Crítica: In Natura

Por Fabricio Duque “In Natura” é aquele típico filme que um crítico não consegue esperar para traçar linhas analíticas. Talvez em um primeiro momento, o filme possa soar uma obra vazia sobre o nada. Não é. Pelo contrário, é a…

Crítica: O Cidadão do Ano

Por Fabricio Duque O longa-metragem norueguês “O Cidadão do Ano”, título brasileiro do original Kraftidioten (que pode ser traduzido literalmente como “Poder Idiota”), foi exibido no Festival de Cannes 2014 na Mostra Competitiva Oficial, apresentando narrativa ‘thriller’ “em ordem de…

Crítica: Mais Forte Que Bombas…

Por Fabricio Duque Direto do Festival de Cannes 2015 Realizada inicialmente em 18/05/2015 e  complementada em 06/04/2016 “Mais Forte Que Bombas – Louder Than Bombs”, novo filme de Joachim Trier (de “Oslo, 31de Agosto“), comporta-se como uma “colagem” referencial da…

Crítica: Blind

Por Fabricio Duque  “Blind” representa a estreia em um longa-metragem diretor norueguês Eskil Vogt (que roteirizou “Oslo, 31 de Outubro”, “Começar de Novo”). Neste, ele também escreve a história. A narrativa segue o existencialismo, personificando o interno no mundo exterior,…

Crítica: Happy Happy

Por Fabricio Duque “Happy Happy”, ou na tradução “Insanamente Feliz” é a estreia na direção da norueguesa Anne Sewitsky (de “Jørgen + Anne = sant”), que busca “abrigo” na característica de realidade do cinema dinamarquês, mas não tão radical. Aqui,…

Crítica: Mil Vezes Boa Noite

“Eu levei a minha própria história, foi muito pessoal, todo o filme é contar uma história que é quase autobiográfica. É quase meu diário. É por isso que eu precisava mostrar o filme para a minha filha antes de fechar…

Crítica: 1001 Gramas

Por Philippe Torres A escolha da Noruega para representa-la na premiação de melhor filmes estrangeiro, 1001 Gramas, traz a história de Marie, uma cientista que fiscaliza as mais diversas formas de medição conhecidas. O instituto para o qual trabalha tem…

Crítica: Kon-Tiki

A Aventura Antropológica de Um Tiki Norueguês Por Fabricio Duque “Kon-Tiki” é a escolha da Noruega para concorrer a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar deste ano. Apresenta-se como a versão ficcional da aventura verídica do antropólogo norueguês Thor,…

Crítica: Oslo, 31 de Agosto

Um dia a Menos na Carreira de  Um Ator Sem Carisma Por Fabricio Duque “Oslo 31 de Agosto” tem sotaque norueguês e tema depressivo-existencialista, abordando o universo da reabilitação das drogas. O diretor Joachim Trier – de Reprise (2006), premiado…

Crítica: Em Casa Para o…

Ficha Técnica Direção: Bent Hamer Roteiro: Bent Hamer Elenco: Nina Andresen Borud, Trond Fausa Aurvaag, Arianit Berisha, Joachim Calmeyer, Levi Henriksen, Cecile Mosli, Patrick Mölleken, Igor Necemer, Tomas Norström, Kai Remlow Fotografia: John Christian Rosenlund Música: John Erik Kaada Direção…

Crítica: Águas Turvas

Ficha Técnica Direção: Erik Poppe Roteiro: Harald Rosenløw Eeg Elenco: Pål Sverre Valheim Hagen, Ellen Dorrit Petersen, Trine Dyrholm, Trond Espen Seim Fotografia: John Christian Rosenlund Montagem: Einar Egeland Música: Johan Söderqvist País: Noruega Ano: 2008 Por Fabricio Duque O…