Mostra Um Curta Por Dia 2025 - Maio

Tudo Sobre a 15ª edição do Festival CineFoot 2025

15 Cinefoot 2025

Tudo Sobre a 15ª edição do Festival CineFoot 2025

Pioneiro na América Latina, o CineFoot tem programação de filmes no Rio de Janeiro e São Paulo, com encontro sobre a preservação do audiovisual no futebol

Por Clarissa Kuschnir

O esporte mais popular do Brasil, o Futebol, retorna em 2025 ao audiovisual entre os dias 09 e 16 de maio com a 15ª edição do CineFoot – Festival de Cinema de Futebol. Serão 70 filmes em oito dias no Rio de Janeiro, no Estação Net Botafogo, Estação Net Rio, CCJF-Centro Cultural Justiça Federal e Ponto Cine; já em São Paulo, será de 10 a 13 de maio, no Museu do Futebol.

Este ano, os boleiros de plantão terão a oportunidade de assistir aos 26 filmes que fazem parte da mostra competitiva (curtas e longas-metragens), sendo 15 brasileiros e 11 internacionais – com representantes de França, Itália, Reino Unido, Grécia, Austrália, Chile, Argentina, Malásia e Arábia Saudita, além de uma coprodução Espanha/Panamá compondo um mosaico representativo do melhor cinema mundial de futebol da atualidade. As obras selecionadas concorrem a Taça CineFoot de Melhor Filme em cada categoria, eleita exclusivamente pelo voto popular.

“Chegamos aos 15 anos homenageando o passado e entusiasmados com o futuro. Vamos entrar em campo mais uma vez para proporcionar um momento mágico para os amantes do cinema de futebol, fazendo pulsar intensamente as arquibancadas dos cinemas. Um filme de futebol não se assiste, se sente. No CineFoot, praticamos o futebol arte”, orgulha-se Antonio Leal, criador do festival.

Confira também:

o Guia programação completa no Rio de Janeiro do Cinefoot 2025

O Guia Programação completa em São Paulo do Cinefoot 2025

O evento deste ano terá obras dedicadas a personalidades marcantes dos quatro grandes clubes do Rio. Uma delas é o longa “Alma e Corpo de Uma Raça”, de Milton Rodrigues, feito pela Cinédia (e aqui uma Homenagem Cinédia Estúdios Cinematográficos 95 anos) em parceria com o Flamengo, em 1938.  Minuciosamente restaurado em 4K, o filme faz sua estreia com nova cópia no CineFoot reunindo imagens de craques como Leônidas da Silva e Valido, além do Fla x Flu jogado especialmente nas Laranjeiras para as filmagens. Já o Botafogo ganhará uma noite especial – não por acaso no dia 13… A conquista inédita da Libertadores é a campeã de bilheteria entre os alvinegros e sete obras sobre o feito da Estrela Solitária na Argentina ganharão destaque.

O Fluminense, por sua vez, estará representado por “Herança de Chico”, sobre o torcedor Chico Guanabara, e um curta do Museu da Pelada sobre Búfalo Gil – que servirá também como tributo aos 50 anos da Máquina Tricolor. Já o Vasco se encontrará nas telas pela história de Almir Pernambuquinho, gênio indomável dos gramados.

Tesouro maior do futebol raiz, a geral do Maracanã, extinta há 20 anos, ganhará duas exibições especiais: “Geral” (curta de Anna Azevedo, de 2010) e “Geraldinos” (longa de Pedro Asbeg e Renato Martins, de 2015), que retratam o antigo ambiente folclórico do estádio mais charmoso do mundo.

O festival encerra a programação no dia 16, no Estação Net Rio com os curtas: Canal 100 Brasil 2X2 Rússia”; de Carlos Niemeyer; e “Redação AM” (Vídeo-narrações / Voto do público ao vivo). Inclusive, o primeiro título faz parte da preservação pela Cinemateca Brasileira dos títulos do Canal 100, que passavam nos cinemas antes das exibições dos longas, entre o final dos anos 50 e anos 80. Será exibido também o longa-metragem alemão “Mulheres Não Podem Jogar (Girls Cant Kick It)”, de Torsten Körner.

Além das mostras, o festival CineFoot – Festival de Cinema de Futebol trará em sua programação uma masterclass Por Dentro do Esquema Tático com o tema “90 Minutos Mais Acréscimos  Batendo Bola Sobre a Preservação Audiovisual no Futebol” tendo como convidados: Hernani Heffner (Gerente da Cinemateca do MAM-Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro); Davi Ribeiro e Diogo Rembold (Equipe do LUPA-UFF Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual) que  falarão sobre um dos temas essenciais no campo da memória cinematográfica, identidade e cultura audiovisual brasileira: a preservação, proteção, guarda e restauração dos filmes de futebol. O encontro acontecerá às 9h da manhã, no dia 13 de maio na Unifacha – Faculdades Integradas Hélio Alonso, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

E para quem não tiver oportunidade de acompanhar a programação, o festival terá uma mostra online que ficará no Canal do Youtube do festival YOUTUBE.COM/CINEFOOT entre os dias 17 a 25 de maio.

A Sessão de Abertura será no Rio de Janeiro, dia 09/05, no Estação Net Botafogo, com a exibição do longa-metragem islandês “Jogo em Casa (The Home Game)”, de Smari Gunn e Logi Sigur Sigursveinsson, junto dos curtas Canal 100 Brasil 2X2 Rússia”, de Carlos Niemeyer; e o alemão “Partida Internacional”, de Nadine Schrader e Sven Schrader. Um dos destaques imperdíveis é o longa “Onze Futuros: Berlinale Encontra o Futebol (Elf Mal Morgen: Berlinale Meets Fußball)”, de Maximilian Bungarten, Anna-Maria Dutoit, Kilian Armando Friedrich, Indira Geisel, Eva Gemmer, Hannah Jandl, Justina Jürgensen, Hilarija Ločmele, Daniela Magnani Hüller, Sophie Mühe e Marie Zrenner, que foi exibido no Festival de Berlim do ano passado.

Apoie o Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta