Mostra Um Curta Por Dia 2025

Tudo Sobre a Mostra Curtas Premiados do Guarnicê 2024

Mostra online Premiados Guarnice 2024

Tudo Sobre a Mostra Curtas Premiados do Guarnicê 2024

A segunda parte do mês de agosto de 2024 traz de 11 a 20/08 os curtas-metragens maranhenses premiados do festival de cinema que aconteceu em São Luis, no Maranhão

Por Fabricio Duque e Clarissa Kuschnir

De 11 a 20 de agosto de 2024, o Festival Guarnicê de Cinema junta-se ao Vertentes do Cinema para exibir online dez obras audiovisuais brasileiras e maranhenses que foram vencedores da edição 47. Cada curta-metragem terá a exibição de um dia, durante 24 horas, sempre com um filme diferente, em plataforma única e exclusiva no próprio site Vertentes do Cinema. As sessões são totalmente gratuitas e sem a necessidade de cadastro. Entre as obras exibidas, temos filmes documentário, ficção e videoclipe, que serão transmitidas para todo o Brasil e quase todos os países do mundo, visto que o Vertentes do Cinema não possui restrições. Isso faz parte do objetivo de fomentar amplamente a exibição do curta-metragem, possibilitando sua expansão territorial. 

A primeira edição da Mostra Online Curtas Premiados Maranhenses do Guarnicê 2024, que reexibe os filmes vencedores da edição que aconteceu de 07 a 14 de junho de 2024, firma a parceria entre o Vertentes do Cinema e a Universidade Federal do Maranhão, no nome da Profa. Dra. Rosélis Barbosa Câmara, Diretora de Assuntos Culturais; a Profa. Dra. Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; e do Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, Reitor da UFMA. 

“Nesta incrível parceria com o Vertentes do Cinema temos o prazer de apresentar para vocês, uma mostra especial do nosso festival. São dez produções maranhenses que foram exibidas e premiadas na edição deste ano. No Vertentes vocês poderão acompanhar diversas histórias, com as melhores produções maranhenses. São narrativas contemporâneas e instigantes, filmes que refletem o nosso jeito de ser de forma diversa, rica e criativa”, disse Rosélis Câmara diretora do festival, sobre a mostra.

A Mostra Online Curtas Premiados Maranhenses do Guarnicê 2024 quer reiterar o tema do próprio Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais antigos festivais de cinema do país, com o tema “Na Trama do Tempo”, propondo-se a pensar o futuro do audiovisual sem esquecer a memória e a tradição do cinema brasileiro. 

E a segunda parte do mês de agosto de 2024 traz de 11 a 20/08, os curtas-metragens premiados do Festival Guarnicê de Cinema 2024, que exibiu 18 curtas nacionais, mais 12 do Maranhão, além de 25 videoclipes. Por isso é tão importante a Mostra Online Curtas Premiados Maranhenses do Guarnicê 2024, a fim de se possa estreitar limites e ampliar possibilidades de fazer o filme chegar mais longe. O virtual consegue quebrar barreiras. Oito dias do Guarnicê presencial é muito pouco tempo para celebrar todo o cinema brasileiro, especialmente o cinema maranhense. E por conta disso tudo, a Mostra Online Curtas Premiados Maranhenses do Guarnicê 2024 chega para impulsionar às outras regiões do Brasil e do Mundo, a força da cinematografia brasileira do Maranhão. Cada exibição terá a vinheta do Vertentes do Cinema, mais a vinheta do Festival Guarnicê de Cinema 2024, mais a apresentação dos responsáveis pelo Festival Guarnicê de Cinema 2024 e mais o filme.

“Com mais essa parceria do Vertentes com os festivais de cinema pelo Brasil, nós abrimos uma janela a mais para os realizadores poderem exibir seus filmes no site. E é muito bom sentir como os cineastas recebem de forma muito positiva, esse convite. O curtas estão aí e eles precisam ser vistos e discutidos, e a melhor forma de estarem em todos os lugares é a exibição online. São 24 horas onde se pode assistir um conteúdo muito rico do que se está fazendo no audiovisual, no nosso país. E o que não falta no nosso audiovisual são curtas-metragens”, disse Clarissa Kuschnir

O site Vertentes do Cinema foi criado como um impulso para ser uma nova opinião crítica sobre a sétima arte, mas também, principalmente, para ser um espaço total de liberdade de ideias e questionamentos. Durante muito tempo, os veículos midiáticos “precisavam seguir padrões sociais de conduta” e assim vários “podavam” os textos de seus escritores. Alguns muitos, inclusive esta foi a razão primordial de seu fundador Fabricio Duque, tinham suas críticas e matérias totalmente alteradas e suspensas da publicação. 

De lá para cá, desde 2009, após quatorze anos, o Vertentes do Cinema adentrou em três dilemas: conservar totalmente a liberdade crítica; manter a linha editorial que sempre focou no cinema independente em detrimento do comercial; e “lutar” pelo Cinema Brasileiro, com foco, destaque, pensamento crítico, sempre pontuando elementos necessários e primordiais, para que assim pudesse servir como um estudo em processo e não de palavras definitivas. 

E assim, foi nessa época, logo no início, que o Vertentes do Cinema buscou direcionar o foco ao curta-metragem brasileiro, considerado o “primo pobre” do cinema nacional. Se o longa-metragem tem uma vida útil de dez anos; o curta-metragem possui apenas dois. Pensando nisso, o site reorganizou todo o espaço online para exibir esses filmes. O Vertentes do Cinema sempre gostou muito de curtas-metragens. Nunca viu um cinema menor, com menor importância. O que seria do cinema sem os Irmãos Lumière, George Méliès? 

Isso tudo estimulou a criação do projeto Mostra Um Curta Por Dia, com duração inicial de doze meses (mas que pela quantidade de filmes precisamos expandir o projeto para treze meses), e com a exibição de um curta-metragem por dia. Nos primeiros meses, os filmes eram exibidos por links do Youtube e Vimeo. Mas isso impedia a liberdade. A Mostra só podia passar os filmes aprovados pelo Youtube e pelo Vimeo. Aquele curta clássico brasileiro, que “infringia a moral e os bons costumes da época”, não podia ser exibido, o que desencadeou na necessidade de construir uma plataforma única, livre e exclusiva, logicamente seguindo toda a legislação de proteger o filme e o público, com as opções de classificação indicativa e de impedimento de que alguma obra possa ser copiada (contra a pirataria). 

Desde que começamos com a Mostra Um Curta Por Dia, foram 399 filmes dos mais diversos gêneros, regiões e gostos. Foram tantas histórias diversas com temas tão atuais e engajados como questões etárias, lgbtqiapn+, de negritude, sociais, políticas, de família (em construção e desconstrução), decolonialistas, temáticas, enfim, principalmente filmes que nunca tiveram espaço em outras telas. Ou seja, nossa curadoria abre um leque enorme para que os realizadores possam mostrar seus trabalhos, além dos circuitos dos festivais.

A Mostra Um Curta Por Dia nasceu de uma necessidade. De um impulso de nunca fazer um curta-metragem desaparecer, especialmente o do Cinema Brasileiro. Ao resgatar um filme e exibi-lo, o Vertentes do Cinema o acorda e acende sua diversidade, memória, invenção e modernidade, expandindo janelas de exibição e por um momento resolvendo a “cota de tela”. Teve curta que atingiu sozinho 40 mil visualizações em 24 horas. A equipe é reduzidíssima: apenas três pessoas. Clarissa Kuschnir que organiza a curadoria com Fabricio Duque, este que cumpre todas as função de receber os filmes, buscar as autorizações, colocá-los no formato da plataforma, para depois passar ao estagiário que os cadastra no site e faz as artes de divulgação. Sim, isso tudo sem edital, sem financiamento, sem apoio nenhum.

Após os treze meses Mostra Um Curta Por Dia, chamada carinhosamente de “o Mubi dos curtas” o Vertentes do Cinema, continuando com a curadoria de Clarissa Kuschnir e Fabricio Duque, traz agora, no primeiro mês, em agosto de 2024, o projeto Mostra Vencedores de Festivais, com a exibição de dez curta-metragens premiados em festivais de cinema (com foco específico na produção local). Abrindo o mês de agosto, trouxemos a Mostra Cavideo 2024, expandindo de forma online os curtas-metragens que estiveram na edição presencial do Festival Cavideo 27 Anos, no Estação Net Rio, em Botafogo, Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA ONLINE CURTAS PREMIADOS DO GUARNICÊ 2024

DIA 11/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

A FLOR DO BECO DA MINA

(A Flor do Beco da Mina, 2023, Brasil, 3 minutos, Videoclipe, de Leomagno Souza).

O videoclipe “A Flor do Beco da Mina” exalta a beleza e a sensualidade da mulher ludovicense, que ama as manifestações culturais de nossa cidade, como o tambor de crioula, bumba-meu-boi, cacuriá e as quadrilhas. O videoclipe mostra a beleza dos casarões coloniais no Centro Histórico de São Luís.

Vencedor de Melhor Videoclipe Eleito pelo Júri Popular da Mostra Competitiva de Videoclipes do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 12/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

É SÓ CONTAR

(É Só Contar, 2023, Brasil, 22 minutos, Ficção, de Werbeth Pereira, Victor Cravin, Joelma Baldez, Cledilson Rocha, Hemylly Mendes). Com: Renato Ribeiro, Rafael Lobato,Kaian Nogueira, Cledilson Rocha, Dayane Alves, Jennifer Froes, Joelma Baldez, Hemylly Mendes

Dois adolescentes do Ensino Médio, César e Alberto, estão em um namoro recente, mas enfrentam o desafio de vivenciar abertamente essa experiência amorosa. Enquanto Alberto lida muito bem com sua sexualidade e busca assumir quem é e o que deseja, César sente-se tomado dúvidas e inseguranças. Mas a proximidade do aniversário de 18 anos faz com que César faça a si mesmo muitos questionamentos sobre como assumir a direção da própria vida.

Curta Vencedor de Melhor Ator Coadjuvante (Rafael Lobato) pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Curta-metragem Maranhense do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 13/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CLAIR DE LUNE

(Clair de Lune, Brasil, 2024, 17 minutos, Ficção, de Laísa Couto). Com: Jaqueline Lince Matheus Khrystian Urias Filho Wenderson Abreu

Sileno é um jovem fauno boêmio que se apaixona por uma humana, para concretizar esse amor ele abandona a imortalidade e se torna um ser humano completo.

Curta Vencedor de Melhor Atriz Coadjuvante (Jaqueline Lince) pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Curta-metragem Maranhense do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 14/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MAR.INA

(Mar.Ina, 2023, Brasil. 26 minutos, Ficção, de Samyre Protázio, Renata Costa, Profana Vieira, Marcelo, Almeida, David Silva, Valdenira Baima, Allan Pereira, Jeyci Elizabeth Sousa). Com: Dennys Rodriguez, Laura Moura, Renato Ribeiro, Regina Avelar, Nadir Cruz, Darlan Passos, Nilwennyson Moreira, Nat Maciel

Mar.Ina é uma paródia-crítica da pequena sereia vivida por uma menina trans. Marina, que é cazumba, personagem do bumba-boi que também é de entremundos. Um menino da percussão, Nicolas, observa Marina dançando e se interessa. Pega de surpresa, Marina foge sem revelar sua identidade. No outro dia, eles se cruzam, mas Nicolas pensa que a cazumba é outra menina, uma cis. Marina começa a se questionar sobre sua imagem de trans não binária e, como a pequena sereia, “muda de forma”. Suas amigues e seu cazumba (seu alterego) a ajudam a reencontrar suas essências.

Curta Vencedor de Melhor Direção de Arte; e Melhor Roteiro pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Curta-metragem Maranhense do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 15/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

NOSSO TERREIRO

(Nosso Terreiro, 2023, Brasil, 18 minutos, Documentário de Samyre Protázio, Ranyere Serra, Ana Rieper e Fernando Lucas). Com: Jhonatan Oliveira e Emannuel Victor.

Bumba-Boi, música e fé. No terreiro de Maracanã, caboclos e encantados brincantes em festa comemoram o dia de São João. O caboclo de pena e sua dança, e o cantador e suas toadas reverenciam as forças da natureza que abençoam a brincadeira. As vivências desses dois jovens nos apresentam as nuances de seu sincretismo religioso.

Vencedor de Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som, Melhor Direção e Melhor Fotografia da Mostra Universitária do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 16/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

MARIÔ – EU TÔ AQUI

(Mariô – Eu Tõ Aqui, 2024, Brasil, 5 mimutos, Experimental, de Brena Maria e Cadu Marques). Com: Hévylla Maria

Territorialidades, corpo-memória, circularidade, movimentos ancestrais, “MARIÔ – eu tô aqui” faz um cruzamento entre corpos que se encontram. Um convite de retomada de si. Imagens do corpo-memória da atriz e performer Hévylla Maria, se conectam com vivências do agora e se confundem com narrativas consolidadas com Maria Nilma, sua avó, que, mais viva do que nunca, se faz presente onde hoje é ausência. 

