premio-felix

PRÊMIO FELIX

28 filmes concorrem ao prêmio
Homenagem a LEA T

+ mesa redonda com a estilista e modelo, no CCBB

 

Há três anos, o Festival do Rio decidiu extinguir uma de suas seções mais populares, a mostra Mundo Gay. Como reflexo natural das conquistas sociais e civis da comunidade LGBTQ, os filmes de temáticas relativas ao universo queer transbordaram o limite de uma única mostra e alcançavam todos os recortes do Festival do Rio.

Assim foi criado o Prêmio Felix, que segue firme em seu terceiro ano na proposta de reunir e premiar o que de mais instigante e relevante há na produção mundial com um olhar voltado à diversidade de gênero.

O júri do prêmio, composto por Katia Adler, organizadora e diretora do Festival de Cinema Brasileiro de Paris e dos Festivais de Toronto e Montreal, Milton Cunha, jornalista, carnavalesco internacional e comentarista da TV globo. e Gilson Packer (Gerente Geral do CineSESC e também coordena o Projeto Tchorfland, que retratará 20 anos da militância LGBT em São Paulo) vai eleger, entre 28 títulos espalhados por toda a programação, os melhores filmes de ficção e documentário.

Desde o ano passado, o Festival do Rio tem o prazer de homenagear um nome de destaque no universo LGBTQ brasileiro através do Prêmio Suzy Capó – Personalidade Felix do Ano. O troféu foi concebido como um tributo à memoria da programadora do Festival do Rio e idealizadora do Prê- mio Felix, que nos deixou no início do ano passado. Em sua segunda edição, o troféu será entregue à estilista e modelo Lea T, um dos nomes mais celebrados do cenário LGBTQ brasileiro em 2016, por sua imensurável contribuição à luta pela visibilidade trans.

Sexta, dia 14/10, às 18h, o Festival convida o público para participar do PRÊMIO FELIX – CONVERSA COM LEA T – Mesa redonda com a presença da modelo e estilista Lea T, do carnavalesco Milton Cunha e da ativista e atriz Dandara Vital. Moderação de Gilberto Scofield, sexta, 14/10, às 18h, no CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BIBLIOTECA (5o ANDAR).

FILMES QUE CONCORREM AO PRÊMIO FELIX 2016

PREMIERE BRASIL
Demônia – Melodrama em 3 atos
Divinas divas
Entre os homens de bem
Fala comigo
Intolerância.doc
Janaína Overdrive
Love Snaps
Waiting for B.
Xale

PANORAMA
É apenas o fim do mundo
A mulher que se foi
Na vertical
Noites sem fim
Quand on a 17 ans

EXPECTATIVA
O monstro no armário
Spa Night
Tomcat
As vidas de Thérèse

PREMIERE LATINA
Estranha
A região selvagem

MIDNIGHT
Os garotos nas árvores
Raw

MIDNIGHT DOCS
Helmut Berger, ator
Kiki
Strike a Pose

ITINERÁRIOS ÚNICOS
JT Leroy – A história de um autor
Mapplethorpe: Look at the Pictures
Maya Angelou, e ainda resisto

Festival do Rio 2016
De 06 a 16 de outubro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados