Vem aí a primeira edição do Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro

Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro

Vem aí a primeira edição do Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro

Festival acontece, de forma totalmente gratuita, primeiro no Rio, de 08 a 15 de novembro e depois de 05 a 07 de dezembro em Brasília com a “intenção de democratizar o acesso aos filmes independentes”

Por Fabricio Duque

No meio de peixes mainstream da cadeia audiovisual, existem os “seres” independentes que buscam quebrar bloqueios e se fazer acontecer. Foi assim com o Festival Ecrã, que chegou chegando e se impôs como uma das mais importantes mostras de cinema experimental do Rio de Janeiro. Agora, o trio de diretores, Gabriel Papaléo, Pedro Tavares e Waleska Antunes, que “trabalharam juntos na produção de filmes, notam como filmes independentes passam por caminhos ardilosos para chegar ao público brasileiro”, resolveu criar o Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro, em sua primeira edição, todo “bancado” por financiamento coletivo.

“O Lumen nasce com a proposta de ampliar o alcance de filmes e realizadores, apresentar ao público carioca diretores de todo o mundo que estão à margem dos grandes eventos de cinema, porém mostram trabalhos relevantes, inovadores e, claro, cativantes, mas ainda sem uma janela definitiva na cidade. Dos jovens cineastas que partem da acessibilidade graças à tecnologia para construir narrativas feitas com amigos ou si próprios aos já consagrados realizadores que seguem à sombra de um circuito de exibição que a cada dia prioriza mais o que acontece fora das salas e não a troca direta entre filme e espectadores. Juntam-se a eles produtores de grandes eventos e empresas mundiais como Rio2C, Frapa, Bienal do Livro, Indie Lisboa, TV Globo, Cine Brasília, entre outros, para somar à construção de um festival de caráter único”, divulga o site oficial do Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro.

O Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro acontece, de forma totalmente gratuita, primeiro no Rio, de 08 a 15 de novembro (na Cinemateca do MAM, CineTeatro Gomeia, em Duque de Caxias, além do CCBB RJ, este que traz no dia 14 de Novembro o Lumen Indústria (com o tema “A Arte do Erro”); e depois de 05 a 07 de dezembro em Brasília (no tradicional Cine Brasília), com a “intenção de democratizar o acesso a estes filmes e abordagens”. Mas o que é o Lumen? “É um festival feito pra quem ama cinema fora do óbvio. A gente aposta em filmes independentes, aqueles que não costumam passar nos grandes cinemas, e quer aproximar o público dessas produções autorais e inovadoras. Na nossa primeira edição, escolhemos o Rio como ponto de partida para fortalecer o cinema contemporâneo, ocupando espaços culturais espalhados pela cidade”. A equipe por trás do festival conta com: Pedro Tavares (Diretor, Curador), Gabriel Papaléo (Diretor, Curador), Waleska Antunes (Diretora, Curadora), Pedro Gonçalves Ribeiro (Produção e Logística), Raphaela Leite (Ass. de Curadoria), Alice Godoy (Produtora) e Fernanda Eda Paz (Produtora Executiva), Cecilia Barroso e Rodrigo Strieder (Assessoria de Comunicação). Sim, é muito necessário, quiça obrigatório, listar cada um dos nomes que “deram o sangue, suor e tempo” para que este festival acontecesse.

Através do site da Evoé, é possível destinar até 6% do IRPF a um projeto cultural. Esse é um direito do contribuinte, sem custo adicional. Além disso, o Lumen oferece modalidades de apoio pontuais e anuais, com recompensas que vão desde agradecimentos em redes sociais até acesso a masterclasses, encontros exclusivos e credenciais especiais durante o festival. Entre as categorias estão: Apoiador do Lumen, Amigo do Lumen, Anjo da Guarda, Iluminado, Farol do Lumen, Companheiro de Jornada e Industry Pro. Para mais informações, acesse https://www.lumenfilmfestival.com/campanha

OS FILMES

Filme Demência

Nesta primeira edição, o Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro recebeu mais de 800 inscrições de vários lugares do mundo. O resultado da seleção com os filmes que estarão nas mostras competitivas e nos programas paralelos está previsto para o dia 15 de outubro.

A programação quer trazer “marcos do cinema independente e de invenção e uma homenagem a uma das mais icônicas bandas de post-hardcore da história”. São eles, por exemplo: Filme Demência”, de Carlos Reichenbach, em cópia digitalizada em 4K; e Nós Somos o Fugazi de Washington, D.C.”, de Joe Gross, Jeff Krulik e Joseph Pattisall.

Em “Filme Demência”, após a falência da fábrica que herdara de seu pai, Fausto mergulha rompe as relações que tem e parte em uma viagem, cheia de encontros aleatórios, em busca de si mesmo e de seu paraíso imaginário. Já “Nós Somos o Fugazi de Washington, D.C.” resgata shows ao vivo gravados por fãs e imagens raras de arquivo, mesclando registros que recriam a potência e demonstram o ethos libertário da banda.

Em sua primeira edição, o Lumen propõe, paralelamente às sessões, um espaço para pensar o cinema independente. Com o tema “A Arte do Erro”, o Lumen Indústria convida profissionais da área a refletir sobre o mercado do audiovisual, abordando desenvolvimento, produção e distribuição sem se limitar a modelos consolidados.

Pedro Gonçalves Ribeiro assina a concepção e coordenação do evento, que ocorre na sexta-feira, 14 de novembro de 2025, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ), com uma programação que inclui masterclasses, mesas redondas e workshops.

Do roteiro à experimentação analógica, passando por editais e salas de exibição, “a ideia do Lumen Indústria é questionar o mercado e buscar caminhos possíveis para financiar, fazer circular e internacionalizar projetos independentes”, afirma Gonçalves Ribeiro.


SERVIÇO

O Lumen – Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro tem como objetivo trazer ao público produções independentes que dificilmente encontram espaço nos circuitos tradicionais, além de promover encontros, oficinas e debates para troca de ideias e experiências sobre o tema. Com direção de Pedro Tavares, Waleska Antunes e Gabriel Papaléo, o evento ainda conta com Raphaela Leite, Pedro Gonçalves Ribeiro, Alice Godoy, João Pedro Santos e Fernanda Eda Paz em sua equipe. O evento acontecerá de 8 a 15 de novembro no Rio de Janeiro, com uma itinerância em Brasília, de 5 a 7 de dezembro. As inscrições de filmes estão abertas e toda a programação é gratuita. O Lumen é produzido pela 7 a 1 Filmes e pela Primeiro Andar e conta com o apoio da Visom Digital, Mistika e Cavídeo. O festival não possui patrocinadores ou apoiadores financeiros. Para apoiar o evento acesse www.lumenfilmfestival.com/campanha

Lumen Film Festival 2025
Rio de Janeiro: 8 a 15 de novembro
Brasília: 5 a 7 de dezembro
Lumen Indústria: 14 de novembro — Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Programação gratuita
Mais informações: lumenfilmfestival.com
Instagram: @lumenfilmfestival

Centro Cultural Banco Do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

ATENÇÃO
Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Cinemateca MAM RIO
Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)

CineTeatro Gomeia Galpão Criativo
R. Dr. Lauro Neiva, 32, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias (RJ)

Assessoria de Comunicação
Cenas de Cinema Comunicação
Cecilia Barroso e Rodrigo Strieder

Apoie o Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta