Seria “Pantera Negra” uma versão narrativa de “O Rei Leão”?
Por Fabricio Duque
Seria “Pantera Negra” uma versão Marvel de “O Rei Leão” com pitadas de “Game of Thrones? Talvez esta seja uma pergunta descabida. Talvez. Mas se nos aprofundamos nos detalhes, perceberemos mais semelhanças que diferenças. Tanto o desenho animado da Disney quanto o seriado da HBO estão na décima nona sequência dos filmes de super-heróis, criada por Stan Lee. As três obras mencionadas abordam a guerra pelo poder, muito mais que o quesito família. A preocupação é com o povo, integrantes sociais.
Aqui, a atenção maior é descobrir se a estrutura narrativa de “Pantera Negra”, dirigido por Ryan Coogler e indicado ao Oscar 2019 de Melhor Filme, foi baseada nas aventuras dramáticas da animação “O Rei Leão” (1994), de Rob Minkoff e Roger Allers, e que, em 19 de julho de 2019, ganha a estreia em versão live action por Jon Favreau. E que traz Chiwetel Ejiofor como Scar (o irmão ambicioso e assassino).
Vamos por partes! É dito em “O Rei Leão” que “o tempo de um reinado se levanta e se põe com o sol”, frase parecida em “Pantera Negra” sobre o “por do sol ser bonito em Wakanda”. Musafa e o filho Simba contemplam o sol. T’Challa e Erik Killmonger também. Nos dois, a árvore simboliza o contato com os ancestrais e as músicas africanas (com suas danças de transe divino) dão o tom de representatividade dos costumes típicos de um “Rei que tem que fazer muito mais que sua vontade e entender o delicado equilíbrio”, dito em “O Rei Leão”, reverberando em “Pantera Negra” no discurso diplomático de proteção ao próprio povo. A pantera negra é outro símbolo animalesco de força, inteligência, agilidade e perspicácia, trazida do universo da fauna selvagem.
Se em “O Rei Leão”, Musafa (paralelo com o Rei T’Chaka) é morto pelo irmão Scar (paralelo N’Jobu), em “Pantera Negra”, a história é invertida, aludindo a de “O Rei Leão 2 – O Reino de Simba”, de Darrell Rooney e Rob LaDuca, pela vingança dos descendentes de Scar vingar os pais no Simba. Sim, todos estão ligados no “ciclo da vida”. Independentes de animais humanizados, Vikings em guerra e ou super-heróis que pretendem salvar o mundo, tudo é exatamente o mesmo. Mesma história com diferentes direcionamentos. Mesmas bebidas de ervas curandeiras. Mesmas questões existenciais. Mesma luta pelo poder e para Todos os reis são diferentes e “têm medo”. Só faltou “Hakuna Matata” em “Pantera Negra”, porque “Circle of Live” teve em similares proporções.
Sinopse de “Pantera Negra”. Após a morte do rei T’Chaka (John Kani), o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong’o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.
Sinopse de “O Rei Leão”. inspirado em partes da obra Hamlet, de William Shakespeare. Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair) apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.
Sinopse de “O Rei Leão 2”. Kiara (Neve Campbell) é a filhote de Simba (Matthew Broderick) e Nala (Moira Kelly). A pequena leoa tem um espírito livre e aventureiro. Um dia, ela resolve passear para além dos limites do território de seu pai e encontra os descendentes do maléfico Scar. Um dos descendentes do algoz de Mufasa (James Earl Jones) é Kovu (Jason Marsden), que se torna um grande amigo de Kiara. Entretanto, o amor entre os dois leõezinhos irá reacender uma rivalidade histórica.