Tudo Sobre a Mostra Online Cavideo 2024
De 01 a 10 de agosto, evento virtual exibe curtas-metragens que foram produzidos pela Cavideo e que participaram do Festival Cavideo 27 Anos
Por Redação
Todo e qualquer festival e/ou mostra presencial de cinema traz em sua organização limites geográficos e de períodos específicos. Quem está em Pernambuco ou Maranhão ou até mesmo em Paraty tem mais dificuldades de acompanhar in loco um festival no Rio de Janeiro, por exemplo, e num tempo específico e datado de algum mês. É para resolver essa questão que o site Vertentes do Cinema criou uma plataforma única, gratuita e exclusiva para exibir curtas-metragens em formato online, a fim de estreitar esses limites e expandir possibilidades de fazer o filme chegar mais longe. O virtual consegue quebrar barreiras. E após o sucesso da Mostra Um Curta Por Dia, que exibiu 399 filmes diferentes em treze meses, chega agora a Mostra Cavideo 2024, com mais dez dias e dez curtas-metragens brasileiros, alguns estiveram na comemoração de 27 anos com evento presencial no Estação Net Rio, de 18 de julho até 24 de julho.
Sim, sete dias é muito pouco tempo para celebrar o cinema e a contribuição bastante generosa da Cavideo, que era locadora e agora serve como a função de distribuidora e produtora de filmes. E assim, o Vertentes do Cinema, com curadoria de Clarissa Kuschnir e Fabricio Duque, e colaboração-produção de Cavi Borges, o Sr. Cavideo, traz a Mostra Cavideo 2024, exibindo um curta-metragem diferente a cada dia, durante 24 horas em nossa plataforma única. Todo esse conteúdo é de graça, sem a necessidade de cadastro. É só acessar a página e assistir.
A Mostra Cavideo 2024 apresenta, de 01 a 10 de agosto, curtas-metragens que foram produzidos pela Cavideo e dirigidos por Cavi Borges e Patrícia Niedermeier. São dez obras, algumas fora da programação do Festival Cavideo 27 anos. E essa é a máxima: não só expandir geografia e tempo, como também exibir filmes diferentes. A abertura acontece com as video-artes Video-artes “Eu Sou o Cinema, O Cinema Sou Eu”, de Cavi Borges e Patricia Niedermeier. Na sequência “Nada em Mim”, de Dayane Ros; “VideoBook”, de Gabriela Rosa Posada; “Qual é o Seu Destino”, de Thuaíny Campos; “Chove”, de Kaio Caiazzo; “Retorno”, de Kaio Caiazzo; “Fome de Viver (Fuga Pelo Twitter)”- Leela feat. Fausto Fawcett, de Cavi Borges; “Malandro, Termo Civilizado”, de Sylvio Lanna; “Algo Mais Explícito”, de Cavi Borges; e “Oblívio”, de Rafael Telles.
“Desde que começamos com a nossa Mostra Um Curta Por Dia, foram 399 filmes dos mais diversos gêneros, regiões e gostos. Foram tantas histórias diversas com temas tão atuais e engajados como a questão da etariedade, lgbtqiapn+, negritude, questão social do nosso país, política, família, temáticos, curtas premiados em festivais, filmes que nunca tiveram espaço em outras telas, ótimas animações e até histórias fantásticas e clipe. Ou seja, nossa curadoria abre um leque enorme para que os realizadores possam mostrar seus trabalhos, além dos circuitos dos festivais.
“Neste último mês inclusive, tivemos curta estrangeiro que foi “Como Me Esquecer no Inverno” de Mari Moraga, com produção Brasil, Hungria e Bélgica. No quarto mês “Copacabana Beach”, dos Estados Unidos, de Vivian Ostrovsky, no quinto mês “Cinema Novo, Improvisiert und Zielbewusst”, de Joaquim Pedro de Andrade, documentário com produção Brasil e Alemanha. No décimo segundo mês Femmes de Mènage, de Fernanda Pessoa com filmagens em Portugal, França e Espanha. São realizadores brasileiros, fazendo bonito lá fora. Do Nordeste, uma região que cresce cada vez mais no audiovisual, trouxemos muitos curtas. Tivemos inclusive vários curtas paraibanos, um dos estados mais atuantes atualmente no audiovisual com destaque para “Aruanda”, de Linduarte Noronha, um marco do Cinema Novo e da nossa cinematografia nacional, que esteve no nosso primeiro mês que também contou com o clássico “Ilha Das Flores”, do Gaúcho Jorge Furtado. Este, considerado por muitos, como o melhor curta-metragem brasileiro. Quem aí não assistiu Ilha das Flores na Escola? Curta mais do que obrigatório. Dentro dos nossos clássicos trouxemos para a nossa mostra os seguintes cineastas veteranos: Geraldo Sarno, Sylvio Lanna (falecido recentemente); Vladimir Carvalho; Olney; Francisco Santos; Andrea Tonacci; Ozualdo Candeias; Humberto Mauro; Luiz Roseberg Filho; Leon Hirszman; Mario Carneiro; Paulo César Saraceni; João Batista de Andrade; Antônio Carlos da Fontoura ; Aloysio Raulino; Edgar Navarro; Antônio Calmon ; Eduardo Coutinho; Rogério Sganzerla; Neville d’Almeida; Katia Mesel; Eunice Gutman, Helena Ignez; Regina Miranda; Tata Amaral. E temos as gerações mais recentes (alguns nem tantos) mas que já são conhecidos e estão pelo mundo levando ótimas histórias para contar como: Kleber Mendonça Filho, Karim Aïnouz; Marcelo Gomes, Davi Melo, Pedro Tavares, Daniel Nolasco, Sinai Sganzerla, Juliana Rojas, Marco Dutra; a incansável dupla Cavi Borges e Patricia Niedermeier; André Novais de Oliveira; Thaís Fujnaga; Cristiano Burlan; Susanna Lira; Sabrina Fidalgo; Allan Ribeiro; Allan Deberton; o movimento do Cinema Instantâneo que tem feito cada vez mais filmes, pelos interiores do Brasil. A lista é longa, e em 2025, vocês terão oportunidade para rever todos esses filmes, com a reprise da Nossa Mostra Um Curta Por Dia”, finaliza Clarissa Kuschnir.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA CAVIDEO 2024
DIA 01/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
EU SOU O CINEMA, O CINEMA SOU EU
(Eu Sou o Cinema, O Cinema Sou Eu, 2024, Brasil, 43 minutos, Videoarte, de Cavi Borges e Patricia Niedermeier). Treze video-artes inéditos filmados durante o ano de 2024 na França e Holanda tendo as salas de cinema e a cinefilia como temas focais. Bônus de abertura: “Videoarte1” de Neville D’Almeida.
DIA 02/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
NADA EM MIM
(Nada em Mim, 2019, Brasil, 4 minutos, Experimental, Performance, de Dayane Ros). Um convite, um mergulho, entranhar-se. Descobrir o que há, o que é, como pode se transformar. Algo que não é habitado, oco, ausente. Um espaço vácuo, desprendido de coisas, vazio, nulo. Como você o vê? Um corpo que dança, respira, sufoca, se prende, afoga. Corpo objeto, apagado, que vira outro, que deixa de ser corpo. Nada em mim é sobre buscar, é sobre reagir, mergulhar ou secar em si mesmo, refletir-se. E agindo é que afetamos e transmutamos nossos corpos em arte.
DIA 03/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
VIDEOBOOK
(Videobook, 2024, Brasil, 14 minutos, Experimental, de Gabriela Rosa Posada). Com Iasmim Rodriguez, Davi Gusmão, Bruna Arruda, Renata Machado, Kallinca. Elenco recém formado da faculdade de Artes Cênicas encena o primeiro curta-metragem da diretora. O filme é uma ode ao cinema de autor, em que jovens atores relatam suas experiências passadas, expectativas e medos com o futuro na profissão.
DIA 04/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
QUAL É O SEU DESTINO
(Qual é o seu Destino, Brasil, 2023, 6 minutos, Ficção, Comédia, de Thuaíny Campos). Uma produção do Cinema de Guerrilha da Baixada. O filme é uma comédia sobre novos relacionamentos que acontecem no acaso.
DIA 05/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
CHOVE
(Chove, 2022, Brasil, 6 minutos, Experimental, de Kaio Caiazzo). Um mergulho (quase literal) no processo criativo de uma atriz que transborda a tempestade do Sentir. Em cena e emoção, Natália Dias.
DIA 06/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
RETORNO
(Retorno, 2016, Brasil, 15 minutos, Ficção, de Kaio Caiazzo). Uma banda de rock faz seu primeiro show após um ano de hiato. Nina, a vocalista, guarda um segredo dos demais membros. O retorno aos palcos desperta dilemas internos e incertezas – mas o show primeiro.
DIA 07/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
FOME DE VIVER
(Fome de Viver (Fuga Pelo Twitter) – Leela feat. Fausto Fawcett, 2024, Brasil, 6 minutos, Videoclipe, de Cavi Borges). Clipe da musica “Fome de Viver (Fuga pelo Twitter)” da banda Leela com participação de Fausto Fawcett.
DIA 08/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
MALANDRO, TERMO CIVILIZADO
(Malandro, Termo Civilizado, de Sylvio Lanna, 2024, Brasil, 24 minutos, Documentário, de Sylvio Lanna). Com Wilson Grey; Claudio Moreno; Luciana Santos; Moreira da Silva; Luiz Melodia; Waldir Onofre; Pacífico da Rocha; José Carlos; Angela Nenzy; Shirley Rodrigues; Claudinor da Silva; Yamba Souza Lanna; Daniel Fontoura; Maria Monteiro; Tao Zauli.
DIA 09/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
ALGO MAIS EXPLÍCITO
(Algo Mais Explícito, 2016, Brasil, 15 minutos, Ficção, de Cavi Borges). O que um politico corrupto pode mudar na vida de um cidadão comum. Com Tônico Pereira; Luciano Vidigal; Ramon Francisco; Paloma Dalla Vechia; Patricia Niedermeier; Cirillo Luna; Ana Abbott; Cris Mayrink; Cico Caseira; Edu Amorim; Danilo Batista; Wendel Barros; Sergio Curvello; Maria de Fátima Coppeli; Adriano de Jesus.
DIA 10/08 – Início 09:00 – Assista por AQUI
OBLÍVIO
(Oblívio, 2024, Brasil, 20 minutos, Experimental, de Rafael Telles). Em um mundo onde as fronteiras entre a realidade e a mente se dissolvem, “Oblívio ” nos conduz por uma viagem introspectiva e visceral. Alice, uma jovem marcada por traumas do passado e lutas internas, vive uma vida aparentemente normal. No entanto, as sombras de suas inseguranças a perseguem implacavelmente. “Oblivio” é uma jornada psicológica profunda, um curta-metragem que explora a fragilidade da mente humana e a coragem necessária para enfrentar nossos demônios internos.