O Cineclube Clássicos integra as realizações do site Vertentes do Cinema. Os filmes, em película 35mm, serão exibidos toda primeira terça-feira de cada mês, com debate e mimos gastronômicos. E tudo de graça, para que possamos conversar e trocar informações sobre a arte cinematográfica. A temporada acontecerá de março à outubro. 
Nesta primeira edição, com foco Cinefilia França, o longa-metragem escolhido é o “O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS – PIERROT LE FOU” (leia AQUI a crítica do Vertentes do Cinema), de Jean-Luc Godard. Na mesa do debate: o produtor-cineasta Cavi Borges, o historiador-conservador Hernani Heffner, o curador da Cinemateca do MAM Ricardo Cota e o crítico de cinema Fabricio Duque.
Ferdinand Griffon (Jean-Paul Belmondo) está entediado com a sociedade parisiense. Certa noite, ele deixa a esposa em uma festa e volta sozinho para casa, onde encontra uma antiga amiga, Marianne Renoir (Anna Karina), trabalhando como babá dos seus filhos. No dia seguinte, ele aceita fugir com a bela para o Mediterrâneo, mas o casal vai ser perseguido por mafiosos.
Informações
Filme: O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS (Pierrot Le Fou, 1965, 35mm, 110 minutos)
Data: 06/09 (terça-feira)
Hora: 16:00 e 19:00 (sessão com debate)
EVENTO GRATUITO
Local: Cinemateca do MAM – RJ
Produção: Cavídeo, Cinemateca do MAM e Vertentes do Cinema
Nesta edição do dia 06/09 (da sessão das 19 horas), o Vertentes do Cinema uniu forças com o CineMAM #5, do curador Felipe Cataldo. Entrada franca. 
Evento bimestral voltado ao curta-metragem com sessões que promovem pré-estréias e exibições nos formatos 35mm e 16mm.

Dia 06/09, às 18:00 – CineMAM #5 apresenta os filmes:

1) “Pescadores da Maré” de Josinaldo Medeiros – 15′ – PRÉ-ESTRÉIA

Documentário com os pescadores da Baixa do Sapateiro no Complexo da Maré.

Sinopse: Pescadores são inventivos, criam e readaptam as técnicas de pesca para capturarem o peixe em uma Baia de Guanabara altamente disputada pela industria do petróleo e pela sujeira. Mostrando profundo conhecimento do mar baseado na experiência e no contato com a natureza, os pescadores revelam o seu cotidiano e os saberes adquiridos na base da resistência.

Produção: Cineclube Na Favela e Mate com Angu.

Exibição em HD.

2) “Quando o Tempo Cair” de Selton Mello – 15′ – 2006

Com: Jorge Loredo, João Gabriel Gracindo, Alvaro Diniz e Marcelo Vindicatto.

Sinopse: Ivan é um homem aposentado. Mauro, seu filho, perde o emprego e está em depressão. Beto, o netinho, é uma criança alheia aos problemas financeiros de sua família. Os três moram num pequeno apartamento de um humilde conjunto habitacional. Ivan resolve retornar ao mercado de trabalho, mas infelizmente os tempos são outros. Unidos pelo amor e divididos por pensamentos e atitudes próprios de cada geração, sua única certeza é que estarão juntos na batalha pela sobrevivência.

Seleção oficial: Festival Latino Americano de Havana, Muestra Cine Mexicano Ibero-Americano de Guadalajara, Festival de Cine de Lima, Brazilian Film Festival of Miami, Festival de Gramado, Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Mostra Goiânia Curtas, Amazonas Film Festival, Festival Curta SE, Festival Cinema e Vídeo de Cuiabá, Guarnicê Cine Vídeo, Jornada de Cinema da Bahia, Curta Santos, Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba, Fest Cine Amazônia, Mostra Curtas em Direitos Humanos, Festival de Cinema de Campo Grande e Festival de Cinema de Cascavel. Prêmio Marlim Azul de melhor ator para Jorge Loredo no Vitória Cine Vídeo.

Exibição em 35mm.

3) “Retralhos” de Adriano Lírio – 6′ – 2004

Com: Sandro Lucose, Joana Seibel, Marcelo Pio, Daniel Trindade, Jeane Lins, Tarcisio Henicke, Bruno Ferreira, Vanessa Rabello.

Sinopse: Uma voz tenta a todo custo expressar a sua crise existencial através de um filme, seja por meras situações do cotidiano, seja por devaneio, onde tudo pode se tornar uma cena de cinema.

Seleção oficial: Doc Aviv – The Tel-aviv Internacional Cine, Festival de Gramado, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Mostra o Seu Que Eu Mostro o Meu, Curta-SE – Festival de Curtas de Sergipe, Mostra Cinema Taguatinga e Cine Indaiatuba.

Exibição em 16mm.

4) “Emprego Temporário” de Leonardo Esteves – 4′ – 2007

Com: Haroldo Paulino, Sandro Mesquita, Carla de Oliveira, Olga Leal e Pedro Osório.

Sinopse: Nos anos Collor, dois cinéfilos vão ao cinema assistir a um filme brasileiro.

Seleção oficial: Curta-SE – Festival de Curtas-Metragens de Sergipe, CineSul e Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Prêmios: Festival Nacional de Curtas-Metragens do Vale do São Francisco e Festival Internacional de Curtas de São Paulo (prêmio Porta Curtas).

Exibição em 35mm.

5) “Criptorquidias Carnavalescas” de Felipe Cataldo – 22′ – 2006

Com: Felipe Cataldo, João Velho, Fabíola Trinca, Elaine Olinda, Martinus van Beck e grande elenco.

Sinopse: Acabou-se o tempo da fagocitose.

Exibição em DVD.

6) “Trava Contas” de Paulo F. Camacho – 16′ – 2003

Com: Paulo César Peréio, Mouhamed Harfouch, Ana Carbatti, Andréa Bacelar, André Valli, Otto Jr.,Robson Caetano e Hermeto Pascoal.

Sinopse: Na Lapa não tem lei, só honra. E bicheiro com honra manchada é piada. Num acerto de bandidos a chapa esquenta e o chefe do jogo do bicho local descobre que a traição do noivo de sua filha não tem perdão.

Seleção oficial: New York Brazilian Film Festival, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Mostra Rio das Ostras de Cinema e DCine – Festival de Cinema Vídeo de Curitiba. Prêmios: Melhor Montagem no Cine Canoa – Festival de Cinema de Canoa Quebrada, Roteiro premiado pelo edital de curtas da RioFilme/Canal Brasil.

Exibição em 35mm.

Após a sessão haverá um debate com os realizadores.

Classificação indicativa: 16 anos.

E atenção!!!!! Já temos a segunda edição de outubro do Cineclube Clássicos do Vertentes do Cinema, com foco Itália, tendo o filme “OS BOAS VIDAS”, de Federico Fellini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados