Os Júris do Festival de Gramado 2020

Os Júris do Festival de Gramado 2020

Um grupo de atrizes, atores, diretores, produtores e críticos compõem os diferentes júris das mostras competitivas

Por Redação

O Júri dos Longas Brasileiros da ininterrupta edição 48 do Festival de Gramado é composto pelo ator, produtor e diretor Caco Ciocler, pelo diretor e roteirista Jeferson De,  pela atriz, roteirista e diretora Karine Teles, pelo desenhista de som e produtor de trilhas sonoras Kiko Ferraz e pela diretora e roteirista Sabrina Fidalgo, que na noite da última quarta-feira, 16, foi eleita a presidenta do júri.

A multipremiada diretora e roteirista carioca já foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo, como o média-metragem “Rainha” (2016), que ganhou mais de 20 prêmios. “Acho que essa eleição aponta claramente para uma mudança definitiva de paradigmas sobre o fazer cinema no Brasil. Aponta para um caminho novo e sem volta sobre os olhares e decisões nesse setor que durante um século apagou tantas narrativas, carreiras e possibilidades de um fazer cinema democrático. Portanto, ser uma mulher negra na presidência do júri do festival de cinema mais tradicional do Brasil tem o significado do espírito do tempo do mundo atual; diverso e incluso. Nós, mulheres e homens negros, somos a maioria absoluta da população brasileira, mas estamos na base da pirâmide em frente e, sobretudo, atrás das câmeras, nas comissões julgadoras de editais, festivais e delegações de festivais internacionais”, avalia Sabrina.

Os integrantes do Júri de Longas Estrangeiros são: o diretor de fotografia Bruno Polidoro,  o diretor e roteirista Fabio Meira, a realizadora e produtora Lucia Caus, a diretora, roteirista e produtora Beatriz Seigner e o ator e produtor Armando Babaioff.

Os Longas Gaúchos serão avaliados pelo cofundador da Cardume, streaming dedicado exclusivamente a filmes brasileiros, ator e bailarino Daniel Jaber, pelo curador das salas Derby e Museu do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco Ernesto Barros, pelo produtor e documentarista Daniel Santiago, pela jornalista e crítica de cinema Cecilia Barroso e por Tatiana Sager, sócia-diretora da produtora e distribuidora Panda Filmes.

Os nomes que irão avaliar os Curtas Brasileiros são a diretora de fotografia, diretora e roteirista Safira Moreira, a roteirista, diretora e produtora Juliana Balhego, a diretora Nara Normande, o roteirista, produtor, sócio da Coelho Voador e diretor-geral do FRAPA, o maior Festival de Roteiro da América Latina, Leo Garcia e Breno Nina, ator, roteirista e diretor.

Os jurados dos Curtas Gaúchos são o jornalista, crítico e pesquisador de cinema Adriano Garrett, a professora universitária e diretora Karla Holanda, a atriz e presidenta da Academia Paraibana de Cinema Zezita Matos, o sócio-fundador da produtora GRIFA FILMES Fernando Dias e Maria Abdalla, fundadora, produtora cultural e diretora do Icumam Cultural e Instituto.

O Júri da Crítica, por sua vez, terá os seguintes integrantes: Isabel Wittmann, Amanda Aouad, Lúcio Vilar, Caroline Zatt da Silva e Matheus Pannebecker.

Foto disponibilizada por Beatriz Seigner em sua página no Facebook com a legenda “Abrindo os trabalhos do Júri Internacional do Festival de Cinema de Gramado”.

Os Júris do Festival de Gramado 2020

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta