Tudo Sobre o Goiânia Mostra Curtas 2025
Festival chega a sua 23ª edição com uma programação intensa e gratuita com homenagens a Marcélia Cartaxo, Jean Claude-Bernardet e Zita Carvalhosa
Por Clarissa Kuschnir
Entre os dias 7 e 12 de outubro, Goiânia será a capital dos curtas-metragens. Chegando em sua 23ª edição, o Goiânia Mostra Curtas que se destaca como um dos principais e mais longevos eventos do formato, terá uma programação diversificada com 89 filmes divididos em mostras competitivas e não competitivas, selecionados entre 1.281 curtas-metragens inscritos de 25 estados e Distrito Federal. Ou seja, este ano os curtas têm batido recordes de inscrições nos festivais, o que reforça como o formato é importante no nosso mercado audiovisual brasileiro. E nós do Vertentes, entendemos isso muito bem e por isso, eu estarei por lá.
Este ano, as mostras estão divididas em: Curta Mostra Brasil que exibirá 42 filmes; Curta Mostra Goiás com 11 filmes, reforçando a visibilidade das obras locais; Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos onde serão apresentados 20 filmes; 22ª Mostrinha com 5 títulos, infantis e Curta Mostra Especial – Falando em línguas, vendo em vistas – (De)colonialidades e (des)enquadramentos. Além das mostras o festival conta com diversas atividades paralelas como: encontros com os realizadores, cursos, estudo de caso, lançamentos literários, homenagens e um pocket Show. E toda a programação é gratuita.
A cerimônia de abertura acontece no dia 07 de outubro, no icônico Teatro Goiânia (onde serão realizadas a maior parte das exibições) com homenagem à atriz Marcélia Cartaxo (que também foi laudeada no último Festival de Cinema de Gramado) referência do cinema brasileiro.
Descoberta por Suzana Amaral, Marcélia Cartaxo eternizou a personagem Macabéa em “A Hora da Estrela”, papel que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília. Com uma carreira versátil que transita entre teatro, televisão e cinema, também dirigiu quatro curtas-metragens: “Tempo de Ira”, “De Lua”, “Redemunho” e “Casa de Louvor”. Entre seus trabalhos mais marcantes estão “Madame Satã”, de Karim Aïnouz (Prêmio Grande Otelo de Melhor Atriz, 2002), “Pacarrete”, de Allan Deberton (Kikito de Melhor Atriz, 2019) e “A Mãe”, de Cristiano Burlan (Kikito de Melhor Atriz, 2022). A atriz será homenageada pela mostra em celebração à sua trajetória artística, seguida da exibição do lindo é poético filme “Umbilina e sua grande rival”, de Marlom Meirelles e estrelado por Marcélia.
A noite também prestará homenagem póstuma ao crítico de cinema, ensaísta, professor, roteirista, escritor e diretor Jean-Claude Bernadet (1936–2025), e à produtora audiovisual Zita Carvalhosa, criadora do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, ambos falecidos em meados deste ano.
Encerrando a programação de abertura, a cantora, compositora e produtora musical Jaloo apresenta um pocket show que promete emocionar o público e dar o tom festivo à noite. Artista paraense de destaque, Jaloo acumula passagens por festivais como Lollapalooza, atuações no cinema, direção de videoclipes e colaborações com nomes como Karol Conká, Lia Clark e Gaby Amarantos. Repertório do Pocket Show: Ocitocina, Ah! Dor!, Last Dance, Vem, A Cidade, Insight, Chuva, Say Goodbye, Profano, Q.S.A., Eu te amei, Céu Azul e Pa Parará.
A curadoria desta edição foi assinada por Rafael de Almeida, cineasta e artista visual à frente da Mostra Brasil que acontece de 8 a 11 de outubro (quarta a sábado), sempre às 19h; Fábio Rodrigues Filho da Mostra Goiás com exibições nos dias 8 e 9 de outubro (quarta e quinta), às 15h; Elinaldo Meira à frente do Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos, que chega como uma novidade nesta edição e que será exibida nos dias 11 e 12 (sábado e domingo), às 15h; Gabriela Romeu, escritora, jornalista e documentarista está a frente da curadoria da Mostrinha que ocorrerá dias 9 e 10 de outubro às 9h da manhã exclusivamente aos estudantes do ensino básico e dia 12 às 10h30, aberta ao público geral , que poderá votar em seus filmes favoritos e complementando a curadoria Mariana Queen Nwabasili, pesquisadora e jornalista cinematográfica assina a Curta Mostra Especial – Falando em línguas, vendo em vistas – (De)colonialidades e (des)enquadramentos onde ela propõe o excesso-repetição-redundância num sentido contrário, para uma desnaturalização do olhar. A mostra será exibida dia 10 de outubro, sexta, às 14h. E o festival não para por aí. A Curta Mostra Cinema nos Bairros, exibirá após o festival, 7 filmes da 23ª Goiânia Mostra Curtas, selecionados pela curadora e idealizador do festival Maria Abdalla, nos bairros: Conjunto Vera Cruz, Conjunto Primavera, Residencial Real Conquista e Vila Pedroso.
Muito além das histórias nas telas
Como já falado acima, o festival não tem em sua programação apenas exibições de filmes. Dentro da programação destaque ainda para as seguintes atividades:
Aula com Dora Amorim e Estudo de caso com Nina Kopko
Dora Amorim, produtora audiovisual, apresenta a Aula Internacionalização de filmes: estratégias para as coproduções. Essa ação conta com o apoio do Paradiso Multiplica, ação de difusão do conhecimento dos profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso. A atividade acontecerá dia 8 de outubro, quarta, às 10h, na Vila Cultural Cora Coralina.
Já Nina Kopko ministra o Estudo de Caso A construção de personagens do curta “chão de fábrica”, de Nina Kopko, no dia 11 de outubro, sábado, às 10h. A atividade propõe uma análise do processo de construção das personagens no curta-metragem. Lembrando que todas as atividades são abertas ao público e estão sujeitas à lotação.
Laboratório de Roteiros Audiovisuais do Centro-Oeste (Ficção e Documentário)
Consultoria de roteiros de documentário e ficção serão realizadas por profissionais experientes do cenário audiovisual. Três roteiros de ficção serão atendidos pela tutora Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora. E três roteiros de documentário serão atendidos pelo tutor Diego Paulino, cineasta e roteirista. As consultarias acontecerão no Castro’s Hotel dias 10 de 11 de outubro.
Curso com Safira Moreira
O curso: Política da Memória – Arquivos, Imagens e Narrativas Negras, ministrado pela premiada Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista. Neste curso, Safira aborda questões como “Como narrar a partir dos restos e rastros da história? Quais imagens estruturam a paisagem da nossa lembrança?” por meio de sua prática artística, influenciada pela “política da memória” proposta pelo cineasta John Akomfrah. O curso acontece 8, 9 e 10 de outubro, (quarta, quinta e sexta) com participantes já pré-selecionados em período anterior de inscrições.
Encontros com realizadores de filmes
Nos dias 9 e 12 de outubro (quinta e domingo), o encontro com realizadores de filmes é um momento destinado à troca de experiências entre realizadores de filmes de Goiás e de todo Brasil com curadoras e curadores, das mostras competitivas da Goiânia Mostra Curtas.
Roda de conversa: Cinema e Educação
Como as imagens em movimento podem estimular a imaginação, a escuta e a autonomia? Partindo de experiências e práticas diversas, a RODA DE CONVERSA: Cinema e Educação: a diversidade de infâncias na telona discute o papel do cinema na formação sensível e no desenvolvimento do pensamento crítico. Mediado por Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, a roda convida para conversa a professora Rita Márcia e professoras, professores e outros profissionais da rede básica de ensino.
Lançamentos literários
Agora e Pouco Antes: Direção de Arte e Cinema Brasileiro, do artista visual, realizador audiovisual e pesquisador Benedito Ferreira e METRALHA: A vida de Nelson Gonçalves de Márcio Paixão Jr., produtor cultural, cineasta, quadrinista e músico e Fabio Cobiaco, artista gráfico, serão lançados na quinta, dia 9 de outubro, às 17h, na Vila Cultural Cora Coralina.
A cerimônia de encerramento da 23ª Goiânia Mostra Curtas acontecerá às 20h, no dia 12 de outubro e contará com homenagem ao produtor cultural, cineasta, quadrinista e músico Márcio Paixão Jr. Na ocasião haverá a exibição dos filmes: “O ogro” (Márcio Júnior e Márcia Deretti, 2011, Goiás) e “O Evangelho segundo Tauba e Primal” (Márcia Deretti e Márcio Júnior, 2018, Goiás). A mostra também prestará homenagem à APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e a noite se encerra com a premiação das mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Origens e 22ª Mostrinha.
No site do festival https://goianiamostracurtas.com.br é possível acompanhar a programação e ver todos os filmes de todas as mostras, além da nossa matéria (leia Aqui) com os filmes selecionados.
Sobre o Festival
O Curta Goiânia é realizado pelo Icumam Cultural e tem a direção geral de Maria Abdalla. O festival que é reconhecido nacionalmente reafirma seu papel como impulsionador do setor audiovisual ao curta-metragem no Brasil.
O Goiânia Mostra Curtas já recebeu milhares de filmes e se consolidou pelo compromisso com a diversidade cultural, a valorização regional e a democratização do acesso ao audiovisual. Mais do que uma vitrine para produções de curta duração, o festival se firmou como um território fértil para o surgimento de novas linguagens, estéticas e formas de narrar o país.
Em 2025 o festival conta com o patrocínio: Rodonaves-Transportes. Apoio financeiro: Programa Goyazes 2025, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, Governo do estado de Goiás. Apoio institucional: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Goiânia. Apoio: Sesc/Fecomércio/Senac-Goiás.
A 23ª Goiânia Mostra Curtas é realizada com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO GOIÂNIA MOSTRA CURTAS 2025
7 de outubro (terça)
20h_ABERTURA
Local: Teatro Goiânia
HOMENAGEM
Marcélia Cartaxo, atriz e diretora
Zita Carvalhosa, produtora audiovisual e criadora do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (in memoriam)
Jean-Claude Bernardet, diretor, crítico e teórico de cinema (in memoriam)
EXIBIÇÃO DE FILME
Umbilina e sua grande rival (PE)
2024 – Fic – 20min – Direção: Marlom Meirelles
Atriz: Marcélia Cartaxo
POCKET SHOW
Jaloo, cantora, compositora e produtora musical
Repertório: Ocitocina, Ah! Dor! + Last dance, Vem + A cidade, Insight + Chuva, Say
goodbye, Profano, Q.S.A, Eu te amei, Céu azul, Pa parará
8 de outubro (quarta)
10h_Aula Internacionalização de filmes: estratégias para as coproduções
Instrutora: Dora Amorim, produtora audiovisual
Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina
14h_Curso Política da memória – arquivos, imagens e narrativas negras
Instrutora: Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista
Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina
15h_CURTA MOSTRA GOIÁS
Programa 1_Desafios aos enquadramentos
Local: Teatro Goiânia
19h_CURTA MOSTRA BRASIL
Programa 1_Do fogo tudo renasce
Local: Teatro Goiânia
9 de outubro (quinta)
9h_22ª MOSTRINHA
Programa_Céu das infâncias
Local: Teatro Goiânia
Público: Alunos da rede pública
9h_Curso Política da memória – arquivos, imagens e narrativas negras
Instrutora: Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista
Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina
10h_Encontro com realizadores de filmes
Momento destinado à troca de experiências entre realizadores de Goiás e de todo Brasil.
Curadores convidados:
Rafael de Almeida, curador da Curta Mostra Brasil, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual
Elinaldo Meira, curador da Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos, professor e artista visual
Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, escritora, jornalista e documentarista
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)
15h_CURTA MOSTRA GOIÁS
Programa 2_Nas formas, os tempos
Local: Teatro Goiânia
O Programa 2 da Curta Mostra Goiás será exibido com legendas descritivas.
17h_Lançamento literário
Livro: Agora e Pouco Antes: Direção de Arte e Cinema Brasileiro
Autoria: Benedito Ferreira, artista visual, realizador audiovisual e pesquisador
Selo Editorial: Rebellium Coletiva
Livro: METRALHA: A vida de Nelson Gonçalves em quadrinhos
Roteirista: Márcio Paixão Jr., produtor cultural, cineasta, quadrinista e músico
Desenhista: Fabio Cobiaco, artista gráfico
Editora: MMarte
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)
19h_CURTA MOSTRA BRASIL
Programa 2_Tudo arde como fogo
Local: Teatro Goiânia
10 de outubro (sexta)
9h_22ª MOSTRINHA
Programa_Céu das infâncias
Local: Teatro Goiânia
Público: Alunos do ensino básico
9h_Curso Política da memória – arquivos, imagens e narrativas negras
Instrutora: Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista
Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina
10h_Laboratório de roteiros audiovisuais do Centro-Oeste
Local: Castro’s Park Hotel
ROTEIRO DE FICÇÃO
Instrutora: Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora
ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO
Instrutor: Diego Paulino, roteirista e documentarista
14h_CURTA MOSTRA ESPECIAL Falando em línguas, vendo em vistas – (de)colonialidades e (des)enquadramentos
Programa_Falando em línguas, vendo em vistas – (de)colonialidades e (des)enquadramentos
Local: Teatro Goiânia
14h30_Laboratório de roteiros audiovisuais do Centro-Oeste
Local: Castro’s Park Hotel
ROTEIRO DE FICÇÃO
Instrutora: Nina Kopko – diretora, roteirista e consultora
ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO
Instrutor: Diego Paulino – roteirista e documentarista
19h_CURTA MOSTRA BRASIL
Programa 3_O fogo revela o invisível
Local: Teatro Goiânia
11 de outubro (sábado)
9h30_Roda de conversa ̶ Cinema e Educação: a diversidade de infâncias na telona
Convidadas:
Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, escritora, jornalista e documentarista
Rita Márcia, professora titular na Faculdade de Educação da UFG
Professoras, coordenadoras pedagógicas, pedagogas, diretoras e outros profissionais atuantes no ensino básico
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)
10h_Estudo de caso ̶ A construção de personagens do curta Chão de fábrica, de Nina Kopko
Instrutora: Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora
Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina
15h_Laboratório de roteiros audiovisuais do Centro-Oeste
Local: Castro’s Park Hotel
ROTEIRO DE FICÇÃO
Instrutora: Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora
ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO
Instrutor: Diego Paulino, roteirista e documentarista
15h_CURTA MOSTRA ORIGENS – CURTAS UNIVERSITÁRIOS GOIANOS
Programa 1_Entre caminhos e rastros
Local: Teatro Goiânia
19h_CURTA MOSTRA BRASIL
Programa 4_Os corpos queimam diante do fogo
Local: Teatro Goiânia
12 de outubro (domingo)
10h30_22ª MOSTRINHA
Programa_Céu das infâncias
Local: Teatro Goiânia
Público: Aberta ao público
11h_Encontro com realizadores de filmes
Momento destinado à troca de experiências entre realizadores de Goiás e de todo Brasil.
Curadores convidados:
Rafael de Almeida, curador da Curta Mostra Brasil, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual
Elinaldo Meira, curador da Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos, professor e artista visual
Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, escritora, jornalista e documentarista
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)
15h_CURTA MOSTRA ORIGENS – CURTAS UNIVERSITÁRIOS GOIANOS
Programa 2_Entre sonhos e frestas
Local: Teatro Goiânia
20h_ENCERRAMENTO
Local: Teatro Goiânia
HOMENAGEM
Márcio Paixão Jr., produtor cultural e audiovisual
APAN ̶ Associação de Profissionais do Audiovisual Negro
EXIBIÇÃO DE FILMES
O ogro (GO)
2011 – Ani – 8min – Direção: Márcio Júnior e Márcia Deretti
O Evangelho segundo Tauba e Primal (GO)
2018 – Ani – 11min – Direção: Márcia Deretti e Márcio Júnior
PREMIAÇÃO
Prêmio ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas
Seleção do roteiro destaque do Laboratório de Roteiros Audiovisuais do Centro-Oeste ̶ Ficção e Documentário
PREMIAÇÃO DAS MOSTRAS COMPETITIVAS
22ª MOSTRINHA
CURTA MOSTRA ORIGENS
CURTA MOSTRA GOIÁS
CURTA MOSTRA BRASIL
SERVIÇO
23ª Goiânia Mostra Curtas
Site: www.goianiamostracurtas.com.br
Instagram: @goianiamostracurtas / @icumam_
Festival: 7 a 12 de outubro de 2025, no Teatro Goiânia – Gratuito.