Uma Homenagem à Cinefilia

Por Fabricio Duque

Durante o Festival de Berlim 2017


Crítica Work-in-Progress. “Barrage”, de Laura Schroeder (de “Schatzritter”), filme participante da mostra Forum, inevitavelmente chama a atenção pela presença de Isabelle Huppert, uma das atrizes queridinhas do momento (por finalmente ter tido seu talento reconhecido por “Elle”, de Paul Verhoeven no Globo de Ouro 2017 – vencendo a categoria de Melhor Atriz – e estar indicada ao Oscar deste ano). Sua narrativa de câmera próxima que acompanha as personagens assemelha-se a da dos Irmãos Dardenne (Luc e Jean-Pierre), mas não fica só ai. É um exemplar de homenagem à cinematografia cinefilia francesa complementado com inserções moderninhas à moda de Mia Hansen-Løve (em “O Que Está Por Vir”, que também tem Isabelle – atriz esta que não dispensa nenhum papel – praticamente uma Meryl Streep). Mas também não é só por isso: e sim, por ter transmutado à atriz Lolita Chammah uma personificação alter ego Huppertiniana. Entre a cidade que oprime e o bucolismo do campo que salva e seca feridas, uma mãe e filha acertam as contas com o passado. Imperdível.


Festival de Berlim 2017: “Barrage”


Depois de dez anos vivendo na Suíça, Catherine retorna a Luxemburgo. Durante esse período, sua mãe Elisabeth foi responsável pela criação de sua filha Alba. De volta para casa, Catherine entende que os papéis de cada uma dentro da família já foram desenhados, mas sente que precisa lutar para ser a mãe de sua filha. Em uma viagem espontânea para a casa de veraneio da família, Catherine e Alba irão deixar à mostra as suas feridas, entre momentos de carinho e distanciamento em que às vezes parecem duas irmãs muito diferentes.


Laura Schroeder, nascida em 1980, em Luxemburgo, estudou cinema na Universidade de Paris 1 – Sorbonne e é pós-graduada em direção pela Escola Nacional de Cinema e Televisão de Londres. Dirigiu os curtas-metragens Senteurs (2008) e Double Saut (2010) e estreou em longas com a aventura adolescente Schatzritter (2012).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados