Tudo Sobre a Mostra de Cinema de Gostoso 2023
Evento acontece de 24 a 28 de novembro, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, com a exibição de longas e curtas-metragens ao ar livre na Praia do Maceió
Por Fabricio Duque
No dicionário, a definição da palavra gostoso é “que tem sabor bom; agradável; que dá prazer”. É, São Miguel já nasceu assim. A charmosa vila de pescadores, de dez mil habitantes, localizada em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, recebe a edição comemorativa de 10 anos da Mostra de Cinema de Gostoso, que acontece de 24 a 28 de novembro. A programação de 2023 está potente e quente, com a exibição de longas e curtas-metragens ao ar livre nos arredores da Praia do Maceió (Pousada dos Ponteiros – Debates e Seminários; Sala ao Ar Livre – Mostra Competitiva, Sessões Especiais, Mostra Coletivo Nós do Audiovisual; Sala Petrobras – Mostra Panorama e Work in Progress). A Sala ao Ar Livre tem 600 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 7.1, a sala propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.
Com direção geral e curadoria do cineasta Eugenio Puppo (de “O Bom Cinema”) e o produtor Matheus Sundfeld, ambos da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, a Mostra de Cinema de Gostoso 2023 é apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. E com a assessoria de imprensa de Flávia Arruda Miranda, da ProCultura, que convidou e assim possibilitou pela primeira vez em Gostoso a cobertura in loco de nosso site Vertentes do Cinema, junto dos amigos jornalistas e críticos Neusa Barbosa; Flávia Guerra; Raphael e Juliana Camacho; Inácio Araújo; Luiz Zanin e Maria do Rosário Caetano; Simone Zuccolotto; Thiago Stivaletti; Victor Hugo Furtado; Orlando Margarido; e Vitor Búrigo.
“Tivemos um recorde no número de filmes inscritos este ano, 947 obras de todo o país. A Mostra de Gostoso apresenta ao público uma curadoria rigorosa dos filmes brasileiros que mais se destacaram em festivais de cinema no Brasil e no exterior e que estão prestes a estrear no circuito comercial, além de exibir algumas produções inéditas. A seleção dos filmes é muito acurada no sentido de identificar obras que abordam temáticas fundamentais para refletirmos nossos papéis enquanto cidadãos e com potencial para dialogar com o público da cidade. A programação da Mostra Panorama, em especial, promove e dá visibilidade a realizadores estreantes e a obras que propõem experimentações com a linguagem audiovisual”, explicaram os curadores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld.
Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.
Leia também:
Baixe aqui o Catálogo da Mostra de Cinema de Gostoso 2023
A Mostra de Cinema de Gostoso 2023 exibirá 4 longas-metragens a Competição Oficial: “O Dia Que Te Conheci”, novo filme do realizador mineiro André Novais Oliveira, exibido no Festival do Rio deste ano; ”Estranho Caminho”, do cearense Guto Parente, que teve première internacional no Festival de Tribeca, em Nova Iorque; “Quando Eu Me Encontrar”, também do Ceará, das diretoras Amanda Pontes e Michelline Helena; e “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, do cineasta baiano Haroldo Borges. E junto exibirá 7 curtas-metragens: “Cabana”, da paraense Adriana de Faria; “A Edição do Nordeste”, de rio-grandense-do-norte Pedro Fiuza; “Lapso”, da mineira Carolina Cavalcanti; “As Marias”, do matogrossense Dannon Lacerna; “Moventes”, do outro potiguar Jefferson Cabral; “Navio”, das diretoras Alice Carvalho, Laurinha R. Dantas e Vitória Real, também do Rio Grande do Norte; e “Quinze Quase Dezesseis”, da realizadora Thais Fujinaga, de São Paulo.
Na Mostra Panorama, com 4 longas e 7 curtas, a programação traz o documentário “Crowrã – A Flor do Buriti”, do brasileiro Renné Nader Messora e do português João Salaviza; exibido no Festival de Cannes deste ano; “Pedágio”, de Carolina Markowicz, exibido nos festivais de Toronto, San Sebastián, Rio e Mostra 2023; “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, filme que expande o universo do curta homônimo realizado pela dupla em 2014; e “Tudo o Que Você Podia Ser”, de Ricardo Alves Jr., premiado no Festival do Rio deste ano. Nos curtas, o público poderá conferir destaques como “Cama Vazia”, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernadet, que já foi exibido na Mostra Um Curta Por Dia, do Vertentes do Cinema; e “Engole o Choro”, de Fábio Rodrigo.
Além de dois filmes em Sessões Especiais. O destaque de um deles é “Samuel e a Luz”, de Vinícius Girnys, que venceu o Prêmio do Júri de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano. Já na Mostra Coletivo Nós do Audiovisual, dois curtas serão exibidos, ambos dirigidos por mulheres, “Maremoto” e “Nós do Audiovisual”. O Coletivo Nós do Audiovisual é formado por jovens de São Miguel do Gostoso que participam dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual, realizados meses antes do início da Mostra de Cinema de Gostoso, desde sua primeira edição, em 2013. Os cursos têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de toda a cadeia da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, linguagem audiovisual, produção, fotografia e roteiro.
Neste ano, a parceria com a Petrobras viabilizará a inauguração de um novo espaço de exibição para a Mostra Panorama, batizado de Sala Petrobras. Localizada na Praia do Maceió, em uma tenda climatizada em formato geodésico, a Sala Petrobras receberá quatro longas e sete curtas-metragens que apostam na pesquisa das fronteiras da linguagem audiovisual e na pluralidade de abordagens dos debates da atualidade. A Sala Petrobras também receberá a primeira edição do Work in Progress BrLab/Gostoso. Realizado em parceria com o BrLab, o Work in Progress exibirá dois filmes em fase final de montagem a um grupo de profissionais brasileiros e estrangeiros composto por curadores de festivais, distribuidores e agentes de venda.
“Neste ano, a parceria com a Petrobras viabilizará a inauguração de um novo espaço de exibição para a Mostra Panorama, batizado de Sala Petrobras. Localizada na Praia do Maceió, em uma tenda climatizada em formato geodésico, a Sala Petrobras receberá quatro longas e sete curtas-metragens, filmes que apostam na pesquisa das fronteiras da linguagem audiovisual e na pluralidade de abordagens dos debates da atualidade. Realizado em parceria com o BrLab, o Work in Progress exibirá dois filmes em fase final de montagem a um grupo de profissionais brasileiros e estrangeiros do audiovisual. Após as sessões, os cineastas e produtores terão a oportunidade de dialogar com estes profissionais, ampliando assim as possibilidades de circulação e financiamento destes filmes”, disseram os curadores da Mostra de Cinema de Gostoso 2023.
Sobre a primeira edição do Work in Progress, Eugenio e Matheus explicam um pouco mais. “Trata-se da primeira atividade com convidados estrangeiros da Mostra, que pretendemos ampliar nas próximas edições. A escolha dos convidados e dos filmes selecionados foi feita em parceria com o BrLab, e levou em conta profissionais de destaque em setores estratégicos da cadeia da produção audiovisual, composto por curadores de festivais, distribuidores e agentes de venda. atividade irá proporcionar encontros criativos entre a direção e produção dos filmes com estes profissionais, visando enriquecer o desenvolvimento das obras, estimulando reflexões sobre finalização e distribuição dos projetos, apontando caminhos criativos e oportunidades comerciais. Foram convidados Ilda Santiago – Festival do Rio, Benjamin Cölle – Pluto Film (Berlim), Daniel Queiroz – Embaúba Filmes, Florencia Gil – Urban Distribution (Paris), Frédéric Corvez – Urban Distribution (Paris), Susana Rodrigues – Indielisboa e IFFR (Lisboa) e Tânia Pinta – Vitrine Filmes. Além dos encontros, os projetos serão premiados com incentivos em parceria com as produtoras de pós-produção Mistika e DOT. A Mistika oferecerá um incentivo no valor de R$ 35 mil em serviços de finalização de imagem e 50 horas de pós-produção de som, e a DOT oferecerá um incentivo no valor de R$ 35 mil em serviços de finalização de imagem.”
Logicamente, São Miguel do Gostoso deve sentir mudanças em sua estrutura rotineira a cada edição. Perguntei aos curadores como o público local recebe o evento e eis a resposta da dupla: “A cada nova edição, este projeto foi nos proporcionando desafios maiores e mais estimulantes, que nos incentivaram a buscar um aperfeiçoamento constante, tanto na infraestrutura quanto na curadoria. Por mais que a Mostra tenha passado por diversas transformações ao longo destes dez anos, temos a satisfação de constatar que sua essência tem se mantido e que um ciclo virtuoso de valorização da cultura e da educação tenha se estabelecido em São Miguel do Gostoso. Este cinema a céu aberto nunca abandonou o seu ideal original de ser um espaço popular e acessível de encontro com o cinema brasileiro. Além disso, a realização de cursos de formação audiovisual tem exercido um impacto profundo e de longo prazo na juventude da cidade. Esses cursos já formaram 148 jovens, que participaram de 52 oficinas e realizaram 25 curtas-metragens.”
E eles finalizam: “A seleção dos filmes exibidos na Mostra, tem como um de seus principais pilares a inclusão e a formação de público. Por isso, ela leva em conta a eficácia dessas produções em dialogar com o público presente. A soma destes fatores faz com que as sessões contem com a presença maciça da comunidade. Além do expressivo público local, a Mostra recebe visitantes de todo o país. Durante os dias do evento, a ocupação das pousadas e restaurantes na cidade chega próxima à capacidade máxima, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos.”
Serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira. Toda a programação será gratuita. Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual.
A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão e Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo. Apoio institucional Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio Interjato, Maxillusion, Visite RN, Emprotur, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, BrLab, DOT e Mistika.
CONFIRA OS FILMES DA MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO 2023
MOSTRA COMPETITIVA
LONGAS-METRAGENS
O Dia Que Te Conheci
ficção, 70 min, MG, 2023, 14 anos
Direção: André Novais Oliveira
Estranho Caminho
ficção, 83 min, CE, 2023, 12 anos
Direção: Guto Parente
Quando Eu Me Encontrar
Ficção, 77 min, CE, 2023, 10 anos
Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena
Saudade Fez Morada Aqui Dentro
Ficção, 110 min, BA, 2022, 12 anos
Direção: Haroldo Borges
CURTAS-METRAGENS
Cabana
Ficção, 14 min, PA, 2023, 12 anos
Direção: Adriana de Faria
A Edição Do Nordeste
Documentário, 20 min, RN, 2023, 16 anos
Direção: Pedro Fiuza
Lapso
Ficção, 24 min, MG, 2023, 10 Anos
Direção: Caroline Cavalcanti
As Marias
Documentário, 16 Min, MS, 2023, Livre
Direção: Dannon Lacerda
Moventes
Ficção, 11 Min, RN, 2023, Livre
Direção: Jefferson Cabral
Navio
Ficção, 11 Min, RN, 2023, Livre
Direção: Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real
Quinze quase Dezesseis
Ficção, 20 min, SP, 2023, Livre
Direção: Thais Fujinaga
MOSTRA PANORAMA
LONGAS-METRAGENS
Crowrã (A Flor do Buriti)
Ficção, 124 min, TO, 2023, Livre
Direção: Renée Nader Messora e João Salaviza
Pedágio
Ficção, 101 min, SP, 2023, 14 anos
Direção: Carolina Markowicz
Sem Coração
Ficção, 93 min, PE, 2023, 14 Anos
Direção: Nara Normande e Tião
Tudo o Que Você Podia Ser
Ficção, 82 min, MG, 2023, 12 anos
Direção: Ricardo Alves Jr.
CURTAS-METRAGENS
Cama Vazia
Documentário, 6 min, SP, 2023, 14 anos
Direção: Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
Diálogos Indígenas do Nosso Tempo
Documentário, 26 min, RN, 2023, Livre
Direção: Gustavo Guedes
Engole o Choro
Ficção, 11 min, SP, 2023, Livre
Direção: Fabio Rodrigo
Ramal
Ficção, 16 min, MG, 2023, 14 anos
Direção: Higor Gomes
SOLMATALUA
Documentário, 15 min, SC, 2023, Livre
Direção: Rodrigo Ribeiro-Andrade
Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando
Documentário, 09 min, RR, 2023, Livre
Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami E Roseane Yariana Yanomami
Última Vez Que Ouvi Deus Chorar
Ficção, 20 min, MG, 2023, Livre
Direção: Marco Antonio Pereira
ENCERRAMENTO
CURTA-METRAGEM
Mãri Hi – A Árvore do Sonho
Documentário, 17 min, RR, 2023, Livre
Direção: Morzaniel Ɨramari
LONGA-METRAGEM
Samuel e a Luz
Ficção, 70 min, SP, 2023, 12 anos
Direção: Vinícius Girnys
MOSTRA COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL
CURTAS-METRAGENS
Nós do Audiovisual
Documentário, 20 min, RN, 2023, Livre
Direção Maisa Tavares e Clara Leal
Maremoto
Ficção, 20 min, RN, 2023, Livre
Direção Cristina Lima e Juliana Bezerra