Ayase, Masami Nagasawa, Kaho, Suzu Hirose e Shinobu Otake.
Sinopse: Três irmãs – Sachi, Yoshino e Chika – vivem juntas em uma linda casa que pertence à família há anos, na cidade de Kamakura. Quando o pai delas, ausente nos últimos 15 anos, morre, elas decidem ir ao seu enterro. Lá, elas conhecem a sua meia-irmã Suzu, uma tímida adolescente à qual elas se apegam muito rápido. Elas chamam Suzu para morar com elas, e quando o convite é aceito, uma nova vida de descobertas e alegrias começa para as quatro irmãs.
18h30 – Assunto de Família (Manbiki Kazoku / Shoplifters)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2018. 121 min. 12 anos
Elenco: Lily Franky, Sakura Ando, Mayu Matsuoka, Kairi Jō, Miyu Sasaki e Kirin Kiki.
Sinopse: Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio, eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela após saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.
SEGUNDA SEMANA
23/07 – QUARTA
16h – Depois da Tempestade (Umi yori mo Mada Fukaku / After the Storm)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2016. 117 min. 12 anos.
Elenco: Hiroshi Abe, Yōko Maki, Taiyō Yoshizawa, Kirin Kiki, e Satomi Kobayashi.
Sinopse: O filme conta a história de Ryota, escritor de um único livro de muito sucesso há mais de dez anos, que trabalha, agora, como detetive particular e vive endividado por conta de apostas. Afastado do filho, teme perdê-lo para o namorado da ex-mulher Kyoko. Na véspera do Japão receber o 23o tufão do ano, a família tem a chance de se reunir no apartamento da sua mãe, Yoshiko, cujo maior desejo é reunir o casal separado.
18h30 – Quando o cinema reflete nossos tempos – o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward
Yang (Eiga ga Jidai o Utsusu Toki – Hou Hsiao-Hsien to Edward Yang / When Cinema Reflects the
Times: Hou Hsiao-Hsien and Edward Yang)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1993. 47 min. 12 anos.
+ Última Cena (Rasuto shīn / Last Scene)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2025. 27 min. 12 anos.
+ O Mundo de Acordo com Hirokazu Kore-eda (The World According to Kore-eda Hirokazu).
Direção, Roteiro e Montagem: Kogonada. 2013. 9 min. 12 anos.
24/07 – QUINTA
16h – Para que fique tudo bem: a viagem infinita de Cocco (Daijôbu de aruyô ni: Cocco
owaranai tabi / So I Can Be Alright: Cocco’s Endless Journey)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2008. 117 min. 14 anos.
Elenco: Cocco
Sinopse: Um documentário sobre a cantora de rock japonesa Cocco, acompanhando sua turnê “Kira-Kira Live Tour” e abordando sua vida pessoal e carreira artística.
18h30 – O Terceiro Assassinato (Sandome no Satsujin / The Third Murder)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2017. 124 min. 16 anos.
Elenco: Masaharu Fukuyama, Kōji Yakusho, Suzu Hirose, Shinnosuke Mitsushima e Mikako Ichikawa.
Sinopse: O advogado Shigemori é obrigado a pegar um caso de assassinato na defesa de Misumi, que tem um registro criminal de 30 anos atrás. Mesmo após Misumi confessar a autoria do homicídio, arriscando sua condenação à pena de morte, Shigemori tem dúvidas sobre a culpa dele no caso.
25/07 – SEXTA
16h – Sem Memória (Kioku ga ushinawareta toki / Without Memory)
Direção, Roteiro, Montagem e Produção: Hirokazu Kore-eda.1996. 84 min. 12 anos.
Elenco: Hiroshi Sekine, Miwa Sekine, Taku Sekine e Yû Sekine.
Sinopse: O documentário acompanha a vida de Hiroshi Sekine, um homem que desenvolveu encefalopatia de Wernicke após um tratamento médico mal-sucedido, resultando na perda de memória de curto prazo. O filme explora a importância vital da memória humana através das interações diárias de Hiroshi com sua família e os cineastas.
18h – Depois da vida (Wandafuru Raifu / After Life)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1998. 118 min. 12 anos.
Elenco: Arata Iura, Erika Oda, Susumu Terajima e Takashi Naitō.
Sinopse: Após a morte, as pessoas passam por um processo único: durante uma semana, devem escolher uma única memória para levar consigo para a eternidade. Uma equipe de conselheiros auxilia os recém-falecidos a identificar e recriar essa lembrança, que será filmada para que possam revivê-la para sempre. O filme é uma reflexão poética sobre memória, identidade e o significado da vida.
26/07 – SÁBADO
14h15 – Birthplace (Umareta basho)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 2003. 30 min. 12 anos
Elenco: Makiko Esumi e Hirokazu Kore-eda
Sinopse: Makiko Esumi e Hirokazu Kore-eda revisitam Wajima, o cenário de Maborosi.
+ Dead Son (Nochi no hi)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 2010. 51 min. 12 anos.
Sinopse: Uma criança aparece diante de um jovem casal que perdeu seu amado filho ainda pequeno. Seria ele a reencarnação do filho ou um fantasma? O casal se apega à criança, mas, pouco tempo depois, ela desaparece subitamente.
16h – Monstro (Kaibutsu / Monster)
Direção e Montagem: Hirokazu Kore-eda. Trilha Sonora: Ryuichi Sakamoto. 2023. 125 min. 12 anos.
Elenco: Sakura Andō, Eita Nagayama, Sōya Kurokawa, Hinata Hiiragi e Yūko Tanaka.
Sinopse: Saori, uma mãe viúva, percebe mudanças preocupantes no comportamento de seu filho Minato e suspeita que seu professor esteja envolvido. A história se desenrola a partir de diferentes perspectivas — da mãe, do professor e do próprio menino — revelando camadas de mal-entendidos e julgamentos precipitados que desafiam noções de verdade, culpa e identidade.
18h30 – Broker, Uma Nova Chance (Beurokeo / Broker)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2022. 129 min. 12 anos.
Elenco: Song Kang-ho, Gang Dong-won, Bae Doona, Lee Ji-eun e Lee Joo-young.
Sinopse: Em uma noite chuvosa em Busan, So-young deixa seu bebê Woo-sung do lado de fora de uma ‘caixa de bebê’, um lugar seguro criado em igrejas coreanas para novas mães deixarem bebês indesejados. Em vez disso, ele é pego por Sang-hyun, que dirige uma empresa de adoção não-oficial e que planeja encontrar um novo lar para ele.
27/07 – DOMINGO
14h –Lições de um bezerro (Mou hitotsu no kyouiku – Ina shogakkou haru gumi no kiroku / Lessons from a Calf)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1991.47 min. Livre.
+ Entretanto (However…)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1991.47 min. Livre.
16h – Hana (Hana yori mo Naho)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2006. 127 min. Livre
18h30 – A Verdade (La Vérité)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2019. 106 min. 12 anos.
Elenco: Catherine Deneuve, Juliette Binoche, Ethan Hawke, Clémentine Grenier e Manon Clavel.
Sinopse: Fabienne, uma famosa atriz francesa, decide publicar suas memórias. Sua filha Lumir, que vive nos Estados Unidos, retorna à França para o lançamento do livro. A reunião entre as duas mulheres traz à tona desavenças e sentimentos não resolvidos.
28/07 – SEGUNDA
16h – Seguindo em Frente (Aruitemo aruitemo / Still Walking).
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2008.114 min. 14 anos
18h15 – Depois da Tempestade (Umi yori mo Mada Fukaku / After the Storm)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2016. 117 min. 12 anos.
TERCEIRA SEMANA
30/07 – QUARTA
14h – CURSO, com Hernani Heffner (180’ / Livre)
18h – Para que fique tudo bem: a viagem infinita de Cocco (Daijôbu de aruyô ni: Cocco owaranai tabi / So I Can Be Alright: Cocco’s Endless Journey)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2008. 117 min. 14 anos.
31/07 – QUINTA
14h – CURSO, com Hernani Heffner (180’ / Livre)
18h15 – Boneca Inflável (Kūki ningyô / Air Doll)
Direcão, Roteiro (baseado no mangá de Yoshiie Gōda) e montagem: Hirokazu Kore-eda. 2009. 125 min. 12 anos.
Elenco: Bae Doona, Arata Iura, Itsuji Itao, Joe Odagiri e Mari Hoshino.
Sinopse: Baseado no mangá de Yoshiie Gōda, “The Pneumatic Figure of a Girl”, que foi publicado na revista Big Comic Original, especializada no gênero Seinen. O mangá conta a história de uma boneca inflável que se vê dotada de alma e começa a explorar o mundo humano, desenvolvendo sentimentos e enfrentando as complexidades da vida.
01/08 – SEXTA
14h – CURSO, com Hernani Heffner (180’ / Livre)
18h – Maborosi – A Luz da Ilusão (Maboroshi no Hikari / Maborosi)
Direção: Hirokazu Kore-eda.1995. 110 min. 12 anos.
02/08 – SÁBADO
15h – SESSÃO INCLUSIVA / ACESSÍVEL (audiodescrição e Libras)
Assunto de Família (Manbiki Kazoku / Shoplifters).
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2018. 121 min. 12 anos.
18h – Ninguém pode saber (Dare mo shiranai / Nobody Knows)
Direção, Roteiro, Montagem e Produção: Hirokazu Kore-eda. 2004. 141 min. 12 anos.
03/08 – DOMINGO
14h30 – Eu queria ser um japonês (Nihon-jin ni narita katta / I Wish I Could Be Japanese).
Direção, Roteiro, Montagem e Produção: Hirokazu Kore-eda. 1992. 47 min. 14 anos.
+ Agosto sem ele (Kare no inai hachigatsu ga / August Without Him)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 1994. 47 min. 14 anos.
16h30 – Sem Memória (Kioku ga ushinawareta toki / Without Memory)
Direção, Roteiro, Montagem e Produção: Hirokazu Kore-eda.1996. 84 min. 12 anos.
18h30 – Depois da vida (Wandafuru Raifu / After Life)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 1998. 118 min. 12 anos.
04/08 – SEGUNDA
16h – Birthplace (Umareta basho)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 2003. 30 min. 12 anos.
+ Dead Son (Nochi no hi)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 2010. 51 min. 12 anos.
18h – Hana (Hana yori mo Naho)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2006. 127 min. Livre
QUARTA SEMANA
06/08 – QUARTA
16h – Boneca Inflável (Kūki ningyô / Air Doll)
Direcão, Roteiro (baseado no mangá de Yoshiie Gōda) e montagem: Hirokazu Kore-eda. 2009.
125 min. 12 anos.
18h – O Terceiro Assassinato (Sandome no Satsujin / The Third Murder)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2017. 124 min. 16 anos.
07/08 – QUINTA
16h – Assunto de Família (Manbiki Kazoku / Shoplifters)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2018. 121 min. 12 anos
18h15 – Tão Distante (Boku no Kyori / Distance)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda.2001. 132 min. 16 anos.
08/08 – SEXTA
16h – Nossa irmã mais nova (Umimachi Diary / Our Little Sister)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2015. 128 min. Livre.
18h30 – DEBATE com os professores João Luiz Vieira, Andrea França e a curadora Raquel Gandra
(100’ / Livre)
09/08 – SÁBADO
14h30 – Ishibumi (Requiem for the Atomic Bomb)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2015. 85 min. 12 anos.
16h15 – Seguindo em Frente (Aruitemo aruitemo / Still Walking).
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2008.114 min. 14 anos
18h30 – A Verdade (La Vérité)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2019. 106 min. 12 anos.
10/08 – DOMINGO
15h – O que eu mais desejo (I Wish)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2011. 128 min. Livre
17h30 – Monstro (Kaibutsu / Monster) . Direção e Montagem: Hirokazu Kore-eda. Trilha Sonora:
Ryuichi Sakamoto. 2023. 125 min. 12 anos.
11/08 – SEGUNDA
16h – Raia Central (The Center Lane)
Direção e Roteiro: Hirokazu Kore-eda. 2021. 11 min. 12 anos. Elenco: Rikako Ikee
+ Pais e Filhos (Soshite Chichi ni Naru / Like Father, Like Son)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2013. 120 min. 12 anos.
18h15 – Broker, Uma Nova Chance (Beurokeo / Broker)
Direção, Roteiro e Montagem: Hirokazu Kore-eda. 2022. 129 min. 12 anos.
SERVIÇO
O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Raquel Gandra
Produção: Julio Bezerra | Firula Filmes
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
www.bb.com.br/cultura
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 16 de julho a 8 de agosto de 2025
Rua Primeiro de Março 66, Centro
Contato: tel (21) 3808-2020 | [email protected]
Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes)
Entrada franca. Ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em
bb.com.br/cultura.
Siga o CCBB nas redes sociais:
instagram.com/ccbbrj |facebook.com.br/ccbb.rj |tiktok.com/@ccbbcultura