Iecine abre inscrições para a Oficina Cinema Negro em Ação
Atividade gratuita e online acontece de 1º a 12 de agosto via Zoom
Por Redação (baseada no release)
A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abriu as inscrições para a primeira turma da oficina Cinema Negro em Ação, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, de 1º a 12 de agosto, das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira. A atividade será ministrada pela cineasta e jornalista Camila de Moraes. A gaúcha realizou o filme “O Caso do Homem Errado”, segundo filme feito por uma mulher negra exibido em salas comerciais.
A oficina visa identificar os profissionais negros brasileiros que atuaram e atuam no audiovisual, passando por diversas áreas da cadeia cinematográfica. O curso também pretende incentivar a formação de mais pessoas negras atuantes nesse setor. Para se matricular e também mais informações a respeito das inscrições, clique aqui, via formulário da Google. Nenhuma informação a respeito de data limite para a matrícula foi informada.
“Camila de Moraes tem um papel histórico para o cinema gaúcho, primeira mulher negra a lançar um longa-metragem em circuito comercial no estado do RS. Seu trabalho à frente da curadoria do Festival Cinema Negro em Ação tem revelado diversos talentos do audiovisual brasileiro”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine. O Iecine, Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul, foi criado para desenvolver políticas públicas e incentivar, de forma sistemática, a produção, distribuição e exibição cinematográfica no estado.