Discurso Apologético

Por Chris Raphael


Judô é uma arte marcial centenária, fundado em 1882 por Jigoro Kano, sendo o significado da palavra “caminho suave”. Seus objetivos são, principalmente, fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. É um dos esporte grandemente praticado e sua técnica basicamente utiliza o equilíbrio e a força do oponente contra ele próprio.

Baseado neste tema e em seus desdobramentos, o curta-metragem intitulado “Sensei Mehdi” mostra-se um discurso apologético ao mestre Georges Mehdi que ensina judô em sua academia em Ipanema há mais de 5 décadas. O documentário retrata os depoimentos emocionados dos alunos, as declarações devotada e aprofundadas em percepções por diversos ângulos.. Em suas palavras, vão adjetivando que o amado sensei é possuidor de uma técnica fabulosa, de uma genialidade fantástica, além de ser um atleta espetacular, tanto que consagrou-se vitorioso em vários torneios que participou.

Em segundo plano, apresenta um acervo de imagens que são parte do treinamento com passos ritmados em um compasso que lembra uma dança, evidenciando a elegância, a graciosidade e a leveza aparentemente banal, a qual o espectador não está acostumados a ver em torneios esportivos.

Com roteiro e direção de Cavi Borges, esta película de 2017 é direcionada ao público em geral e não somente aos fãs do esporte. Apostando na apresentação um pouco mais aprofundada sobre a vida e a personalidade do Sensei Mehdi, como um elogioso vislumbre. Ao mesmo tempo, demonstra mais detalhadamente o que é um treinador e um treinamento, fazendo nascer uma relação pessoal entre o espectador e o judô, o esporte de combate em questão. São evidências visuais que apoiarão conteúdo presente na narrativa que engloba deposições que corroboram a experiência de viver a vida junto com a prática do esporte e imagens de uma Ipanema nostálgica ajudando a contextualizar o tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados