Foto: Divulgação
Durante 15 dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar mais de 300 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 40 locais, distribuídos entre cinemas e praças da cidade.
O público vai poder conferir os filmes mais esperados, descobrir raridades, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial. A atriz Jeanne Moreau – convidada de honra para o Ano da França no Brasil -, o cultuado e mais que aguardado diretor Quentin Tarantino, o premiado diretor argentino Juan José Campanella e uma das precursoras da Nouvelle Vague, a cineasta Agnes Varda já confirmaram presença.
São mais de 300 filmes divididos por 20 mostras, que vão desde os premiados e inéditos de diretores consagrados, como Abraços Partidos, de Pedro Almodovar, Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee; Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, The White Ribbon, de Michael Haneke, Bright Star, de Jane Campion, passando por apostas, como Fais-mo plaisir, de Emmanuel Mouret, Eu matei Minha Mãe, de Xavier Dolan, A Pequenina, de Tizza Covi e Rainer Frimmel, e muitas outras pérolas cinematográficas que dificilmente serão exibidas de novo no Brasil.
As já tradicionais mostras Panorama, Expectativa 2009, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Gay, Fronteiras, Dox, Geração (que comemora 10 anos!) se juntam a seções especiais deste ano: a Meio Ambiente, com 8 filmes voltados para os temas ecológicos e sociais; a O Brasil do Outro, um olhar diferente do nosso país, visto pela ótica estrangeira ou vista de fora, e Imagens da Turquia, com 6 longas da mais nova safra do cinema turco – uma cinematografia que vem se destacando nos grandes festivais do mundo.
Acompanhando as comemorações do Ano da França no Brasil, o Festival coloca em foco o cinema francês, com 4 mostras: a Homenagem a ARTE, dedicada a um dos maiores canais de televisão da França, com enorme impacto sobre a produção também de cinema; uma mostra especial dos filmes pouco vistos da atriz Isabelle Huppert; uma comemoração dos 50 anos do herói gaulês Asterix, o mais francês dos heróis e uma homenagem à atriz Jeanne Moreau, a grande dama do cinema mundial, que vem ao Rio especialmente para o Festival dentro das comemorações da França este ano.
Com o objetivo de espalhar cinema por toda a cidade, o Festival em 2009 aumenta sua extensão para novos públicos. Diversas praças e locais alternativos de exibição farão parte do circuito oficial do evento. Na programação, campeões de bilheteria dos últimos tempos.
O Festival ainda, pelo quarto ano abre espaço para os filmes realizados por celular na Pocket Films e em parceria com o CPCB, exibe o clássico A HORA DA ESTRELA, de Suzana Amaral, em cópia totalmente restaurada, com sessão de gala no Odeon Petrobras.
A Cinelândia será o ponto de encontro do público com os convidados internacionais e com o cinema nacional. As sessões de gala e popular da Première Brasil acontecem nos cinemas Odeon Petrobras e no Centro Cultural da Justiça Federal.
O Pavilhão do Festival (localizado no Galpão de Cultura e Cidadania) será a sede do RioMarket, Cine Encontro e de um novo espaço, especialmente dedicado aos jogos de cinema:
– O RioMarket 2009, – área de negócios do Festival do Rio, voltada para profissionais do audiovisual; apresenta workshops com profissionais renomados da indústria: Christopher Newman, vencedor de 3 Oscars e editor de som de filmes como O Poderoso Chefão, O Exorcista e O Paciente Inglês; Marc Norman, conceituado roteirista de Shakespeare Apaixonado; Carlos Saldanha, diretor de A Era do Gelo 2 e 3; com a produtora Lori Forte e Vanessa Morrison, Presidente da Fox Animation. As inscrições para os workshops (Roteiro; Projetos de Animação; Work Flow de um Projeto 3D; Som Direto e Capacitação em Filmes de Micrometragem) são feitas através do: www.riomarket.com.br
– O Cine Encontro é aberto ao público e tem como objetivo colocar o espectador em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.
– Novidade do Pavilhão será o espaço criado para o público conhecer e brincar com os jogos de cinema – filmes que viraram jogos e jogos que viraram filmes, ultrapassando as telas do cinema para as mais diversas telas móveis. Os jogos estarão disponíveis em diferentes plataformas e consoles: Wii, X-Box, PSP, Playstation 3, PSP e Computadores. A programação é aberta ao público das 10:00 as 17:000hs Dentre os grandes títulos teremos já confirmados, os visitantes poderão jogar: JAMES BOND 007 QUANTUM – X360 / CRONICAS DE SPIDERWICK – PC / DISNEYS HIGHSCHOOL MUSICAL – WII / BEOWULF – X360 / INDIANA JONES – PS2
Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados