Tudo Sobre o 53º Festival de Cinema de Gramado 2025 (Com Programação)
Um dos mais importantes eventos cinematográficos do Brasil acontece de 13 a 23 de agosto, em terra gramadense e completa em 2025 cinquenta e três anos ininterruptos
Por Fabricio Duque (direto de Gramado)
A cobertura de imprensa de um festival de cinema começa muito antes de suas datas oficiais. Há todo um planejamento e pesquisa até seu início propriamente dito. E em uma tradição construída durante anos por mim, esta matéria tudo sobre o Festival de Cinema de Gramado 2025 é escrita in loco, exatamente no lugar-palco em que tudo acontece, porque assim consigo não só passar as informações, mais técnicas, mas principalmente transmitir a sensação de se estar aqui, visto que este festival gaúcho só é assim porque recebe todos os símbolos e peculiaridades de Gramado, município do Rio Grande do Sul, que foi projetado para ser voltado exclusivamente para o turismo e que está há 120 quilômetros (duas horas) de Porto Alegre. Estar aqui faz com que eu respire melhor esse ar gramadense e, assim, consiga traduzir de forma mais sensorial e perceptiva as características internalizadas de suas culturas colonizadas.
O Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 13 a 23 de agosto, completa em 2025 cinquenta e três anos, ininterruptos (mesmo as edições pandêmicas de 2020 e 2021 aconteceram televisivamente no Canal Brasil). Se usarmos a metáfora do casamento, então teremos Bodas de Antimônio (um metal que simboliza a resistência e a capacidade de se transformar, refletindo a durabilidade, muito pelas adaptação necessárias). Seu troféu Kikito (o Deus da Alegria) é o símbolo máximo do festival e da cidade de Gramado. Para onde você olhar, você verá o Kikito em todos os lugares e tamanhos. Como curiosidade história, o primeiro Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, no verão, depois no outono e, a partir dos anos 90, no mês de agosto. E ficou até então.
Uma das maestrias do Festival de Cinema de Gramado é sua organização prévia. No dia 15 de julho, quase um mês atrás, aconteceu o evento para jornalistas no Rio de Janeiro, em que foram anunciados a seleção oficial da mostra competitiva de curtas e longas de ficção, as homenagens, Troféu Oscarito para Marcela Cartaxo, Troféu Eduardo Abelin para Mariza Leão, Kikito de Cristal para Rodrigo Santoro (que é protagonista do filme “O Último Azul” – exibido no Festival de Berlim, e agora abre o Festival de Cinema de Gramado 2025) e filmes das sessões especiais. Contou com a presença de Rosa Helena Volk, presidente da GramadoTur, uma Autarquia Municipal de Turismo e Cultura de Gramado. Rosa, que se define como “jornalista por acaso”, foi casada com Horst Ernst Volk, falecido em fevereiro de 2020, empresário fundador dos calçados Ortopé e também um dos criadores do Festival de Cinema de Gramado. Ainda na noite carioca, estiveram presentes os curadores do festival, o jornalista e crítico Marcos Santuario; o ator e diretor Caio Blat; e a atriz Camila Morgado (que não pode comparecer, mas enviou uma mensagem em vídeo). Desde 1995, o Festival de Cinema de Gramado concede o troféu Oscarito aos grandes atores e atrizes do cinema nacional, e, a partir de 2003, os melhores cineastas e entidades do cinema brasileiro passaram a ser contemplados com o troféu Eduardo Abelin.
Outra maestria da organização do Festival de Cinema de Gramado 2025 é “mastigar” para seus jornalistas todas as informações necessárias que precisamos saber para realizar as matérias. Neste ano, especificamente, a assessoria de imprensa se superou e nos entregou um resumo de cada dia. Ainda que oficialmente o festival tenha sua noite de abertura no dia 15 de agosto, nos dias 13 e 14, quarta e quinta-feira, já têm programação intensa: a nova geração de realizadores ganha espaço com a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo e a tradicional Mostra Educavídeo. A primeira reúne curtas-metragens de alunos do ensino fundamental e médio de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Já o Educavídeo, projeto que oferece capacitação em audiovisual para estudantes de Gramado, soma mais de 110 produções ao longo de sua história. O Vertentes do Cinema esteve presente ontem dia 13 de agosto, assistiu todos os filmes, votou nos favoritos e conheceu todos os vencedores. Aguarde a matéria do Vertentes, que está em produção!
OS JURADOS
Para avaliar os seis títulos em competição na mostra de longas-metragens brasileiros compõem o Júri Oficial: o ator Edson Celulari; a atriz Isabel Fillardis; e os cineastas Sergio Rezende, Fernanda Lomba e Petrus Cariry. Já na mostra de longas documentais, o professor e realizador Bertrand Lira; o ator Marcos Breda; e a jornalista e cineasta Thais Fernandes são os nomes que formam o júri. Ainda nos longas-metragens, o jornalista e crítico Daniel Fernandes; a atriz e produtora Gabrielle Fleck; e a produtora Keyti Souza respondem pela seleção de vencedores da Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos. No segmento de curtas-metragens, a mostra nacional será avaliada pelo produtor Ailton Franco Jr., pela crítica de cinema Dríade Aguiar; pela atriz Polly Marinho; e pela comunicadora Sarah Oliveira. Por fim, o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas terá seus laureados escolhidos pela roteirista e diretora Ceci Alves dos Santos; pela produtora Daniela Marinho; pelo cineasta e pesquisador Donny Correia da Silva; pelo cineasta Flávio Botelho Jr.; e pela consultora em Legislação Audiovisual, Vera Zaverucha. O olhar fundamental da crítica na apreciação cinematográfica também se faz presente com o Júri da Crítica, formado por profissionais integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e da Associação Brasileira de Críticas de Cinema (ABRACCINE). São eles: Arthur Gadelha (CE), Cristian Verardi (RS), Ivana Silva (RS), Paulo Henrique Silva (MG) e Raquel Carneiro (SP).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2025 (EM RESUMO DO PRÓPRIO FESTIVAL)
DIA 15 DE AGOSTO – SEXTA
A programação na sexta-feira (15) começa às 8h30 no Palácio dos Festivais, que recebe a Sessão Infantil, com entrada franca, e a première mundial da série ‘Comer, Beber e Aprender’ — uma mistura de live action, animação e documentário que acompanha a curiosa Helena (Helenna Fernandes) explorando receitas e tradições culinárias no Vale do Capão (BA).
A data também marca a cerimônia de abertura oficial do festival. A programação começa às 16h, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado na Rua Coberta, e segue para o Palácio dos Festivais com a entrega do troféu Kikito de Cristal para o homenageado Rodrigo Santoro. Em agosto, o ator completa 50 anos e celebra mais de três décadas de carreira. Logo após a homenagem, será exibido, fora de competição, o longa ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro, estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás. Inédito no Brasil e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, o filme também conquistou o Prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara, onde Weinberg recebeu o prêmio de melhor interpretação. O longa é situado na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo.
DIA 16 DE AGOSTO – SÁBADO
Conexões Gramado Film Market
No sábado (16), a Sociedade Recreio Gramadense recebe, a partir das 10h30, a 9ª edição do Conexões Gramado Film Market, segmento mercadológico do festival que reúne profissionais, produtores, instituições e players do audiovisual para debater tendências, promover negócios e fortalecer o ecossistema do setor. A abertura contará com a presença de Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, seguida do painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, com Marcelo Freixo (presidente da Embratur), Rosa Helena Volk (presidente da Gramadotur, autarquia municipal que realiza o festival) e Gisela Perez Fonseca (coordenadora institucional do Festival Internacional de Cinema de Cartagena).
Cristais de Gramado recebe Rodrigo Santoro
Às 12h30, na fábrica Cristais de Gramado, o homenageado Rodrigo Santoro receberá a imprensa para um dos mais tradicionais momentos do festival. O ator participará da produção artesanal do troféu Kikito de Cristal que será entregue ao seu sucessor no próximo ano e, depois, concederá uma entrevista coletiva. Com o auxílio do mestre do cristal Marcelino Dias, Rodrigo Santoro dará forma ao troféu em cristal murano com folha de ouro 24k. O Kikito de Cristal é a única premiação no cinema mundial em que o homenageado participa da produção do troféu a ser entregue ao seu sucessor.
VIII Mostra de Filmes Universitários e Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa
Também no sábado, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, começa a VIII Mostra de Filmes Universitários, promovida pelo Conexões Gramado Film Market e dedicada a produções de até 20 minutos realizadas por estudantes de instituições de ensino superior. E o Palácio dos Festivais recebe a primeira sessão da Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa, vitrine para a produção audiovisual do Rio Grande do Sul.
A Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros tem início no sábado, às 18h, com o filme ‘Nó’, de Laís Melo. Rodado em Curitiba (PR), o longa acompanha Glória, mulher que atravessa um divórcio conturbado, enfrenta dificuldades financeiras e precisa concorrer a uma vaga de supervisora na fábrica onde trabalha, ao mesmo tempo em que luta pela guarda das três filhas. A obra integra a seleção de seis longas inéditos no Brasil que disputam o Kikito nesta edição. Encerrando a programação no Palácio dos Festivais, às 20h, a noite conta ainda com a sessão hors-concours do lançamento da série ‘Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente’, de Marcelo Gomes e Carol Minêm.
DIA 17 DE AGOSTO – DOMINGO
No domingo, 17 de agosto, acontece a estreia de ‘Papagaios’, dirigido por Douglas Soares, produção integrante da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros. Ambientado no Rio de Janeiro, o filme acompanha Tunico (Gero Camilo), o “Papagaio de Pirata” mais famoso da cidade, que vive aparecendo atrás de repórteres na TV. Após um acidente, ele conhece um jovem misterioso que se torna seu aprendiz em um país com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias. No elenco, também estão Ruan Aguiar, Leo Jaime, Ernesto Piccolo e Angela Paz.
O dia também conta com a cerimônia de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos. Nesta edição, 18 títulos formam um mosaico plural e descentralizado, reunindo produções realizadas na capital e em outras dez cidades gaúchas. A solenidade contará ainda com a entrega do Troféu Sirmar Antunes para a atriz Gloria Andrades. A distinção foi instituída pela Assembleia Legislativa em 2022 para premiar profissional de trajetória consagrada em produções gaúchas de curta e média metragem. Já no Conexões Gramado Film Market, o painel “Audiovisual construindo destinos”, abordará o papel do cinema na promoção turística. Participam Carolina Cordero, Christiano Braga e Joana Braga, representando iniciativas como a POA Film Commission, RedIberofic e Refic. Também estão na programação do dia debates sobre filmes e séries exibidos no evento, além de novas atividades da programação universitária.
DIA 18 DE AGOSTO – SEGUNDA
A produtora Mariza Leão, que será homenageada com o Troféu Eduardo Abelin na segunda-feira, dia 18 de agosto, recebe a imprensa às 11h para uma coletiva de imprensa na Sociedade Recreio Gramadense, conversando com os jornalistas sobre sua trajetória, conquistas e projetos em andamento. Nome de referência na produção nacional, Mariza soma mais de 50 anos de carreira à frente da Morena Filmes, produtora que fundou com seu marido, o diretor Sérgio Rezende. Em cinco décadas dedicadas ao audiovisual, ela assinou títulos que juntos ultrapassam 20 milhões de espectadores.
À tarde, começam as exibições da Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos com a sessão de ‘Uma em Mil’, de Jonatas e Tiago Rubert. Durante o dia, haverá ainda o II Encontro dos Ecossistemas Audiovisuais do Rio Grande do Sul, atividade do Conexões Gramado Film Market, e a Mostra Infantil Petrobras.
No Palácio dos Festivais, a noite começa com a cerimônia de homenagem a Mariza Leão, seguida da Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros, com a exibição de ‘Querido Mundo’, dirigido por Miguel Falabella. O filme investiga um encontro improvável na véspera de Ano Novo: a queda de uma ponte, durante uma noite de tempestade, une os caminhos de Elsa (Malu Galli) e Oswaldo (Eduardo Moscovis), que acabam por se encontrar nos escombros de um prédio abandonado no Rio de Janeiro. A trama conta ainda com Marcello Novaes, Danielle Winits, Cintia Rosa e Pia Manfroni no elenco. No segundo bloco da noite, a partir das 20h, também será exibido o primeiro programa da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros.
DIA 19 DE AGOSTO – TERÇA
O dia começa com uma intensa programação de painéis no Conexões Gramado Film Market, sessões nas mostras competitivas de longas e curtas, atividades do Cinema nos Bairros e exibições especiais. Às 14h, no Palácio dos Festivais, ‘Quando a Gente Menina Cresce’, de Neli Mobelli, é o segundo título em exibição na Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos.
A terceira homenageada do festival é Marcélia Cartaxo, que recebe, na terça-feira, 19, o Troféu Oscarito, pelos seus mais de 40 anos de destaque no cinema brasileiro. A atriz paraibana ficou conhecida pela interpretação de Macabéa, em ‘A Hora da Estrela’ (1985), longa dirigido por Suzana Amaral, baseado no livro homônimo de Clarice Lispector. O papel rendeu a ela o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim de 1986. Também atuou em longas como ‘A Mãe’ (2022), ‘Pacarrete’ (2019), ‘O Céu de Suely’ (2006) e ‘Madame Satã’ (2001). A coletiva de imprensa será ao meio-dia, na Sociedade Recreio Gramadense.
Na terça-feira, o festival apresenta a estreia nacional de ‘A Natureza das Coisas Invisíveis’, de Rafaela Camelo, na Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros. O filme acompanha Glória (Laura Brandão), uma menina de 10 anos que passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia (Serena), que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. O elenco também traz nomes como Larissa Mauro, Camila Márdila e Aline Marta Maia. Com passagem por festivais como o de Guadalajara, Cartagena e Seattle, o longa é produzido pela Moveo Filmes e distribuído pela Vitrine Filmes.
DIA 20 DE AGOSTO – QUARTA
A programação no Palácio dos Festivais começa às 14h, com a exibição de ‘Bicho Monstro’, de Germano de Oliveira, na Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos.
A partir das 18h o festival apresenta a estreia brasileira de ‘Sonhar com Leões’, de Paolo Marinou-Blanco, que integra a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros. No filme tragicômico, Gilda (Denise Fraga), imigrante brasileira em Lisboa, descobre ter um ano de vida e deseja partir preservando a própria dignidade. Em seguida, acontece a primeira sessão competitiva de documentários brasileiros, com ‘Para Vigo Me Voy!’, de Lírio Ferreira e Karen Harley. O longa teve estreia mundial no último Festival de Cannes e apresenta a obra e a trajetória pessoal de Cacá Diegues.
O festival também promoverá, na quarta-feira, debates, atividades do Cinema nos Bairros – Mostra Infantil Petrobras, a Mostra Competitiva SEDAC e a Mostra Cinema Francês, no Theatro Elisabeth Rosenfeld. O Conexões Gramado Film Market realiza a partir das 9h, no Museu do Festival de Cinema de Gramado, a rodada de negócios ‘Conexões Diretas’, com a participação de Cinémage, Circular Media, Disney, Fahrenheit/Antártica, Grupo Globo, Limonero Films, O2 Play e Urban.
DIA 21 DE AGOSTO – QUINTA
O filme ‘Rua do Pescador, nº 6’, de Bárbara Paz, será exibido às 14h, na Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos, no Palácio dos Festivais. A partir das 18h, a programação segue com a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros, que apresenta o longa ‘Cinco Tipos de Medo’, de Bruno Bini. Murilo (João Vitor Silva), um jovem músico que vive um luto, se envolve com Marlene (Bella Campos), uma enfermeira que está em um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias se cruzam com as de Luciana (Bárbara Colen), policial movida por vingança, e de Ivan (Rui Ricardo Diaz), advogado com intenções ocultas. Na sequência, haverá duas sessões da Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros, com ‘Lendo o Mundo’, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira, e ‘Os Avós’, de Ana Ligia Pimentel.
O dia também será marcado por uma programação especial dedicada às mulheres no audiovisual dentro do Conexões Gramado Film Market, com o Programa Internacional + Mulheres do Audiovisual Brasileiro. As atividades incluem ainda a Mostra Cinema Francês no Theatro Elisabeth Rosenfeld, a Mostra Infantil Petrobras em dois horários e debates com realizadores.
DIA 22 DE AGOSTO – SEXTA
A Mostra Competitiva SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos apresenta mais uma sessão na sexta-feira (22), com ‘Passaporte Memória’, de Decio Antunes. A programação segue com a sessão da Mostra Competitiva de Documentários Brasileiros, que exibe ‘Até Onde a Vista Alcança’, de Alice Villela e Hidalgo Romero.
O segundo bloco no Palácio dos Festivais se inicia com a cerimônia de premiação do Prêmio SEDAC/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos, incluindo as entregas do Prêmio Leonardo Machado para Araci Esteves e dos Prêmios Iecine para o filme “Um é Pouco, Dois é Bom”, para Victor Di Marco e Márcio Picoli e para Gustavo Spolidoro – nas categorias Destaque, Inovação e Legado, respectivamente. Em seguida, o público confere a premiação da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros.
O dia terá ainda debates, lançamentos de livros, atividades do Cinema nos Bairros e uma Mostra de Realidade Virtual, que integra a programação do Conexões Gramado Film Market.
DIA 23 DE AGOSTO – SÁBADO
O Festival de Cinema de Gramado termina no dia 23 de agosto, com a entrega dos Kikitos aos vencedores das mostras de Longas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Documentais. A cerimônia, que será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil diretamente do Palácio dos Festivais para todo o país, terá início às 21h.
Mais cedo, às 15h, acontece a exibição especial de “Luz, Magia e Emoção: uma jornada de 40 anos de Natal”, de Bianca Fioreze”, no Theatro Elisabeth Rosenfeld.