Tudo Sobre a Mostra de Cinema de São Paulo 2023
Mostra de São Paulo chega em sua 47 º edição com programação intensa, com muito mais filmes em sua programação e homenagem a Michelangelo Antonioni
Por Clarissa Kuschnir
Um dos eventos cinéfilos mais longínquos e esperados da capital paulistana começa essa semana dia 19 de outubro (com cerimônia de abertura no dia 18/10) e segue, até o dia 01 de novembro, em 24 salas de cinema. E esse ano a Mostra Internacional de Cinema retorna com força e com um número maior de títulos, de diversos países do mundo. Ou seja, um deleite para quem acompanha o evento há anos.
“A Mostra vem muita forte. Estamos com 360 filmes de 96 países. Nos últimos anos tivemos por volta de 200 filmes. Acho que isso é um reflexo dos patrocínios que nós temos esse ano. E um patrocínio só tem sentido se ele é revertido para o público. Se a Mostra está em uma situação mais confortável, isso tem que ser refletido para o público. A Mostra é um tripé. É para o público, é para os patrocinadores (que graças a eles, ela existe) e é para a vocês jornalistas que divulgam, e fazem esse trabalho ser conhecido”, disse Renata Almeida, diretora da Mostra, durante a coletiva de imprensa do evento, que ocorreu no começo desse mês de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta. E esse ano, a Petrobras retorna (e já confirmada para o ano que vem já) como um dos grandes patrocinadores da Mostra. E Renata ainda finalizou brincando sobre o filme que foi passado no dia da coletiva que foi o interessante “Dinheiro Fácil”, dirigido por Craig Gillespie e distribuído pela Sony. “Parece ironia, mas o dinheiro não foi fácil”.
Além da Petrobras, a Mostra tem um dos parceiros mais antigos como o Sesc, que possibilita vários espaços e várias linguagens, de ações culturais. Um deles é o CineSesc que abrigará várias sessões durante as duas semanas do evento. Sem contar, a ótima plataforma digital de filmes e encontros audiovisuais presenciais. Durante a coletiva também foi apresentando um novo patrocinador que é a Desenvolve SP, uma agência de fomento do Estado de SP e que segundo Ricardo Brito diretor presidente da instituição, eles estão de portas abertas, para receberem projetos culturais.
Leia também:
Da parceria com a Spcine (parceira da Mostra desde 2016), a Mostra estará presente no circuito (que hoje contempla 20 salas em toda a cidade de São Paulo) em todas as salas que fazem parte da Secretária de Cultura que são salas: CCSP, Cine Olido, Biblioteca Roberto Santos e Centro de Formação Cidade de Tiradentes, além dos Ceus: Menino, Parque Veredas e Vila Atlântica. O que descentraliza e amplia a presença da Mostra em diversos espaços da cidade. E a Spcine também tem uma plataforma que é a Spcineplay, com o foco no cinema brasileiro.
E são três plataformas digital, ao alcance de todo o Brasil, já que o Itaú Cultural, também tem sua plataforma de filmes.
Dentro da programação dos 360 filmes, a Mostra ainda conta com encontros de ideias e mercado, rodas de samba na Cinemateca, a volta de uma mostra em Realidade Virtual e uma homenagem a Michelangelo Antonioni (com 23 filmes entre curtas e longas). O diretor também assina o cartaz do evento desse ano, que é uma pintura feita por ele, em 1960. E ficou lindo, assim como a vinheta, feita pelo talentoso cineasta e animador, Amir Admoni.
“Por uma ironia, o Antonioni é descrito por muita gente como o cineasta da incomunicabilidade. E hoje que a gente vive o excesso da comunicabilidade, principalmente para essa juventude que vive nas redes sociais, a nossa realidade de hoje. É uma comunicabilidade que está nos tornando menos comunicativos. Então eu acho que isso mostra uma atualidade do trabalho do Antonioni e tem muita gente que não viu um filme dele, em uma tela de cinema. A Mostra tem um público jovem. Fizemos uma pesquisa e todo ano tem gente indo a Mostra pela primeira vez. E isso eu acho uma alegria para um evento, que tem 47 anos. Então isso diz que de alguma maneira estamos conseguindo nos comunicar com essa juventude. Então esse trabalhos de filmes restaurados da história do cinema com a atualidade é algo que a gente se dedica muito e temos muito orgulho de fazer”, finalizou, Renata que ainda complementou que terá também uma sessão de Carandiru, em um espaço novo na Cinemateca (chamado Espaço Petrobras, com 800 lugares), em comemoração aos 20 anos do filme.
Uma novidade esse ano é a Mostra itinerante em Manaus (um projeto pensado pela equipe há muitos anos) com sessões ao ar Livre no Casarão de Ideias, dos dias 27 a 29 de outubro.
E esse ano o multiartista Emir Kusturica volta como júri da Mostra, ao lado da atriz e cineasta Bárbara Paz, Enrica Fico Antonioni, Lenny Abrahamson, Mariëtte Rissenbeek e Welket Bungué. E dentro da programação ainda terá uma sessão de “Underground – Mentiras de Guerra”, na Cinemateca, de Kusturica que irá receber também, prêmio Leon Cakoff. Outro premiado com o mesmo troféu será o veterano cineasta Júlio Bressane, que recentemente lançou nos cinemas, “Capitu e o Capítulo“.
E ainda no quesito premiação a Mostra traz dois novos parceiros que são: a Netflix que irá premiar um filme nacional com aquisição e distribuição mundial na plataforma e o Projeto Paradiso, que irá dar uma prêmio para um filme brasileiro, para ajudar no lançamento nas salas de cinema.
“Embora a Mostra não vá apresentar uma Premiere Brasil do tamanho do Festival do Rio, ela vai apresentar 60 filmes brasileiros, o que é uma maravilha. Vai ser um grande panorama da produção recente. E essa Mostra Retrospectiva do Antonioni é uma acontecimento. Você poder ver 23 filmes dele é demais. Ter Emir Kusturica no júri é também um privilégio além de poder rever Underground. Aumentaram os prêmios para o cinema brasileiro que são da Netflix e o Cinema Paradiso. Então a Mostra está cada vez mais valorizando o cinema brasileiro, e isso também é muito positivo. Então minha expectativa é muito boa”, disse a jornalista Maria Rosario Caetano em depoimento para o Vertentes do Cinema.
Já para a atriz, escritora, tradutora e critica a Tuna Dwek disse que a Mostra Volta em grande estilo. “Finalmente o evento volta em grande estilo depois desse período de quase penúria. Porém a Mostra nunca parou, não teve trégua. Com todas as dificuldades, ela continuou. E agora graças aos patrocinadores ela retorna com 360 filmes, para todos os paladares. É isso que acho incrível na Mostra. Todos os paladares são contemplados. Homenagem ao Antonioni, um dos grandes mestres italianos. Cópias restauradas. Esse resgate e uma linguagem cinematográfica que está sendo deixada um pouco de lado, em função de filmes blockbusters (que não tenho nada contra). Porém é o resgate dessa filmografia, do prazer do cinema, desse tempo interior e dessa possiblidade de pode usufruir de um filme que é possibilitada pelo Antonioni. Terão também filmes que eu acabei de ver na França que indico e que estão na Mostra que são: “Anatomia de Uma Queda“ de Justine Triet que ganhou a Palma de Ouro em Cannes (filme de abertura da Mostra), “Fechar os Olhos” do espanhol Víctor Erice, que adorei, pois eu gosto muito de metalinguagem do cinema. “Ervas Secas” de Nuri Bilge Ceylan é um filme turco maravilhoso. A seleção de filmes nacionais está incrível, enorme e abrangente. Então, estou animadíssima com a Mostra desse ano. Eu acho que esse ano é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, como todos estamos acostumados a ter. Então esse ano preparem-se, porque vai ser difícil montar essa agenda, com tanta coisa boa”, finalizou Tuna para o Vertentes.
O longa-metragem “Anatomia de uma Queda” abre a 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo nesta quarta-feira (18), no Espaço Petrobras, na Cinemateca Brasileira, em sessão e cerimônia para convidados. Assistido durante o Festival de Cannes por nosso editor Fabricio Duque, que todo ano realiza a cobertura do evento francês mais importante do mundo, o filme é um daqueles filmes que já nascem cults. E que já se sabe que ganhará prêmios, tanto que venceu a Palma de Ouro de Melhor Filme. “Anatomia de uma Queda” desenvolve-se como um estudo de caso investigativo a partir de um acidente fatal em uma família. Ao longo da história, nós espectadores somos colocados em xeque e confrontados em nossas surpresas e decisões de júri. Sim, um longa-metragem mais que imperdível.
