Tudo Sobre a Mostra Cavideo 28 Anos
De 7 a 13 de agosto no Estação Net Rio, em Botafogo, a seleção cavidiana de aniversário exibe, em pre-estreias, 12 videoartes, 14 curtas e 07 longas da produtora Cavideo,além de 06 homenagens para diretores e pesquisadores importantes do cinema Brasileiro
Por Fabricio Duque
28 anos. Em quase três décadas, a Cavideo foi de um iminente projeto do ex-judoca Cavi Borges: uma locadora voltada aos cinéfilos da Cobal do Humaitá para um modelo (case de sucesso) de negócio a ser seguido. Assim, 28 anos depois (não estamos falamos do novo filme do diretor Danny Boyle – mas que a referência pode ser sim ser usada se falarmos de resistência e sobrevivência no universo do cinema brasileiro), a Cavideo andou junto com as necessidades e demandas do mercado audiovisual, precisando mudar inclusive sua sede para as Casas Casadas, em Laranjeiras, no prédio da Riofilme, que agora também tem o cinema José Wilker. E assim, expandiu-se ainda mais como produtora, distribuidora, lojinha e Biblioteca pública Marialva Monteiro. Talvez o que motive seu fundador é a ingenuidade da nunca desistência (de incentivar e fomentar o cinema independente à qualquer mínimo custo), isso explícito em seu comportamento apaixonado e emocionado. Podemos até dizer que Cavi Borges é a utopia que deu certo.
Então, nada melhor que comemorar aniversário que fazer uma mostra de cinema. A edição de 2025 da Mostra Cavideo de Cinema 28 Anos acontece no Estação Net Rio, de hoje, dia 07 até o dia 13 de agosto. Uma oportunidade de assistir obras inéditas nos cinemas cariocas, além de lançamentos de livros e homenagens. Sim, é uma festa do baco muito cavidiana, com filmes, diversão e muitos encontros da sétima arte mais “underground”. Esta Mostra Cavideo 28 Anos é a terceira parte comemorativa, que começou levando cinema às favelas e depois exibindo esses filmes na tela do Estação Net Rio (31 de julho a 03 de agosto). Na da vez em questão aqui, a programação exibe pre-estreias: 12 videoarte, 14 curtas-metragens e 07 longas-metragens da produtora Cavideo, além de 06 homenagens para diretores e pesquisadores importantes do cinema Brasileiro. Os ingressos para cada dia têm o preço de 18 reais.
A Mostra Cavideo 28 Anos homenageia no dia 08/08, o realizador Walter Lima Jr. e o cinéfilo-cineasta Hsu Chien, com a entrega do Troféu “VHS de Ouro”. No dia 10/08, a homenagem é póstuma a Vladimir Carvalho. No dia 11/08 será a vez do cineasta e crítico de cinema Marcelo Ikeda; no dia 12/08 ao realizador Antônio Carlos da Fontoura; e no dia 13/08 ao professor João Luiz Vieira.
CONFIRA A SEGUIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA CAVIDEO 28 ANOS
DIA 7 – QUINTA – ESTAÇÃO NET RIO SALA 2
21H – “ENSAIOS DE CINEMA” – de Cavi Borges e Patricia Niedermeier – Série de 12 videoarte inéditos em homenagens a grandes mestres do cinema
DIA 8 – SEXTA – ESTAÇÃO NET RIO SALA 2
21H – “CURTAS EM PRÉ – ESTRÉIAS” – Exibição de dez curtas inéditos da Cavideo (sessão dupla)
Homenagens para os cineastas: WALTER LIMA JR e HSU CHIEN
DIA 9 – SÁBADO – ESTAÇÃO NET RIO SALA 2
21H – ” SOFÁ” e “O PREFEITO” (Sessão Dupla) de Bruno Safadi
DIA 10 – DOMINGO – ESTAÇÃO NET RIO SALA 2
21H – ” QUANDO A COISA VIRA OUTRA” de Marcio de Andrade e Anna Karina de Carvalho
Homenagem a VLADIMIR CARVALHO
DIA 11 – SEGUNDA – ESTAÇÃO NET RIO SALA 2
19H – “O MUNDO DOS MORTOS” de Pedro Tavares
Homenagem para MARCELO IKEDA (com + 2 curtas)
21H – “NADA HÁ” de Stefania Fernandes
DIA 12 – TERÇA – ESTAÇÃO NET RIO SALA 2
21H – “CORDÃO DE OURO” de Antonio Carlos da Fontoura + curta “NESTOR CAPOEIRA”
Homenagem a ANTONIO CARLOS DA FONTOURA
DIA 13 – QUARTA – ESTAÇÃO NET RIO SALA 2
21H – “SEU CAVALCANTI” de Leonardo Lacca
Homenagem ao professor JOÃO LUIZ VIEIRA