Karim Aïnouz fala sobre “Abismo Prateado”
Conversamos com o diretor de “Madame Satã” no Festival do Rio 2011 sobre seu mais recente filme
Por Fabricio Duque
Conversamos com o diretor Karim Aïnouz, de “Madame Satã” no Festival do Rio 2011 sobre seu mais recente filme “Abismo Prateado” com Alessandra Negrini! Assista ao vídeo exclusivo!
“Um filme para ser visto ao pé do ouvido”, diz o cultuado diretor Karim Aïnouz (de “Madame Satã”, “O Céu de Sueli”, “Viajo porque preciso, Volto porque te amo”), baseando seu novo filme “O Abismo Prateado” na canção “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque. O filme possui, explicitamente, a assinatura de Karim, corroborando as típicas características da forma como faz cinema. É um diretor que experimenta, que inventa técnicas cinematográficas, como foi o caso de “Madame Satã”, quando “riscou” o único negativo, porque ele desejava uma sensação visual diferenciada.
Na opinião deste site, Karim Aïnouz é um dos cineastas favoritos. Ele busca a naturalidade dos diálogos e ações, aprofundando o cotidiano com poesia realista, sóbria e sem clichês. Os seus personagens vivem angústias, decepções, reviravoltas, mas não deixam de lado a esperança, sentimento este que os impulsiona a fim de que possam consertar e ou acostumar com os acasos e os imprevistos. Quando tudo parece estar bem, o cansaço e a necessidade da mudança torna-se inevitável.
Leia a crítica AQUI!