abralic-uerj

A Abralic

A Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC é uma associação civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, que congrega professores universitários, pesquisadores e estudiosos de Literatura Comparada em âmbito nacional.

Os objetivos fundamentais de nossa entidade são os de fomentar os estudos comparatistas nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras por meio da promoção de seminários, simpósios e cursos destinados ao público acadêmico.

Desde sua fundação, a ABRALIC mantém publicações especializadas em Literatura Comparada e realiza a divulgação de obras científicas e literárias dessa área de interesse, assim como estimula o intercâmbio cultural com outras entidades congêneres nacionais e de âmbito internacional. 

O XV Encontro ocorre num momento especial para a ABRALIC: em 2016, a Associação completa 30 anos. Por isso, apesar das dificuldades que enfrentamos, trabalhamos muito para oferecer uma programação à altura da ocasião. De igual modo, destacamos os 62 simpósios, instigantes e inovadores, que se desenvolverão durante o congresso. Reiteramos nosso compromisso: além da publicação dos trabalhos nos Anais, todo simpósio que retornar em 2017 terá um livro digital preparado pela ABRALIC.

Além disso, para o XV Encontro Internacional (31 de julho, 1-4 de agosto de 2017), estamos preparando um livro para os associados e as associadas, no qual resgataremos a história da Associação e dos congressos realizados nessas três décadas. A decisão de criar a ABRALIC foi tomada durante o XI Congresso da “International Comparative Literature Association” (ICLA), realizado em 1985, em Paris. No ano seguinte, no âmbito do “Seminário Latino-Americano de Literatura Comparada”, em Porto Alegre, a ABRALIC foi fundada. O I Congresso da ABRALIC foi organizado na Universidade Federal de Rio de Grande do Sul, de 1 a 4 de junho de 1988, sob a presidência de Tânia Franco Carvalhal. O primeiro Encontro privilegiou discussões acerca de conceitos-chave para a disciplina: “Intertextualidade e interdisciplinaridade”.

Ora, com este livro, desejamos tanto sistematizar a trajetória da ABRALIC quanto mapear os caminhos da disciplina Literatura Comparada no Brasil. Exercitar a memória coletiva é um gesto de história intelectual indispensável a fim de afirmar a importância do conhecimento produzido no âmbito da Universidade Pública.

Tal propósito estimulou a criação dos “Prêmios ABRALIC”, cujo objetivo relaciona-se precisamente com a necessidade de fortalecer a comunidade dos estudos literários.

Os Encontros de 2016 e de 2017 pretendem propor reflexões acerca do papel e da posição dos estudos literários na contemporaneidade, articulando formas novas de teorizar e, sobretudo, questionar a própria disciplina Literatura Comparada.

 

O Encontro com o Escritor, agora Cineasta, João Paulo Cuenca

joao-paulo-cuenca

 

Amanhã, terça-feira, dia 20/09, às 19h, na UERJ, será exibido o Filme “A Morte de J.P. Cuenca”, com debate do “morto mas vivo” escritor João Paulo Cuenca, que conversará sobre relações da literatura com o cinema.

a morte de j.p. cuenca
Leia a crítica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados