Curta Paranagua 2024

Tudo Sobre a Mostra Premiados do Curta Paranaguá 2024

Tudo Sobre a Mostra Filmes Premiados e que Participaram do Curta Paranaguá 2024

De 16 a 30 de novembro, o site Vertentes do Cinema exibe 16 curtas-metragens do festival idealizado pelo artista e produtor Marcio Branco

Por Clarissa Kuschnir 

Sim, agora definitivamente estamos caminhando para o final do ano. Em um ano tão diversificado de curtas que exibimos em nossa plataforma, fechamos, após 13 meses, no meio do ano, o projeto Mostra Um Curta Por Dia. Mas logo depois, no dia seguinte, até esses últimos meses, criamos a Mostra Premiados de Festival, trazendo curtas que estiveram (seja na competitiva, paralela, filmes convidados) em festivais de cinema pelo nosso Brasil. 

E neste mês de novembro, nesta segunda quinzena, de 15 a 30 de novembro, fica por conta da primeira edição do Festival Curta Paranaguá, idealizado pelo artista e produtor Marcio Branco. A litorânea cidade histórica com um importante porto sendo a mais antiga do Paraná recebeu, durante os dias 18 a 22 de setembro, a primeira edição do Curta Paranaguá, que contou com programação diversificada de títulos, principalmente paranaenses. Sim, estamos vendo um crescimento importante de festivais de cinema, fora dos grandes centros. É isso, graças também às leis de incentivos (este último ano, com a Lei Paulo Gustavo) e aos apoios locais. Sem contar, a importante movimentação econômica que é gerada na cidade. 

Leia também:

Cidade histórica de Paranaguá recebe seu Primeiro Festival de Cinema

O Festival Curta Paranaguá 2024 contou ainda com a exibição online de todos os 56 curtas escolhidos para que o público de diversos lugares do Brasil pudesse assistir e votar. Esta está sendo uma tendência de muitos festivais neste pós-pandemia. Um formato que agrada, apesar daqueles que adoram estar presencialmente nos festivais.

E para a nossa mostra aqui, escolhida entre eu, Clarissa Kuschnir, Marcio Branco e nosso editor Fabrício Duque, exibiremos 16 curtas, sendo 09 premiados e 6 filmes que participaram do festival sendo todos estes últimos, paranaenses. Lembrando que títulos estarão do dia 15 ao dia 30 de novembro durante 24 horas na plataforma, sempre das 9h da manhã, até às 9h da manhã seguinte. Tudo isso gratuito e sem necessidade de cadastro.   

Dos filmes premiados temos: “Marta A Consertadora de Guarda-Chuvas” (sim, olha o curta aí de novo, ganhando prêmios nos dois festivais Curta Campos do Jordão e Curta Paranaguá – e assim sua exibição acontecerá 15/11, dia em que esses dois festivais se cruzam), de Dannyel Leite; “Memórias Culinárias de Quilombo Ausente Feliz”, de Lucas Assunção (vencedor na categoria de documentário); o lindo e sensível Nem Todas as Manhãs São Iguais”, de Fabi Melo ( foi o vencedor na categoria ficção – e que já exibimos na nossa plataforma); Fios”, de Ranny Vidal (vencedor na categoria de animação); “Esse Navio Vai Afundar”, curta paranaense de Luc Silveira (vencedor na categoria experimental); “Anacleto, o Balão”, outro título paranaense de Carol Sakura e Walkir Fernandes (vencedor na categoria de animação); “Instante”, de Paola Rangel (vencedor de Melhor Direção); “Dominique”, de Guto Barra e Tatiana Issa, mais dois realizadores paranaenses (vencedor de Melhor Roteiro), e por último, não menos importante, pelo contrário, “Como  Combustível para Máquinas”, do coletivo Labcinema de São Paulo, que levou uma menção honrosa. 

Além de três filmes paranaenses vencedores, estamos trazendo mais seis títulos da região que são as ficções: “Vende-se”, de Gilmar Massafera, e o divertido Loja de Inconveniências”, de Paulo Perazolli.

Na categoria de documentários: “Desabandonar – Tudo é Sólido e Racha no Tempo”, de Juan Roseno onde o cineasta justamente aborda o abandono e o descaso com a arquitetura colonial da cidade de Paranaguá; “Entre Lá e Cá”, de Heloísa Passos, onde a cineasta aborda a vida de seis adolescentes que vivem em uma ilha em frente ao Porto de Paranaguá; “Sintonia”, de Alessandro Gomes, que apresenta o encontro de dois maestros do Paraná e “Philipe Pearstein – A Vida Acontece”, da dupla já citada Guto Barra e Tatiana Issa, que trazem para as telas o cotidianos da vida do pintor norte americano Philipe Pearstein de 95 anos, com sua artista curitibana Kika von Kluck, com quem trabalha há 15 anos. 

E não poderia ficar de fora desta seleção o curta infantil “Sobre Amizades e Bicicletas”, de Júlia Vidal, que já percorreu vários festivais pelo Brasil, e fala sobre a superação de crianças PCDs. Só lembrando novamente que estes últimos seis curtas ou estavam na mostra competitiva ou foram convidados (fora de competição) pela curadoria do festival. 

“Os filmes foram destaque em nossa programação, representando a diversidade e a riqueza do cinema independente. Agradeço ao Fabricio Duque e a Clarissa Kuschnir por abrirem mais esse espaço, garantido mais visibilidade de cada um desses filmes”, disse Marcio Branco. E nós aqui agradecemos a organização e curadoria do festival por dar essa oportunidade para exibirmos filmes tão únicos em nossa plataforma exclusiva dentro do Vertentes do Cinema. Sem mais delongas, vamos à programação completa!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA DE FILMES QUE PARTICIPARAM E FORAM PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA PARANAGUÁ 2024 

Nem Todas as Manhãs São Iguais

Reprise Mostra Campos do Jordao

DIA 15/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MARTA – A CONSERTADORA DE GUARDA-CHUVA

(Marta – A Consertadora de Guarda-Chuva, 2023, Brasil, 11 minutos, documentário, de Dannyel Leite). Guarda-chuva quebrado não é mais problema, é só chegar na feira de sábado em Santa Branca – SP e procurar a Dona Marta, consertadora de guarda-chuvas. O filme visa preservar a memória de trabalhos que, aos poucos, estão desaparecendo.  A memória de um lugar é extremamente importante para o desenvolvimento da cultura e, principalmente, no registro de experiências significativas de tradições que não podem ser perdidas.

Vencedor na categoria de voto popular do Festival Curta Paranaguá e Melhor Curta Regional pelo Júri Oficial na 9ª edição do Festival Curta Campos do Jordão


Mostra Paranaguá 2024

DIA 16/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MEMÓRIAS CULINÁRIAS DO QUILOMBO AUSENTE FELIZ  

(Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz, 2024, Brasil, 14’58’, documentário, de Lucas Assunção). Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz mergulha nas profundezas de uma comunidade quilombola, onde cada ingrediente conta uma história e cada prato é um testemunho de gerações.

Vencedor de Melhor documentário pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.


Mostra Paranaguá 2024

DIA 17/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

NEM TODAS AS MANHÃ SÃO IGUAIS

(Nem Todas as Manhãs São Iguais, 2022, Brasil, 18’26”, ficção, de Fabi Melo). Com: Nanego Lima e Maria Alice Santos. Ana e o seu pai Luís retornam à casa da vovó. As lembranças, a dor e a saudade são vivenciadas e questionadas pela garota a partir da sua percepção sobre a vida e a morte.

Vencedor de Melhor Ficção pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.


Mostra Paranaguá 2024

DIA 18/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

FIOS

(Fios, 2022, Brasil, 5’30”, animação, de Ranny Vidal). Numa manhã qualquer, nosso herói se vê perdendo todo seu cabelo de uma só vez. Por mais que lute, ele acaba tendo que enfrentar a realidade dos fatos e sendo obrigado a mudar seus paradigmas.

Vencedor de Melhor Animação pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 19/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ESSE NAVIO VAI AFUNDAR

(Esse Navio Vai Afundar, Brasil, 6’36”, experimental, de Luc da Silveira). Entre sombras do passado e perturbadores ecos do presente, “Esse navio vai afundar” mergulha na essência aterradora de um matrimônio corroído. Trata-se de um found footage meticulosamente montado a partir de filmes Super 8 de uma cerimônia de casamento dos anos 70. Sob promessas e rituais religiosos, o curta revela, trinta anos antes do divórcio, que o navio estava afundando desde o princípio.

Vencedor de Melhor Filme Experimental pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 20/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ANACLETO, O BALÃO

(Anacleto, o Balão, 2023, Brasil, 12’12”, infantil, de Carol Sakura e Walkir Fernandes). Alguns balões são bem coloridos. Alguns participam de festas e cantam parabéns. Alguns balões trabalham com palhaços. Outros esvaziam e encolhem. O balão Anacleto gosta de dar sustos.

Vencedor de Melhor Filme Infantil pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 21/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

INSTANTE

(Instante,2023, Brasil, 15’, ficção, de Paola Veiga). Com: Beta Rangel. Tem coisas nessa vida que a gente faz porque precisa.

Vencedor de Melhor Direção pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.

 

 

 

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 22/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DOMINIQUE

(Dominique, 2022, NY/Brasil/PR, 19’, documentário, de Guto Barra e Tatiana Issa). Em uma pequena ilha na foz do rio Amazonas, no caminho para visitar a mãe, Dominique relembra sua vida como mulher trans: de uma infância estritamente religiosa até viver com um tio gay conservador, de se mudar para São Paulo e ser obrigada a entrar em uma vida de prostituição e ser vítima de brutalidade policial. Em casa, sua mãe fala sobre o duro processo de aceitação de seu filho.

Vencedor de Melhor Roteiro pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.


Mostra Paranaguá 2024

DIA 23/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

COMO COMBUSTÍVEL PARA MÁQUINAS

(Como Combustível para Máquinas, 2023, Brasil, 14’36”, documentário, do coletivo Labcinema)

Inspirado em “Quarto de Despejo” de Maria Carolina de Jesus e a fome, esse filme traz um cartaz amarelo de supermercado narrando seu mundo, com “clientes” e “mercadorias”. Tudo vai bem até que um grupo de humanos “não-clientes” subverte a lógica vigente.

Vencedor de Menção Honrosa pelo Júri Oficial da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.


Mostra Paranaguá 2024

DIA 24/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

VENDE-SE

(Vende-Se, 2023, Brasil/PR, 24’11”, ficção, de Gilmar Massafera). Com: Júlio Cristiano. Cansado de viver na solidão, Alcides decide vender o terreno onde passou toda sua vida. O que ele não sabia é que essa não seria uma tarefa simples, suas memórias e a beleza fantástica daquele local não o deixariam sair dali assim tão fácil.

Curta de Ficção paranaense convidado para a primeira edição do Festival Curta Paranaguá.

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 25/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

DESABANDONAR – TUDO É SÓLIDO E RACHA NO TEMPO

(Desabandonar – Tudo é Sólido e Racha no Tempo, 2023, Brasil/PR; 11’53”, de Juan Roseno). O minidocumentário Desabandonar se apresenta como uma pequena fagulha num assunto tão obscuro, porém totalmente visível na cidade de Paranaguá. O abandono dos casarões e arquitetura parnanguara no Centro Histórico que trazem a arquitetura colonial brasileira, com construções neoclássicas e que nos dias de hoje continuam resistindo em meio ao abandono.

Curta Paranaense participou da mostra competitiva de documentário da primeira edição do Festival Curta Paranaguá.


Mostra Paranaguá 2024

DIA 26/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

SOBRE AMIZADES E BICICLETAS

(Sobre Amizades e Bicicletas,2022, Brasil, 12’, infantil, deJulia Vidal). Com: Bernardo Maestrelli, Natalia Flora de Souza Rosa, Rafaelle Camille da Rocha, Murilo Izidoro Schechtel e Gustavo Rodrigues Amaral. Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual. Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

O filme participou da mostra competitiva infantil da primeira edição do Festival Curta Paranaguá. 

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 27/10 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ENTRE LÁ E CÁ

(Entre Lá e Cá, 2022, Brasil/PR, 18’06”, documentário, de Heloísa Passos). Carol, Amanda, Talia, Juli, Larissa e Morgana vivem na Ilha de Amparo, em frente ao Porto de Paranaguá, no sul do Brasil. Caminham, entre duas praias de um mesmo rio, à margem da censura adulta, essas meninas trocam pequenos segredos de amor, fazem confidências e declaram seus desejos adolescentes.

Filme convidado pela direção do Festival Curta Paranaguá.

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 28/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

SINTONIA

(Sintonia, 2024, Brasil/PR, 15’, documentário, de Alessandro Gomes). O filme conta a história do encontro de dois maestros unidos por uma mesma Orquestra. O tempo e a história promovem acontecimentos repletos de emoção e descobertas, uma viagem onde o passado e o presente se fundem na tentativa de explicar a verdadeira essência do grupo formado dentro da escola pública mais antiga do Estado do Paraná.

O filme integrou a mostra competitiva de documentário na primeira edição do Festival Curta Paranaguá 2024.


Mostra Paranaguá 2024

DIA 29/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

PHILIPE PEARLSTEIN – A VIDA ACONTECE

(Philipe Pearstein – A Vida Acontece, 2022, 28 minutos, doc (NY/Brasil/PR) de Guto Barra e Tatiana Issa). Aos 95 anos, o talentoso pintor Philip Pearlstein trabalha religiosamente todos os dias, das 9h às 17h, com a mesma modelo em seu impressionante estúdio no centro de Manhattan. “Philip Pearlstein: A Vida Acontece” explora sua relação de trabalho de 15 anos com sua modelo curitibana, Kika von Kluck. Ela foi tema de inúmeras de suas pinturas que foram incluídas nas coleções de mais de 70 museus de arte públicos.

Filme convidado para o Festival Curta Paranaguá. 

 


Mostra Paranaguá 2024

DIA 30/11 – Início 09:00 – Assista por AQUI

LOJA DE INCOVENIÊNCIAS

(Loja de Inconveniência, 2023, Brasil/PR, 10’21”, ficção,de Paulo Perazzoli). Uma pessoa completamente inconveniente decide empreender no que faz de melhor. O problema é que ele não percebe que a inconveniência pode ter vários pontos de vista.

O filme fez parte da mostra competitiva de ficção do Festival Curta Paranaguá.

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta