Foto: Divulgação



A opinião

Um conto de fadas infantil, mas com a ironia, o sarcasmo e a crueldade dos adultos. A fotografia, a camera e a narrativa faz referenciar outros filmes como “Pele de Asno”, de Jacques Demy e “O Romance de Astrea e Celadon” de Eric Rohmer. A característica da diretora é transcender e chocar em algum aspecto. O da vez, mostra a visceralidade. Há uma superficialidade usual em em seus filmes. Este não poderia ser diferente. E ainda possui um detalhe importante: um conto de fadas sempre é superficial como é um teatro filmado. As atuações são dramáticas, mas isto está inserido na proposta do filme. O final apela, um pouco, o seu desfecho. Uma dica: é interessante ler o conto Barba Azul antes de assistir ao filme.

Ficha Técnica

Direção: Catherine Breillat
Roteiro: Catherine Breillat
Elenco: Dominique Thomas, Lola Creton, Daphné Baïwir, Marilou Lopes-Benites
Fotografia: Vilko Filac
Montagem: Pascale Chavance
Música: Sikinis
País: França
Ano: 2009

A Sinopse

Catherine adora assustar a sua irmã mais nova, Marie-Anne, lendo a história do Barba Azul, rei que mata as três esposas no clássico conto de Charles Perrault. Na França dos anos 50, as duas irmãs brincam no sótão de casa, e Catherine faz encenações no papel de Marie-Catherine, a quarta e última esposa, que escapa do destino trágico ao conquistar o coração do marido. Por ser um bela virgem, ela faz o nobre hesitar e sucumbir. Nesta versão, o Barba Azul é baseado em Gilles de Rais, soldado francês contemporâneo de Joana d’Arc e famoso assassino de crianças. Festival de Berlim 2009.


Foto: Divulgação



A Diretora

Nasceu em 1948, na França. Começou a carreira como atriz, trabalhando em filmes como O Último Tango em Paris (1972). Escreveu o roteiro de E La Nave Va (1983), de Federico Fellini, e Polícia (1985), de Maurice Pialat, baseado em um romance de sua autoria. Estreou na direção de cinema com Uma Adolescente de Verdade (1975). Seu último longa-metragem, A Última Amante, concorreu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2007.

Filmografia

1972 – Último Tango em Paris (atriz)
1976 – Uma Adolescente de Verdade (Roteiro e direção)
1983 – E La Nave Va (Roteirista)
1999 – Romance X (Roteiro e direção)
2001 – Para minha irmã (Roteiro e direção)
2002 – Sex is Comedy (Roteiro e direção)
2004 – Anatomia do Inferno (Roteiro e direção)
2007 – A Última Amante (Adaptação, roteiro e direção)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados