A opinião

É uma documentário sobre direitos autorais. Remixar várias partes de músicas e ou filmes ao mesmo tempo num único lugar. “Precisa cortar em algum momento”, foi dito no filme. E assim se faz, como uma engenharia da música. Tudo é extremamente e cuidadosamente calculado. Milimétrico. É uma guerra de idéias. Dos dois lados. É um manifesto contra as grandes empresas que ‘aprisionam’ a liberdade de criação. A criatividade é reprimida, dando o lugar ao politicamente correto. O mundo está ficando sem referencial. Não há troca de informações mais, apenas o poder do controle. Até 1923 era liberado a utilização. A edição e a montagem são excelentes. Perfeitas. “Tudo vem de alguma coisa”, diz Gilberto Gil. “Novidade é misturar coisas”, disse o DJ Sany Pitbull. Primeiro estereotipa o Brasil, depois percebemos que isso é para referenciar ao excesso de condições autorais americanas. Tudo lá é ilegal. Até pensar talvez. Um manifesto de Oswald de Andrade de 1928 é lido. Tudo combina. Competente, engraçado, inventivo. Deve ter dado um trabalho danado. “Dilema moral? Depende.” Por tudo dito é obrigatório assisti-lo.

Ficha Técnica

Direção: Brett Gaylor
Roteiro: Brett Gaylor
Fotografia: Mark Ellam
Montagem: Tony Asimakopoulos
Música: Olivier Alary
País: Canadá
Ano: 2008

A Sinopse

Na era da informação, em que a distância entre produtores e usuários está sendo progressivamente abolida, as poderosas multinacionais da indústria de entretenimento americano fazem valer o seu direito nos tribunais. O fundador do Creative Commons, o crítico cultural Cory Doctorow e o ex-ministro Gilberto Gil são alguns dos entrevistados do diretor. Grande pesquisador e militante da livre circulação de conteúdos pela web, ele forma, junto com Girl Talk – artista que faz successo com músicas realizadas a partir de samples – uma poderosa frente de batalha pelo remix.

O Diretor

Nasceu em 1977, no Canadá. Documentarista, videoblogger e diretor envolvido com novas mídias, trabalha com jovens há mais de dez anos e é um dos professores fundadores da Escola de Cinema e Televisão das Ilhas do Golfo, no Canadá. É também produtor web da HomelessNation.org, projeto destinado à democratização da cultura online, e criador da comunidade de remixes OpenSourceCinema.org, onde disponibiliza o material bruto de suas filmagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados