poster-archcine


O 1º Archcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura vai de 23 a 27 de novembro, no Rio de Janeiro, com filmes, homenagens e atividades voltadas para a difusão da arquitetura e do urbanismo através do cinema. Conheça filmes que convidam à reflexão social e arquitetônica no ambiente urbano, contribuindo e ampliando o debate em torno da cinematografia de arquitetura.

As sessões são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro).



Programação Completa:

 

SESSÃO DE ABERTURA – IAB-RJ

Terça, 22/11, 20h

Presença mediante confirmação através do email reservasarchcine@gmail.com
Local: Instituto de Arquitetos do Brasil / IAB-RJ – Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo

PARALER
Dir. Andre Fratti Costa (Doc, 15 min, cor, HD, Brasil, 2016) LIVRE
O documentário acompanha o processo de criação e construção da intervenção urbana permanente da artista visual Regina Silveira, na Biblioteca pública Mario de Andrade, em São Paulo.

BARBICANIA
Dir. Ila Bêka, Louise Lemoine (Doc, 90 min, cor, HD, ITÁLIA, 2014) 12 ANOS
Ila Bêka e Louise Lemoine – reconhecidos internacionalmente pelo registro da arquitetura – fincam bases durante um mês no coração de um dos mais importantes centros de arte europeus e uma das construções mais representativas da arquitetura brutalista, a Galeria de Arte do Barbican Centre.


23 a 27 de Novembro (*Não haverá sessão no dia 26, sábado)
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF

23/11 . Quarta – 17h

ENTRE CÉUS
Dir. Alice Jardim (Fic, 12 min, cor, HD, BRASIL, 2014) LIVRE
A ambição de estender ao máximo a capacidade de observar acompanha a Idade do Ouro dos holandeses. O que ocorre quando olham outras terras e outro mar, vastíssimos, ao oposto da terra natal?

ESPAÇO MODULAR (Espacio Modular)
Dir. Juan Bautista Cofre, Nicole Ampuero (Doc, 29 min, cor, HD, CHILE, 2013) LIVRE
Valparaíso, reconhecida como Património Mundial da Humanidade, é o mais importante centro turístico urbano do Chile, devido à sua arquitetura e identidade únicas. Com o passar dos anos, a lógica da especulação imobiliária foi imposta.

POESIA PRECISA – A ARQUITETURA DE LINA BO BARDI (Precise Poetry – Lina Bo Bardi’s Architecture)
Dir. Belinda Rukschcio (Doc, 55 min, cor, HD, ITÁLIA, 2013) LIVRE
Um filme sobre a fantástica arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que criou poesia através da precisão arquitetônica. Contada em uma série de entrevistas, colegas e amigos demonstram as restrições sociopolíticas e os eventos pessoais que levariam à atemporalidade de seu trabalho.

ENTRE IMAGENS – INTERVALOS
Dir. André Fratti Costa, Reinaldo Cardenuto (Doc, 22 min, cor/PB, HD, BRASIL, 2016) 16 ANOS
A vida de um artista em intervalos. A história de um país entre imagens. Percorrendo obras e rastros de Antonio Benetazzo pela cidade de São Paulo e Caraguatatuba, o filme faz uma reflexão sobre os espaços na vida do artista, morto precocemente por agentes do regime militar.

CRÔNICA DA DEMOLIÇÃO
Dir. Eduardo Ades (Doc, 90 min, cor, HD, BRASIL, 2015) LIVRE
No Centro do Rio de Janeiro, uma praça vazia com um chafariz seco e um estacionamento subterrâneo. Há quarenta anos ali ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro.

24/11 . Quinta – 17h

BRASÍLIA (Brasilia)
Dir. Benjamin Dickinson (Fic, 7 min, cor, HD, EUA, 2014) LIVRE
Uma ficção científica apresentada por anfitriões anônimos leva os espectadores em um tour pela capital do Brasil. Os anfitriões desta terra do futuro exaltam conselhos sobre a cultura, práticas e hábitos deste moderno povo brasileiro.

SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, A FORMAÇÃO DE UMA CIDADE
Dir. Juliana de Carvalho (Doc, 93 min, cor, HD, BRASIL, 2015) LIVRE
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada em 1565 entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, capital do Brasil por 196 anos. Este filme conta a história da formação dessa cidade, perseguindo seus vestígios arquitetônicos e reformas urbanas que a forjaram o povo que nela vive.

24/11 . Quinta – 19h

SESSÃO FILMESSAY
Fruto de uma parceria internacional entre o ARCHcine e o FilmEssay, a curadoria “Experimental Video Architecture” (E.V.A.) promove vídeos experimentais de arquitetura com a meta de estimular um pensamento sobre o processo global de urbanização.
Curadoria: Steve Bisson – Urbanista, fundador do Filmessay e do jornal de fotografia Urbanautica

Survey – Dir. Joe Hamilton (Exp, 02 min, Tasmânia, 2012) LIVRE
Uprooted – Dir. Isabelle Hayeur (Exp, 12 min, Canadá, 2012) LIVRE
Apodemy – Dir. Katerina Athenasopoulou (Exp, 06 min, Grécia, 2012) LIVRE
Simulacra – Dir. Theo Tagholm (Exp, 04 min, Inglaterra, 2015) LIVRE
Metropolis – Dir. Rob Carter (Exp, 10 min, EUA, 2013) LIVRE
Shed 48 – Dir. Brit Bunkley (Exp, 04 min, N. Zelândia, 2015) LIVRE
Exit To The Shallows – Dir. Jane Cassidy (Exp, 07 min, EUA/Irlanda, 2015) LIVRE

UMA TRAMAZUL
Dir. Andre Fratti Costa, Matias Lancetti, Tassia Quirino (Doc, 12 min, cor, HD, BRASIL, 2010) LIVRE
Regina Silveira trama um céu azul na paisagem da maior cidade da América Latina. O documentário acompanha a lenta ocupação da fachada do Museu de Arte de São Paulo (MASP) pela obra que redimensiona a leveza da arquitetura modernista de Lina Bo Bardi.

OSCAR NIEMEYER, A LUTA É LONGA
Dir. Bernardo Pinheiro Mota (Doc, 52 min, cor, HD, BRASIL, 2015) LIVRE
Produzido durante os dois últimos anos de vida de Oscar Niemeyer, o documentário aborda a trajetória, hábitos e rotina do homem após os 100 anos. Como suporte para essa imersão, a arte gráfica busca extrapolar os conceitos arquitetônicos e estruturais sob o prisma da filosofia e cosmologia, temas centrais na pesquisa artística do arquiteto em seus capítulos finais.

25/11 . Sexta – 17h

WANDENKOLK
Dir. Bruno Firmino (Doc, 18 min, cor, HD, BRASIL, 2015) LIVRE
Das silenciosas sombras às linhas que atravessam ideias e obras do arquiteto Wandenkolk Tinoco.

O PORTO DO RIO
Dir. Pedro Évora, Luciana Bezerra (Doc, 85 min, cor, HD, BRASIL, 2015) LIVRE
O documentário narra, por meio de entrevistas com moradores e técnicos, a transformação da região portuária da antiga capital do Brasil em face às obras de reestruturação urbana promovidas pelo projeto Porto Maravilha.

25/11 . Sexta – 19h

UM TÚMULO COM VISTA (A Tomb With a View)
Dir. Ryan J. Noth (Doc, 08 min, cor, HD, CANADÁ, 2014) LIVRE
Como grande parte do mundo, os centros urbanos do Brasil estão densos e sem espaço. Quando o magnata Pepé Altustut construiu a Memorial Necrópole Ecumênica, em 1983, foi originalmente pensado como uma experiência. Mas o cemitério vertical, localizado em Santos (SP), tornou-se um enorme sucesso e logo será o edifício mais alto da cidade.

VILANOVA ARTIGAS: O ARQUITETO E A LUZ
Dir. Laura Artigas, Pedro Gorski (Doc, 93 min, cor, HD, BRASIL, 2015) LIVRE
O documentário remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Por meio das lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras, a história de vida de Artigas é contada.

25/11 . Domingo – 15h

SESSÃO ARQUITETURAS – Filmes premiados no último Festival Internacional de Cinema de Arquitetura de Lisboa – Arquiteturas 2016

PENÚMBRIA
Dir. Eduardo Brito (Fic, 09 min, cor/PB, HD, PORTUGAL, 2016) LIVRE
A cidade de Penúmbria foi fundada há duzentos anos, num lugar distante, com solo árido, mar furioso e clima violento. Um dia, os seus habitantes decidiram sair, oferecendo a cidade ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.

CAIS
Dir. Marta Covita (Exp, 12 min, cor, HD, PORTUGAL, 2015) LIVRE
Filme contemplativo com situações cotidianas do Cais das Colunas, em Lisboa. Mais do que tornar clara a percepção urbanística do local, o filme capta toda a abstração do espaço.

DGLR
Dir. Antje Buchholz, Sven Flechsenhar, Maja Weyermann (Ani, 12 min, cor, HD, ALEMANHA, 2013) LIVRE
O filme de animação examina um dos edifícios mais importantes do pós-guerra, em Berlim, partindo dos desenhos originais do arquiteto Ludwig Leo. Projetado por Leo, esta obra única da arquitetura foi concluída em 1973 e serviu à corporação de Salva-Vidas alemã.

A CÚPULA (La Cupola)
Dir. Sattel Volker (Doc/Fic, 40 min, cor, HD, ALEMANHA, 2016) LIVRE
O retrato de uma casa sem paredes de suporte. Uma arrojada cúpula, um espaço aberto, no seio das bizarras formações rochosas de uma acidentada costa de granito vermelho. A casa pertenceu à atriz Monica Vitti e ao realizador Michelangelo Antonioni.

EM BREVE ESTARÁS AQUI
Dir. Fábio Petronilli (Doc, 38 min, cor, HD, HOLANDA/PORTUGAL, 2016) LIVRE
Para examinar os efeitos do alto índice de turistas em Lisboa, o filme parte do bairro da Mouraria, original bairro mouro do século XIII, que se manteve como área central, multicultural e pobre, mas que hoje é afetadas pelo turismo, com alta no preço dos imóveis sob risco de perder sua identidade.

A CASA OU MÁQUINA DE HABITAR
Dir. Catarina Romano (Exp/Ani, 12 min, cor, HD, PORTUGAL, 2016) LIVRE
Encontros entre pessoas, conversas e situações do cotidiano. Estas são as vozes ouvidas por acaso, contando suas pequenas histórias que a imagem desvenda e, neste fluxo, entramos em territórios instáveis, a casa no interior de cada um de nós.

25/11 . Domingo – 17h30

TELEFÉRICO LA PAZ (Teleférico La Paz)
Dir. Carlos Gomes (Doc, 32 min, cor, HD, PORTUGAL, 2016) LIVRE
La Paz, capital da Bolívia, funde-se com a montanha a 3.500 m de altura. O Teleférico de La Paz, conhecido como Cable Car La Paz, é o maior sistema de teleféricos do mundo. Uma fascinante obra de engenharia, entre a terra e o céu, ligando as áreas mais pobres (El Alto) e mais ricas (La Florida) da cidade.

BIKE X CARROS (Bike x Cars)
Dir. Fredrik Gertten (Doc, 90 min, cor, HD, SUÉCIA, 2015) LIVRE
A bicicleta, uma ferramenta incrível para a mudança, ativistas e cidades em todo o mundo movimentam-se em direção a um novo sistema. Mas o poder econômico irá permitir?

25/11 . Domingo – 19h

RESORT (Resort)
Dir. Martin Hruby (Doc, 26 min, cor, HD, REP. TCHECA, 2015) LIVRE
No início dos anos 60, um refúgio secreto de verão para o regime comunista foi construído às margens do reservatório de Orlík, na República Tcheca. O resort, de arquitetura ímpar, foi projetado pelos nomes mais progressistas do país, propositadamente presos e forçados a trabalhar nos projetos do Estado.

BERNARDES
Dir. Gustavo Gama Rodrigues, Paulo de Barros (Doc, 80 min, cor, HD, BRASIL, 2014) LIVRE
“Bernardes” é uma viagem no tempo realizada por Thiago Bernardes – que revisita os principais eventos, feitos e reviravoltas da brilhante e polêmica carreira profissional e familiar do avô, o arquiteto Sergio Bernardes. O filme ainda investiga seu acervo, que reúne 22.500 plantas, inúmeros croquis, textos, teses, poesias e mais de 8.000 fotografias, tudo isso mantido intacto desde sua morte, em 2002.


ATIVIDADES PARALELAS

24/11 . Quinta

Lançamento da Exposição Fotográfica “O Rio de Mauger”

Pedro Mauger é arquiteto. Em sua atuação nas obras de urbanização do Porto Maravilha, teve a oportunidade de registrar uma etapa fundamental da transformação da cidade sob um ponto de vista que poucos poderiam desfrutar. O Rio de Mauger é um trabalho de movimento, pulsação e transformação. A vivência profissional desperta um olhar que foge das vistas que consagram a cidade maravilhosa, mas encontra a maravilha nas obras do porto, símbolo de uma cidade em transformação.

20h – Hospedaria Rio (Rua Vicente de Sousa, 29 – Botafogo)
Entrada Franca

26/11 . Sábado

Oficina Arquitetura com Minecraft

O jogo Minecraft, além de ser um videogame destinado para crianças e adolescentes, também tem atraído a atenção dos interessados pelo mundo da arquitetura e do urbanismo, especialmente daqueles que valorizam a experimentação de ferramentas lúdicas na concepção do projeto arquitetônico. Transforma-se aos poucos em uma plataforma de difusão de arquitetura entre todos os interessados em um modelo de educação que aposta em novas tecnologias para a inovação. Dessa forma, o ARCHcine propõe entre suas atividades a oficina Arquitetura com Minecraft, onde jovens terão contato com o universo da arquitetura através do uso do game, explorando seus limites e suas possibilidades.

Instrutores: Pesquisadores do Laboratório de Estudos das Linguagens e Expressões da Arquitetura, do Urbanismo e do Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (LEAUD/UFJF)

14h – etnohaus (Rua das Palmeiras, 26 – Botafogo)
Entrada Franca – Sujeita à Lotação

27/11 . Domingo

Oficina ARCHbikes

A oficina ARCHbikes trata-se de um passeio de bicicleta pelo Centro do Rio de Janeiro, culminando com a exibição no Centro Cultural Justiça Federal, às 17:30. Nesta atividade, o ARCHcine propõe o debate sobre a mobilidade urbana de modo que possamos divulgar a bicicleta como um meio de transporte e estimular o pensamento crítico para que mais pessoas possam cobrar ações e tomar atitudes efetivas no meio urbano.

14h às 17h – Centro do Rio
Entrada Franca – Participação Sujeita à Lotação

Críticas Relacionadas

Crítica: Crônica da Demolição

A Construção de um Passado

Crítica: São Sebastião do Rio de Janeiro: A Formação de Uma Cidade

Um documentário didático para estrangeiro assistir e para carioca amar ainda mais seu Rio de todos os meses

Crítica: Vilanova Artigas – O Arquiteto e a Luz

Um currículo definitivo, afetuoso e imortal, que eterniza fidedignamente o “revolucionário arquitetônico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados