Oitavo ano do festival internacional de cinema LGBTQI+ de ficção, documentário, animação e experimental do Rio de Janeiro

Por Release Oficial


O festival internacional de cinema LGBTQI+ do Rio de Janeiro abre com o “Chega de Fiu Fiu”, filme urgente de combate a violência de gênero e assédio sexual. Na sessão #aCriançaLGBTexiste estreia do filme produzido por Pedro Almodóvar e o debate com o grupo nacional Mães pela Diversidade. O diretor Antony Hickling (França) estará no Rio de Janeiro para apresentar seus dois filmes. A sessão curtas Cariocas, mostra Sombria com curtas de terror, mostra Div.A – Diversidade em Animação, mesas de debates, oficina, estreias de filmes brasileiros e internacionais, e a performance de Le Circo de la Drag completam a programação 2018.

O Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema é o festival internacional de filmes LGBTQI+, de ficção, documentário, animação e experimental, em longa e curta metragens, brasileiros e internacionais. O festival acontecerá de 5 a 11 de julho de 2018 no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, CineStar Special Laura Alvim, Cine Arte UFF, Cinemaison Rio, Estação NET Botafogo e Instituto Cervantes do Rio de Janeiro. O filme Chega de Fiu Fiu, de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, abre o festival no dia 5 de julho às 20:00 no Instituto Cervantes, como um grito de liberdade e respeito, contra o assédio sexual. O documentário brasileiro narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. Este ano a programação está repleta de estreias de filmes internacionais e brasileiros com destaque para: Competição de curtas Cariocas e a estreia do curta belga “Calamity”, dia 6 de julho às 19:30 no Cine Odeon. Dobradinha de Antony Hickling: “Where Horses Go To Die” + “Frig”, sessão dupla com a presença do diretor francês no festival. Sessão #ACriançaLGBTExiste, que tem 6 curtas, entre eles a estreia do Princela de Hielo, filme produzido por Pedro Almodóvar, e mesa de debate com o grupo nacional Mães Pela Diversidade e convidados, no domingo, dia 8 de julho, às 19h30 no Cine Odeon. Sombria, a mostra competitiva de curtas mais procurada pelos amantes de filmes de terror, horror e suspense LGBTQI+. Estreia do documentário argentino Mocha, sobre a primeira escola de ensino médio do mundo pensada para pessoas trans, não exclusivo, e mesa de debate com realizadores do filme e convidadas da Casa Nem, no sábado dia 7 de julho às 18h30, no Instituto Cervantes. E também lá, no dia 10 de julho às 18h30 tem a oficina A Representatividade LGBT na Literatura e Artes em Geral com Felipe Cabral, os dois eventos têm entrada franca. No Estação NET Botafogo estreia o filme holandês “Genderbende” (Flúido), a história sobre cinco jovens que não se sentem nem homens nem mulheres, mas se posicionam em algum lugar entre, celebrando o indivíduo livre. Já a concorrida Competição de Curtas e o Div.A – Diversidade em Animação, acontecem no novo espaço para o festival, CineStar Special Laura Alvim. Diversos filmes indianos estão na programação, com destaque para “Evening Shadows”, uma história universal sobre um vínculo entre mãe e filho e sua força emocional para resistir as tendências do tempo e as duras realidades. O festival também é conhecido pelas comédias românticas, então não perca o filme “You Should Meet My Son 2!” (Você deve conhecer o meu filho! 2). E no último dia do festival 2018, estreia o filme “Alaska is a Drag” (Alaska é o Lacre), numa sessão super especial com a performance de abertura do Le Circo de La Drag.

Os filmes, debates, oficina e performances selecionados para este oitavo ano do festival, caminham a favor da liberdade, inclusão social, visibilidade e do respeito entre as pessoas. Ser o que você é, é certo! A criança LGBT existe! Chega de violência, dor, trauma e injustiça – Chega de fiu fiu!


Programação Completa

http://www.riofgc.com/PROGRAMACAO2018.html

Baixe AQUI o pdf!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados