Por Fabricio Duque

O Vertentes do Cinema homenageia todas as mulheres que “lutam” pela independência nesta sociedade machista. Desde a transgressora Eva no “paraíso”, passando pela libertária Maria Madalena e chegando a existencialista Simone de Beauvoir e seu livro “O Segundo sexo”, uma “bíblia” à mulher moderna. E claro, a minha mãe e minha avó, mulheres que me ensinaram o respeito e a igualdade da convivência.

Inúmeras atrizes e diretoras já se eternizaram no cinema e aqui no nosso site. A seguir listamos CINCO  atrizes. Mulheres que irão representar todas as outras, que possuem o mesmo grau de importância e que vivenciam “muitas” dentro de “uma”.

JULIETTE BINOCHE. A atriz francesa, que nasceu em Paris no dia 9 de março de 1964, imprime sutileza detalhista em sua interpretação, com versatilidade,  mitigação dos gatilhos comuns dramáticos e  emoção realista. Leia as críticas: “Mil Vezes Boa Noite“; “Camille Claudel 1915“; “Cópia Fiel“; “A Vida de Outra Mulher“; “Aproximação“; “Cosmópolis“; “Godzilla.

JULIANNE MOORE. Nome artístico de Julie Anne Smith. A atriz americana nasceu em Fayeteville, no dia 3 de dezembro de 1960. Vencedora do Oscar 2015 de melhor atriz. Leia as críticas: “Para Sempre Alice“; “Mapas Para as Estrelas“; “Minhas Mães e Meu Pai“; “O Preço da Traição“; “O Direito de Amar“; “A Vida Íntima de Pippa Lee“.

LEANDRA LEAL. A atriz brasileira Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva nasceu no dia 8 de setembro de 1982. É neta do produtor cultural Américo Leal e filha da atriz Ângela Leal. Mas galgou seu próprio caminho e sucesso. Leia as críticas: “Estamos Juntos“; “O Lobo Atrás da Porta“; “Éden“; “O Uivo da Gaita“; “O Rio Nos Pertence“.

MERYL STREEP. A atriz americana Mary Louise Streep nasceu em Summit, no dia 22 de junho de 1949. Recebeu 19 indicações ao Oscar (recorde entre as categorias ligadas a atuação), vencendo três vezes. Também recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, vencendo oito. Leia as críticas: “Teatro de Guerra“, “Julie e Julia“; “Simplesmente Complicado“.

SCARLETT JOHANSSON. A atriz americana Scarlett Ingrid Johansson nasceu em Nova Iorque, no dia 22 de novembro de 1984. Ela se adapta facilmente em papéis diferentes. Nomeada inúmeras vezes aos principais prêmios cinematográficos. Leia as críticas: “Sob a Pele“; “Lucy“; “Ela“; “Hitchcock“; “Os Vingadores“; “Compramos um Zoológico“.

FIM DA PARTE UM.

PARTE DOIS: Karine Teles; Simone Spoladore; Tilda Swinton; Cate Blanchett; e Natalie Portman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados