Tudo Sobre o Festival Cavideo 24 Anos
Com 350 obras audiovisuais em exibição online e gratuita, produtora, locadora e distribuidora mais produtiva do cinema brasileiro completa 24 anos
Por Redação
1997. Às portas do novo milênio. Uma Era de efervescência cultural. E segundo o horóscopo chinês, era o ano do Boi. E estreava o desenho animado politicamente incorreto “South Park”. E Reed Hastings e Marc Randolph lançaram o site de filmes e séries Netflix nos Estados Unidos. O tenista Gustavo Kuerten vence pela primeira vez o torneio de Roland Garros. É lançado na Inglaterra o primeiro livro da série Harry Potter. Na música, o ano representa o primeiro show da dupla Daft Punk. Entra no ar a TV Brasil. Estreia no SBT a sessão de filmes Tela de Sucessos. Steve Jobs regressou a Apple e a transformou na gigante das tecnologias. A Clonagem da Ovelha Dolly.
No mundo do cinema, estrearam os filmes “O Mentiroso”, “A Estrada Perdida”, “O Gênio Indomável”, “Jackie Brown”, “Melhor é Impossível”, “Sete Anos no Tibet”, “Donie Brasco”, “Los Angeles – Cidade Perdida”, “Filhos do Paraíso”, “MIB – Homens de Preto”, “Flubber – Uma Invenção Desmiolada”, “O Pacificador”, “Cop Land”, “Titanic”, “Princesa Mononoke”, “Advogado do Diabo”, “Cidade dos Anjos”, “A Outra Face”, “Amistad”, “O Quinto Elemento”, “O Casamento do Meu Melhor Amigo”, “Gattaca – Experiência Genética”, “Tropas Estelares”, “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado”… O Festival de Cannes dava sua Palma de Ouro a “Gosto de Cereja”, de Abbas Kiarostami, tendo a francesa Isabelle Adjani como Presidente do Júri. O Festival de Berlim, o Urso de Ouro ia para “O Povo Contra Larry Flynt, de Miloš Forman.
No Festival de Gramado, “For All – O Trampolim da Vitória”, de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz, vencia melhor filme brasileiro no júri oficial e popular, entre tantos do ano de 1997, como “Os Matadores”, de Beto Brant; “O Homem Nu”; “Angelo Anda Sumido”, de Jorge Furtado. Nos cinemas brasileiros, “O Que é Isso, Companheiro?, “A Ostra e o Vento”, “Pequeno Dicionário Amoroso, “Ed Mort”, “Navalha na Carne”, “O Cangaceiro”, “Doces Poderes”, “A Guerra de Canudos”, “Tudo é Brasil”, sem esquecer da cachoeira de fluxo infinito da produção de curtas-metragens.
Sim, e no meio de tudo isso nascia a Locadora Cavideo, criada por Cavi Borges, que com a simples ação de de permitir que os filmes entrassem, começou sua saga-devoção incansável de amor cinéfilo pela sétima arte. Em 2021, ainda no epicentro de uma pandemia virulenta que parece não ter fim, a Cavideo, já produtora, distribuidora e curadora de mostras, chega a seus 24 anos, no novo espaço: Casas Casadas no Espaço Cultural Cavideo. Idade esta que, pela neurociência moderna, é o debut da fase adulta. É o que se chama de maturidade on the road: “Vai que dá”.
Para comemorar, o Festival Cavideo 24 anos, totalmente online e gratuito, no Vimeo Festival Cavideo, de 16 de julho a 1 de agosto, não só se respeita a característica máxima do lema caviniano, que é “vamos inventar mais moda”, como essa moda ganha mais invenções e novidades. Além da exibição de mais de 350 produções da Cavideo na sua nova plataforma streaming Vimeo, terá Lives especiais( no youtube e no Instagram), com diretores e críticos, que contaram sobre as histórias da Cavideo. E não para por aí.
Será realizada também uma exposição (presencial e online) sobre a Cavideo, com cartazes de seus filmes, troféus, fotografias, matérias, credenciais, diplomas e vídeos que contam sobre a trajetória da produtos. A exposição presencial será nas Casas Casadas no Espaço Cultural Cavideo e a online será no canal online da Cavideo.
CURSOS. Também será disponibilizado, gratuitamente, na plataforma streaming da Cavideo um curso on-line com 10 aulas de uma hora cada. Não precisa se inscrever, as aulas vão estar disponíveis na plataforma de 16 de julho a 1° de agosto, nas aulas Cavi Borges explica sobre a sua distribuidora de filmes, distribuição, produção de baixo orçamento e as histórias do cinema independente. https://vimeo.com/festivalcavideo24anos
Na mostra Mestres serão exibidos trabalhos desses 12 diretores que fizeram/fazem parceria com a Cavideo: Neville de Almeida, Sérgio Ricardo, Maurice Capovilla, Luiz Carlos Lacerda, Luiz Rosemberg Filho, Júlio Calasso, Sylvio Lanna, José Sette, Antônio Fontoura, Noilton Nunes, Emília Silveira e Regina Miranda.
No release oficial de imprensa, foram destacados dez filmes imperdíveis. Lista aqui os escolhidos, mas nosso site preparará um guia do que não perder nos 350 filmes até agora (porque quem conhece Cavi Borges sabe que o número de obras só aumentará).
OUÇA QUATRO E MEIO COM CAVI BORGES
OS 10 FILMES-DESTAQUES PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA
JOÃO POR INEZ
(curta /doc, 2021, de Bebeto Abrantes). Sinopse: Comemorando o centenário de João Cabral de Melo Neto esse novo curta metragem mostra imagens inéditas da intimidade do poeta com sua família).
CEMITÉRIOS GERAIS
(curta/experimetal, 2021, de Regina Miranda, Cavi Borges e Bebeto Abrantes). Sinopse: Em protesto pelas 500 mil mortes, 5 atrizes recitam poemas de João Cabral de Melo Neto
SONHO DE RUI
(longa de ficção, 2019, de Cavi Borges e Ulisses Mattos). Sinopse: Um ator frustado resolve vender seu apartamento para financiar um filme que será um remake de BRADOCK de seu ídolo Chuck Norris. Dessa vez ele será o protagonista!!!
O CINEMA É MINHA VIDA
(Longa/ficção, 2021, de Patricia Niedermeier, Rodrigo Fonseca e Cavi Borges). Sinopse: Um diretor de cinema relembra sua vida e obra no camarim da Cinemateca francesa
FADO TROPICAL
(longa de ficção, 2020, de Cavi Borges). Sinopse: 2 irmãos se reencontram em Lisboa para jogar as cinzas do pai recém falecido em Portugal e acabam revendo seus relacionamentos.
MÚSICA DE HOMEM
(curta/ficção, de Tonico Pereira). Sinopse: a dor de cotovelo mostrada através de canções pelo ator Tonico Pereira.
URUGUAI NA VANGUARDA
(longa /doc, 2019, Marco Antônio). Sinopse: As novas leis e habitos desse pais latino americano de vanguarda que inspira uma nova vanguarda.
OS PRÍNCIPES
(Longa/Ficção, 2019, de Luiz Rosemberg Filho). Sinopse: 2 homens facistas saem pela noite em busca de diversão.
O QUE SERIA DESTE MUNDO SEM PAIXÃO
(longa/ficção, 2019, de Luiz Carlos Lacerda). Sinopse: Encontro inusitado entre os poetas Lucio Cardoso e Murilo Mendes
O MUNDO DE ANDY
(curta/ficção, 2002, de Cavi Borges). Sinopse: primeiro filme realizado por Cavi Borges que mostra ultimo dia na vida de Andy.
LIVES “FAMÍLIA CAVIDEO” DE ABERTURA
NO INSTAGRAM @festivalcavideo
NO YOUTUBE @vertentesdocinema
MINHA CAVIDEO É: 24 FILMES-DESTAQUES PELO VERTENTES DO CINEMA
- SALTO NO VAZIO, de Patricia Niedermeier e Cavi Borges
- RISCADO, de Gustavo Pizzi
- A DISTRAÇÃO DE IVAN, de Cavi Borges e Gustavo Melo
- O MURO DAS VERTENTES, de Fabricio Duque
- MATEUS, O BALCONISTA (a websérie com 36 episódios)
- BENJAMIM ZAMBRAIA E O AUTOPANÓPTICO, de Felipe Cataldo
- JARDIM DE GUERRA, de Neville D’Almeida
- ME CUIDEM-SE!, de Bebeto Abrantes e Cavi Borges
- AUTORETRATO DA QUARENTENA, de Cavi Borges
- WATER CLOCK, de Regina Miranda
- CAUBY – COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ, de Nelson Hoineff
- FORA DE EXPEDIENTE (websérie com 14 episódios)
- BARRA ÓDIO / BARRA AMOR (websérie com 7 episódios)
- ENGANO, de Cavi Borges
- 21 FILMES EM 21 ANOS (produzido pelo Vertentes do Cinema)
- CLUBE DO CINEMA (Com Eduardo Nunes)
- NA ROTA DO VENTO – O CINEMA NA MÚSICA DE SÉRGIO RICARDO
- SEMENTE DA MÚSICA BRASILEIRA, de Patricia Terra
- VENDE-SE ESTA MOTO, de Marcus Faustini
- SETE MINUTOS, de Cavi Borges, Paulo Silva e Julio Pecly
- COPACABANA ME ENGANA, de Antonio da Fontoura
- DOIS CASAMENTOS, de Luiz Rosemberg Filho
- CARTAS AO CINEMA (série)
- JEDIS, de Cavi Borges
SERVIÇO
Festival Cavideo 24 Anos
De 16 de julho a 01 de agosto de 2021
Online e Gratuito
Acesse o Vimeo e assista aos filmes: https://vimeo.com/festivalcavideo24anos
Instagram: @festivalcavideo
Youtube: @vertentesdocinema
1 Comentário para "Tudo Sobre o Festival Cavideo 24 Anos"
Viva, Cavi, Impressionante sua trajetória. Você já é parte importante da história do cinema brasileiro. Muita saúde e muitas novas produções nos próximos anos.