E entre os filmes da Mostra são diversos os premiados como a Palma de Ouro em Cannes (já citado acima) o Urso de Ouro em Berlim “No Adamant”, de Nicholar Philibert, “A Memória Infinita”, de vencedor do Word Cinema Documentary Competition do Festival de Sundance, “Algas Marinhas”, de Meredith Hama-Brown, premiado pela critica no Festival de Toronto, “Bons Sonhos”, de Ena Sendjarevic, vencedor na categoria melhor atuação em Locarno, entre muitos outros.
Para saber a programação completa da Mostra basta acessar: https://47.mostra.org/filmes
Informações sobre ingressos e locais de exibição estão disponíveis no aplicativo exclusivo da Mostra, que também conta com toda a programação do evento e notícias. A versão atualizada do programa estará disponível para download no dia 14 de outubro. O programa também permite a aquisição de pacotes de ingressos das sessões presenciais, agenda de programação de títulos escolhidos, reserva de ingressos para credenciados e compra de ingressos individuais.
Além do programa exclusivo, pela primeira vez neste ano o aplicativo Mobiload vai dar acesso a recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual para cerca de 20 filmes da programação.
A Central da Mostra retorna no dia 14 de outubro com um balcão de informações no Conjunto Nacional, que funcionará também para venda de produtos ligados ao evento, como cartazes, bolsas, camisetas e canecas. Até o dia 18 de outubro, o espaço vai estar aberto das 12h às 18h. Já de 19 de outubro a 1º de novembro, a Central funcionará de segunda à sábado das 11h às 21h e, aos domingos, das 11h às 20h.
Circuito Pago
CINE SATYROS BIJOU
CINECLUBE CORTINA
CINEMATECA BRASILEIRA Sala Grande Otelo e Área Externa
CINESESC
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA Sala 1, Sala 2 e Sala 4
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA Sala 1, Sala 2, Sala 4 e Sala 5
IMS Paulista (a primeira sessão do dia é gratuita)
KINOPLEX ITAIM Sala 2
RESERVA CULTURAL Sala 1 e Sala 2
SATO CINEMA
Circuito com valores populares
BIBLIOTECA ROBERTO SANTOS
CCSP – Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto
SPCINE OLIDO
Circuito Gratuito
CEU Parque Veredas
CEU Meninos
CEU Vila Atlântica
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL TIRADENTES
PERMANENTES E PACOTES DE INGRESSOS
:: A partir do dia 14 de outubro, sábado, inicia a venda das permanentes e pacotes pelo app do evento (disponível para download a partir do dia 13, sexta-feira) e pelo site da Velox ::
:: a troca de ingresso ocorre pelo app, 5 dias antes de cada sessão, com acesso prioritário entre 09h e 10h::
*Permanente Integral (todos os dias e qualquer horário): R$ 600,00
*Permanente Especial (para sessões de 2a a 6a feira até às 17:55h, inclusive – não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 150,00
*Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para todos os dias e qualquer horário): R$ 510,00
*Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 127,50
*Pacote de 40 ingressos: R$ 410,00
*Pacote de 20 ingressos: R$ 250,00
INGRESSOS AVULSOS
:: Disponível para compra 4 dias antes de cada sessão pelo app do evento e pelo site da Velox. No dia da sessão, uma pequena cota estará disponível para compra diretamente na bilheteria do cinema ::
*Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia).
*Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia).
INGRESSOS | CIRCUITO COM PREÇOS POPULARES:
Cinemateca Brasileira: Espaço Petrobras (área externa): R$ 10,00 (todos pagam meia entrada, valor
oficial R$ 20,00)
Circuito Spcine: CCSP – Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto), Spcine Olido e Biblioteca
Roberto Santos: R$ 4,00 e R$ 2,00
Mostra On-line
Itaú Cultural Play
Sesc Digital
Spcine Play
PATROCINADORES DA 47ª MOSTRA
Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS e do ITAÚ, a parceria do SESC, o patrocínio da SPCINE, o copatrocínio da DESENVOLVE SP, o apoio da ANCINE, do PROJETO PARADISO e do INSTITUTO GALO DA MANHÃ, a colaboração do ITAÚ CULTURAL, do TELECINE, da NETFLIX e do INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA, o apoio técnico da CINEMATECA BRASILEIRA, da QUANTA, do CONJUNTO NACIONAL e da VELOX, a parceria do MELIÁ PAULISTA e do MERCURE HOTELS, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA e da RÁDIO BAND NEWS.