Curta Vencedor de Melhor Trilha Sonora Original pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Curta-metragem Maranhense do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 17/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

BACULEJO – O SHOOCK

(Baculejo – O Shoock, 2023, Brasi, 3 minutos, Videoclipe, de Da Cor do Barro, Hera da Lua, Lucca Truta, Koubie e O Shoock)

Retratando com elegância o cotidiano do jovem preto brasileiro que desfila entre as glórias e guerras da vida periférica. Videoclipe produzido de forma independente e coletiva.Gravado no Nova Aurora comunidade periférica na ilha de São Luís, onde o rapper Shoock cresceu e reside. A obra traz releituras de imagens de Walter Firmo.

Vencedor de Menção Honrosa de Melhor Videoclipe Eleito pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Videoclipes do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 18/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

ENTRE A FÉ E A TRADIÇÃO: TENDA DE SENHOR OGUN

(Entre a Fé e a Tradição: Tenda de Senhor Ogun, 2024, Brasil, 18 minutos, Documentário, de Cláudia Marreiros). Com: Maria dos Anjos Santos Lopes Silva, Jhonleno Santos, Luara Sofia da Silva Santos, Marcos Henrique Moraes, Ana Meire Santos Lopes, Maria Eduarda Lima Pereira.

No pitoresco vilarejo, a tradição e a espiritualidade são entrelaçadas em uma jornada emocionante. Mãe dos Anjos, uma figura carismática e sábia, lidera a Tenda de Senhor Ogum, onde a fé e os Orixás guiam a vida da comunidade. À medida que a grande celebração da Tenda se aproxima, desafios inesperados surgem, incluindo uma tempestade que ameaça desfazer os planos cuidadosamente traçados. Enquanto a comunidade enfrenta a incerteza, Lucas, um jovem recém-chegado, encontra-se intrigado pela conexão profunda entre fé e tradição. Mãe dos Anjos, com sua sabedoria e compaixão, orienta os moradores e ajuda Lucas a entender os fundamentos da Tenda e os ensinamentos dos Orixás. Em meio à adversidade, a comunidade se une em solidariedade, erguendo altares improvisados para honrar suas crenças. No clímax da celebração, Lucas testemunha a resiliência e a determinação da comunidade em manter viva a tradição, não importando os obstáculos. Ele descobre que a fé é uma força que transcende as adversidades, trazendo luz até mesmo nas horas mais escuras. Enquanto a festa continua e a música envolve a vila, Lucas se junta à celebração com um coração cheio de gratidão e compreensão. O curta-metragem ‘Tenda de Senhor Ogum: Entre Fé e Tradição’ é uma jornada emocionante que explora a profunda conexão entre espiritualidade, comunidade e perseverança. Uma história de fé que ilumina a vida daqueles que acreditam no poder das tradições ancestrais e da união de corações em busca da luz.

Curta Vencedor de Melhor Direção de Fotografia pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Curta-metragem Maranhense do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 19/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

CHORANDO SE FOI

(Chorando se Foi, 2023, Brasil, 4 minutos, Videoclipe, de Sunday James)

Videoclipe da artista Catharina Bravin. 

Vencedor de Menção Honrosa de Melhor Videoclipe Eleito pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Videoclipes do Festival Guarnicê de Cinema 2024.


DIA 20/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI

JOÃO DE UNA TEM UM BOI

(João de Una Tem Um Boi, 2024, Brasil, 24 minutos, Documentário, de Pablo Monteiro e COLETIVO LAB+SLZ)

Onde existir Bumba-boi, tem devoção. Na Tenda Nossa Senhora Aparecida não é diferente, lá tem um Boi que se chama Estrela, brinquedo do encantado João de Una. Localizada na Zona Rural de São Luís, o terreiro é chefiado há 22 anos por Joseph Joan, carinhosamente conhecido como Pai Joan. Entre todas as festas que marcam o calendário de obrigações, a “Morte do Boi de João de Una” ganha papel de destaque. Lugar onde caixas, tambores, radiolas, matracas e pandeiros se encontram em um só território.

Curta Vencedor de Melhor Curta-Metragem Maranhense; Melhor Ator (Pai João); Melhor Desenho de Som; Melhor Montagem; e Melhor Direção pelo Júri Técnico da Mostra Competitiva de Curta-metragem Maranhense do Festival Guarnicê de Cinema 2024; e vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play.

Deixe uma resposta